TBT #192 | O Conde de Monte Cristo (2002, Kevin Reynolds)

    O Conde de Monte Cristo é uma adaptação do livro homônimo de Alexandre Dumas de 1846. Dirigido por Kevin Reynolds e estrelado por Jim Caviezel, Guy Pearce e até mesmo Henry Cavill, o filme nos leva por uma trama de traição, vingança e perseverança.

    Enquanto nos apresenta uma França recém-tomada do controle de Napoleão, que agora habita na isolada ilha de Elba, descobrimos uma trama perversa de um susposto amigo que vai até as últimas consequências para tomar de uma vez por todas o que sempre desejou.

    SINOPSE

    Fernand Mondego (Guy Pearce) não consegue mais suportar a inveja que possui de Edmond Dantes (Jim Caviezel), por este possuir uma belíssima mulher. Influente, acaba fazendo com que Dantes, um homem pobre e honesto, seja acusado de traição e assassinato, indo parar em uma prisão ilhada e isolada do mundo. Dantes, ao longo dos anos que fica preso, vai perdendo a fé em Deus, até que encontra um padre que também estava preso e tinha um plano de fuga. Ele então escapa da prisão cheio de ódio e sedento por vingança.

    ANÁLISE

    O Conde de Monte Cristo

    Com uma brilhante ambientação, somos apresentados ao século XIX sem muitas dificuldades. A forma como o filme é feito, nos permite entender qual o clima não apenas da França na época, mas também da Itália e da Inglaterra, que temiam o retorno de Napoleão Bonaparte ao poder, mas não apenas isso.

    Sendo a terceira adaptação do livro para o cinema, a obra de Kevin Reynolds vai além do clássico gênero “Capa e Espada”, mas não antes sem fazer homenagem ao gênero que ganhou um grande espaço nos anos 30.

    Com um incrível elenco, é brilhante ver o Edmond Dantes de Jim Caviezel e o odioso Fernand Montego de Guy Pearce em cena. Com poderosos arcos, o longa nos apresenta os aspectos mais humanos ligados a sentimentos primitivos, mas também a forma como lidamos com eles enquanto nos apresenta diversos aspectos e facetas da condição humana. O arco de Dantes é brilhante em tudo que se propõe e ouso dizer que essa versão de O Conde de Monte Cristo é a definida para mim.

    Enquanto pesquisava mais sobre a trama para escrever esse TBT, descobri que uma nova adaptação vem aí, ambientada no Iraque dos dias atuais… vamos ver.

    Com alguns dos duelos e diálogos mais incríveis dos anos 2000, O Conde de Monte Cristo nos apresenta uma aventura profunda que provavelmente vai fazer parte da sua lista de filmes favoritos de todos os tempos.

    VEREDITO

    O Conde de Monte Cristo é um filme poderoso acima de tudo sobre resiliência, sobre amor e sobre vingança. Em todos seus arcos muito bem definidos, testemunhamos o crescimento de nosso herói e seu ciclo principal em sua busca por vingança após ser preso injustamente.

    As aventuras e desventuras pelas quais adentramos desde os primeiros momentos do filme, te mudarão toda vez que você assistir, isso te garanto.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Confira o trailer do filme:

    O Conde de Monte Cristo está disponível no YouTube.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #266 | ‘Protegendo o Inimigo’ mostra o que o gênero de espionagem tem de melhor

    Protegendo o Inimigo de 2012 é estrelado por Ryan Reynolds e Denzel Washington. O longa conta uma história de gato e rato entre espiões e a CIA.

    CRÍTICA: ‘O Menino e a Garça’ é um desabafo sobre passado, presente e futuro

    O Menino e a Garça é dirigido por Hayao Miyazaki. O longa conta a história do jovem Mahito que precisa resgatar sua mãe em um mundo fantástico.

    CRÍTICA: ‘O Mal que nos Habita’ um álbum de death metal em formato de filme de terror

    O Mal que nos Habita é o mais novo longa de horror argentino que tomou o mundo. Repleto de body horror e sequências de terror, você se surpreenderá.

    TBT #265 | ‘Kill Bill’ é um clássico atemporal de vingança

    Kill Bill Vol. 1 é estrelado por Uma Thurman no papel da Noiva, uma heroína em busca de vingança por tudo que foi tirado dela.