Início FILMES Artigo Henry Cavill: Conheça o ator e seus 10 melhores trabalhos

Henry Cavill: Conheça o ator e seus 10 melhores trabalhos

Henry Cavill: Conheça o ator e seus 10 melhores trabalhos

Henry William Dalgliesh Cavill, ou só Henry Cavill para os fãs, é um ator britânico nascido em 5 de maio de 1983, em Jersey, nas Ilhas do Canal, Reino Unido, sendo o quarto de cinco filhos.

Sua mãe, Marianne Dalgliesh, dona de casa e ex-secretária bancária, também nasceu em Jersey, sendo de ancestralidade irlandesa, escocesa e inglesa. O pai de Henry, Colin Richard Cavill, ex-corretor de bolsa, é de origem inglesa (nascido em Chester).

Primeiros anos em Jersey

Em Jersey, ele foi educado na Escola Preparatória St. Michael’s em Saint Savior, onde começou a atuar em peças escolares. Quando Henry tinha 13 anos, estava muito ansioso para sair da ilha e ir para o internato.

“Jersey é um lugar lindo, absolutamente deslumbrante e um lugar maravilhoso para se visitar. Mas lá é muito pequeno. Você vê muito as mesmas pessoas. Quando eu tinha treze anos, estava quase pronto para sair da ilha. É por isso que estava ansioso para ir para um colégio interno. Mas assim que fui para o internato, fiquei terrivelmente com saudades de casa e estava ansioso para ir embora. Sempre terei uma base lá, porque Jersey é um lugar maravilhoso. Acho que provavelmente vou criar meus filhos lá, um dia, veremos.”

Internato em Stowe

Cavill fez intercâmbio na Inglaterra ainda criança e frequentou o Colégio Stowe, em Buckingham. O internato moldou grande parte de sua personalidade e o preparou para “a rejeição e a decepção” do mundo da atuação.

“O internato foi o mais difícil possível, mas foi uma educação maravilhosa e fantástica, que realmente me preparou para minha carreira de ator. Você tem que ter muita autodisciplina e não se rebaixar. A escola me deu aquela preparação de estar longe de casa e não ter uma base de apoio imediata.”

Enquanto estudava nesta escola, Henry Cavill conheceu, pela primeira vez, o ator Russell Crowe (que estava no local filmando o longa Prova de Vida). O filme lançado em 2000, teve uma cena gravada na escola, com alguns alunos jogando rugbi ao fundo, e entre eles estava Henry (com dezesseis anos na época) e dali foi seu “empurrão” inicial.

Em um dos intervalos das filmagens, ele se aproximou de Crowe, se apresentou e disse que estava pensando em ser ator. A resposta de Russell Crowe foi:

“A grana é boa, mas, às vezes, o tratam como um me**@.”

Cavill completou:

“Então todos os garotos que estavam próximos começaram a pedir autógrafos e eu me despedi rapidinho. Dois dias depois, recebi um pacote com doces, uma camisa da seleção australiana de Rugbi, um CD da banda dele e um pôster de O Gladiador com a frase escrita por ele: ‘Querido Henry, uma jornada de mil quilômetros começa com apenas 1 passo’.”

Foi exatamente nessa época que Henry Cavill começou a ingressar no mundo das artes atuando em diversas peças escolares, entre elas Sonhos de uma Noite de Verão, Grease e 40 Minutos.

Mal sabiam os dois, neste momento, que se encontrariam anos mais tarde, para contracenar como pai e filho em O Homem de Aço (2013).

Início de carreira

Aos dezessete anos, Henry foi descoberto por diretores de elenco que buscavam um jovem rapaz para atuar como Albert Mondego em O Conde de Monte Cristo (2002). No entanto, a sua estreia deu-se em Laguna (2001), no qual ele é o protagonista. 

Nos primeiros anos, Cavill teve pequenas participações na televisão britânica, em The Inspector Lynley Mysteries (2001), da BBC, um especial de televisão Goodbye, Mr. Chips (2002), Castelo dos Sonhos (2003) e a série de televisão Midsomer Murders (2003).

Nos anos seguintes, Henry Cavill apareceu em Hellraiser 8: O Mundo do Inferno (2005), Tristão & Isolda (2006) e Chapeuzinho no Século XXI (2006). Também teve um papel pequeno na aventura épica e fantástica em Stardust: O Mistério da Estrela (2007) junto Sienna Miller e Ben Barnes.

De olho em grandes papéis

Henry fez uma audição visando o papel principal do filme Batman Begins (2005), mas perdeu para Christian Bale. Em 2005, se atreveu a ser um grande concorrente para o papel de James Bond. Os produtores e o diretor tiveram de escolher entre ele, Daniel Craig e Sam Worthington.

Inicialmente, o papel favorecia Cavill, por ser uma versão mais jovem de Bond, mas os produtores acreditavam que ele ainda era muito inexperiente para o papel, que foi dado a Daniel Craig. Ele também fez uma audição para o papel de Clark Kent no filme Superman: O Retorno (2006)

Por não ter sido aprovado para esses papéis, na edição de dezembro de 2005 da Empire Magazine, ele foi apelidado de O homem mais azarado de Hollywood. Naquele período, a carreira cinematográfica de Henry Cavill foi frequentemente descrita como um eterno segundo. 

“Eu quase deixei a indústria em um ponto porque as coisas simplesmente não estavam acontecendo, os filmes que eu fiz não estavam sendo lançados, meus projetos não pareciam estar indo muito bem e eu não parecia receber muito reconhecimento. A coisa mais difícil foi superar a decepção dos grandes papéis que eu acabei de perder.”

Mas foi quando atuou na série de TV The Tudors, entre 2007 e 2010 como Charles Brandon, Duque de Suffolk, que sua carreira se projetou. A série foi indicada ao Globo de Ouro (2007) e ganhou um Emmy (2008).

Cinema

No cinema, ele teve uma pequena participação no filme de comédia romântica de Woody Allen, Tudo Pode Dar Certo (2009) e foi co-protagonista no longa de terror e suspense Renascido das Trevas (2009).

Depois de filmar a quarta temporada de The Tudors, Henry estrelou como o lendário herói Teseu no longa épico de Tarsem Singh, Imortais (2011). E finalmente agora Cavill está à beira da fama global.

Depois de retratar papéis não tão glamourosos em filmes como Tudo Pode Dar Certo (2009), finalmente foi anunciado em janeiro de 2011 que Henry Cavill havia sido contratado para desempenhar o papel de protagonista no próximo filme do Superman, O Homem de Aço (2013), se tornando o primeiro ator não-americano a dar vida ao super-herói, inclusive sua atuação foi aclamada pela crítica. O filme foi dirigido por Zack Snyder, produzido por Christopher Nolan, e escrito por David S. Goyner

O diretor afirmou que Henry era “a escolha perfeita para a capa e o S” e a imprensa elogiou a decisão.

Cavill afirmou:

“No mundo dos super-heróis, o Super-Homem é o personagem mais reconhecido e celebrado de todos os tempos, e sinto-me honrado por participar do seu regresso à tela grande.”

No ano seguinte ao anúncio do papel de Super-Homem, Henry Cavill contracenou ao lado de Bruce Willis e Sigourney Weaver no thriller de ação Fuga Implacável (2012), no qual interpreta um jovem americano que descobre uma conspiração na Espanha.

Vida pessoal

Henry é uma pessoa muito reservada. Mesmo no set de Imortais, onde todos são expostos a intensa vida tribal que é necessária para um elenco fazer um filme de ação, Cavill foi um pouco evasivo.

“Estou muito interessado em que minha vida privada permaneça privada. Não quero ser muito aberto e dar tudo aos repórteres.”

Stephen Dorff que interpretou Stavros no longa, disse:

“Devo dizer que ainda não conheço o cara muito bem, e é meio estranho. Normalmente sei mais sobre as pessoas depois de trabalhar com elas. Henry é muito quieto e tímido e ao mesmo tempo muito legal. Eu conheci todo mundo, mas não ele.”

Treino e dieta alimentar

A preparação física de Henry Cavill para ser o maior herói de todos os tempos, começou em 2010, na pré-filmagem de Imortais. O diretor Zack Snyder queria que a aparência do Superman fosse real.

A fim de assumir o papel com responsabilidade, o ator trabalhou com Mark Twight na Gym Jones para projetar um treino super intenso de 6 meses para ajudá-lo a ganhar massa.

Henry disse à revista Shortlist:

“Eu treinei dois meses sozinho e quatro meses treinando em LA com Mark, e isso foi doloroso. Quebrando barreiras que eu não sabia que poderia, forçando meu corpo além de seus limites normais, ganhando muita massa muscular e me fazendo parecer o Homem de Aço.”

Twight acreditou em um programa com volume e intensidade para um treinamento de vários meses. Um treino do tipo crossfit, que precisaria ser voltado para um maior ganho de massa. 

Nos treinos de Cavill estavam incluídos levantamento de pesos, agachamentos (a gente nem gosta dessa parte), box jumps, flexões, abdominais, exercícios aeróbicos e até um cronograma chamado Método Juggernaut – pasmem.

Confira como foi esse processo:

O novo Homem de Aço, admitiu ter um plano de dieta que o obrigava a ingerir pelo menos cinco mil calorias por dia. Ele consumia vários substitutos de refeição ricos em proteínas por dia para aumentar suas calorias. Isso incluía um shake pós-treino que poderia conter leite de coco, manteiga de amendoim, maltodextrina e proteína de soro de leite

O resultado foi um shape “trincado” e muito forte, digno de representar o Kryptoniano invencível!

Superman e o sucesso internacional

Em 10 de junho de 2013, O Homem de Aço teve a sua première mundial em Nova Iorque, seguida por Londres, Jersey, Madrid, Sydney, Shangai e Tóquio.

O filme tornou-se o de maior bilheteria entre todos do personagem e o segundo reboot que mais arrecadou, atrás somente de O Espetacular Homem-Aranha (2012). E mais papéis ainda estavam por vir!

Com a boa repercussão de seu trabalho no filme, Henry Cavill pôde começar a usufruir de seus sonhos de menino. Trabalhar com o que gosta, ajudar a família e usar a popularidade que a fama lhe trouxe, para apoiar causas filantrópicas especiais.

Curiosidades da mídia

Em meados de 2008, Henry tornou-se o rosto da fragrância britânica Dunhill juntamente com o título de um dos 50 homens britânicos mais bem vestidos em 2012.

Já em dezembro de 2013, a revista Glamour considerou Cavill o Homem Mais Sexy do Mundo. No mesmo ano, a revista Empire colocou-o na terceira posição na sua lista de 100 Estrelas de Cinema Mais Sexy de 2013.

Outros trabalhos

No ano de 2015, o ator protagonizou a adaptação ao cinema da série O Agente da U.N.C.L.E., provando que ele pode ser muito versátil e incorporar tanto o drama como a ironia requintada com bom humor em suas atuações. Em 7 de agosto de 2015, o filme iniciou a sua tour première na famosa Somerset House em Londres, seguida pela tour mundial em Nova Iorque, Toronto e Rio de Janeiro.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça, estreou no Brasil em 24 de março de 2016 como um dos filmes mais esperados do ano e novamente Henry Cavill no papel de Clark Kent/Superman junto com Ben Affleck, como Batman e Gal Gadot, como Mulher-Maravilha.

O filme alcançou bons resultados de bilheteira, apesar das críticas por trazer uma apresentação mais sombria para os heróis da trama e deixou uma grande expectativa para o desenrolar dos acontecimentos sobre Superman num próximo ato.

Mais tarde em novembro de 2017 tivemos a continuação dos acontecimentos de Batman vs Superman com a reunião dos super-heróis em Liga da Justiça.

O Superman de Henry não fez parte do material promocional do filme e a produção fez suspense sobre sua aparição no longa até a estreia do filme. O ator só apareceu por alguns segundos no último trailer de divulgação e a expectativa sobre o roteiro gerou muitas especulações.

O filme não alcançou o sucesso esperado nas bilheterias ao redor do mundo, devido a duras críticas principalmente nos Estados Unidos, mas no Brasil foi o filme de super-heróis mais visto de 2017.

No mesmo ano, Cavill fez parte do elenco de Castelo de Areia, filme que narra a história de um grupo de soldados americanos durante a invasão do Iraque, em 2003. Dirigido pelo brasileiro Fernando Coimbra, o filme foi distribuído através da plataforma de streaming Netflix

Últimos anos

Em 2018, Henry Cavill teve participação no longa Missão Impossível: Efeito Fallout e protagonizou o filme Nomis, apresentado no Los Angeles Film Festival. No mesmo mês, foi anunciado que ele seria protagonista da série The Witcher, produzida pela Netflix e distribuída na plataforma em dezembro de 2019, a qual obteve grande sucesso a nível internacional levando os fãs à loucura.

Aproveitando o ensejo do sucesso de Henry na gigante do streaming, em junho de 2019 foi anunciado que o ator atuaria como Sherlock Holmes em Enola Holmes, com Millie Bobby Brown no papel principal.

Os 10 melhores trabalhos de Henry Cavill

O Conde de Monte Cristo (2002)

Sinopse: Edmond Dantes (Jim Caviezel) é um jovem ingênuo e honesto que planeja se casar com Mercedes (Dagmara Dominczyk). Entretanto, sua vida desmorona quando Fernand (Guy Pearce), seu melhor amigo que também cobiça Mercedes, lhe prepara uma armadilha que o deixa durante 13 anos aprisionado. Atormentado com tudo o que lhe ocorreu, Edmond cada vez mais esquece seus ensinamentos sobre o certo e o errado para elaborar seu plano de vingança, que pretende pôr em prática assim que conseguir deixar a prisão. Com a ajuda de Abbé (Richard Harris), outro detento, Edmond consegue fugir, transformando-se a partir de então no rico e misterioso Conde de Monte Cristo, infiltrando-se na aristocracia francesa disposto a levar até o fim seu plano de vingança.

Curiosidade: Henry interpreta o personagem Albert Mondego.

The Tudors (2007-2010)

Sinopse: A esplêndida Inglaterra do Século XVIII era reinado de Henrique VIII (Johnathan Rhys Meyers). A série começa quando ele ainda está tentando alcançar o trono, à medida que se distancia de sua esposa e apaixona-se por Ana Bolena (Natalie Dormer). Auxiliado pelo Cardeal Wolsey (Sam Neill), ele chegou ao poder e manteve-se forte apesar das intrigas e armações. Na sua vida privada, ele tenta criar uma maneira de se divorciar de Catarina de Aragão (Marye Doyle Kennedy) para se casar com Ana Bolena, em meio a muitas disputas políticas e esquemas.

Curiosidade: Cavill interpreta Charles Brandon, o Duque de Sulffok.

Imortais (2011)

Sinopse: Grécia, 1228 a.C. O rei Hiperion (Mickey Rourke) está em busca do arco de Épiro, uma poderosa arma que pode matar até mesmo deuses. Para encontrá-lo ele conduz seu exército a todos os vilarejos, deixando um rastro de destruição. Teseu (Henry Cavill) vive tranquilo em uma pequena vila encravada na montanha, ao lado da mãe e de um senhor (John Hurt) que é seu tutor desde quando era criança. O que Teseu não sabia era que o velho na verdade era Zeus (Luke Evans), o rei dos deuses, que vinha à Terra sob a forma humana por acreditar em seu potencial. Quando as tropas de Hiperion chegam à vila elas matam a mãe de Teseu e o capturam. No cativeiro ele está entregue à morte, mas recebe apoio de Phaedra (Freida Pinto), uma vidente que também está presa e teve uma visão em que Teseu empunha o cobiçado arco de Épiro.

Curiosidade: Inicialmente, o título original do longa seria War of Gods.

O Homem de Aço (2013)

TBT #93 | O Homem de Aço (2013, Zack Snyder)Sinopse: Nascido em Krypton, o pequeno Kal-El viveu pouco tempo em seu planeta natal. Percebendo que o planeta estava prestes a entrar em colapso, seu pai (Russell Crowe) o envia ainda bebê em uma nave espacial, rumo ao planeta Terra, e levando com ele importantes informações de seu povo. Contrariado com tal atitude, o General Zod (Michael Shannon) tenta impedir a iniciativa e acaba preso. Já em seu novo lar, a criança foi criada por Jonathan (Kevin Costner) e Martha Kent (Diane Lane), que passaram a chamá-lo de Clark. O tempo passa, seus poderes vão aparecendo e se tornando, de certa forma, um problema, porque isso evidencia que ele não é um ser humano. Já adulto, Clark (Henry Cavill) se vê obrigado a buscar um certo isolamento porque não consegue resistir aos salvamentos das pessoas e sempre precisa sumir do mapa para não criar problemas para seus pais. Mas o terrível Zod conseguiu se libertar e descobriu seu paradeiro. Agora, a humanidade corre perigo e talvez tenha chegado a hora das pessoas conhecerem aqueles que passarão a chamar de Super-Homem.

Curiosidades: A letra “S” no peito do Homem de Aço não seguiu o conceito simbólico adquirido com os filmes clássicos do Super-Homem. Nestes filmes, o S simbolizava o arauto/mensagem da casa Kryptoniana El. Já em O Homem de Aço, o “S” o peito do Superman significa “Esperança”, um conceito adquirido na HQ de Mark Waid, Superman: Legado das Estrelas.

O agente da U.N.C.L.E. (2015)

Sinopse: Na década de 1960 os até então inimigos mortais Napoleon Solo (Henry Cavill), agente da CIA, e Illya Kuriakin (Armie Hammer), espião da KGB, são obrigados a cooperarem. A grande missão da improvável dupla EUA-Rússia é combater a terrível organização T.H.R.U.S.H., que desenvolve armas nucleares.

Curiosidade: As cenas mais tranquilas foram ensaiadas na casa do próprio diretor, o cineasta Guy Ritchie. Ensaiar em lugares alternativos, ou seja, fora dos sets de filmagem, é um recurso bem comum, pois ajuda a baratear os custos da produção.

Batman vs Superman (2016)

Sinopse: Em Batman Vs Superman – A Origem Da Justiça, o confronto entre Superman (Henry Cavill) e Zod (Michael Shannon) em Metrópolis fez com que a população mundial se dividisse acerca da existência de extra-terrestres na Terra. Enquanto muitos consideram o Superman como um novo deus, há aqueles que consideram extremamente perigoso que haja um ser tão poderoso sem qualquer tipo de controle. Bruce Wayne (Ben Affleck) é um dos que acreditam nesta segunda hipótese. Sob o manto de um Batman violento e obcecado, ele investiga o laboratório de Lex Luthor (Jesse Eisenberg), que descobriu uma pedra verde que consegue eliminar e enfraquecer os filhos de Krypton.

Curiosidade: Para reviver o Superman,  Cavill “dobrou” de tamanho – em termos de massa muscular – em comparação com o Homem de Aço. O treinador do ator disse que o ganho foi possível porque o ator manteve a mesma dieta adotada para o primeiro filme entre as gravações de ambas as produções.   

Liga da Justiça (2017)

Sinopse: Impulsionado pela restauração de sua fé na humanidade e inspirado pelo ato altruísta do Superman (Henry Cavill), Bruce Wayne (Ben Affleck) convoca sua nova aliada Diana Prince (Gal Gadot) para o combate contra um inimigo ainda maior, recém-despertado. Juntos, Batman e Mulher-Maravilha buscam e recrutam com agilidade um time de meta-humanos, mas mesmo com a formação da liga de heróis sem precedentes – Batman, Mulher-Maraviha, Aquaman (Jason Momoa), Cyborg (Ray Fisher) e Flash (Ezra Miller) -, poderá ser tarde demais para salvar o planeta de um catastrófico ataque.

Curiosidade: O filme teve refilmagens alguns meses antes da estréia, e foi necessário convocar todo o elenco de volta. O único problema é que Henry Cavill que filmava Missão Impossível: Efeito Fallout, estava com um bigode que não podia tirar devido a um contrato, e para suas cenas adicionais foi necessário que o tal bigode fosse apagado digitalmente – com um resultado controverso.

Missão Impossível: Efeito Fallout (2018)

Sinopse: Obrigado a unir forças com o agente especial da CIAAugust Walker (Henry Cavill) para mais uma missão impossível, Ethan Hunt (Tom Cruise) se vê novamente cara a cara com Solomon Lane (Sean Harris) e preso numa teia que envolve velhos conhecidos movidos por interesses misteriosos e contatos de moral duvidosa. Atormentado por decisões do passado que retornam para assombrá-lo, Hunt precisa se resolver com seus sentimentos e impedir que uma catastrófica explosão ocorra, no que conta com a ajuda dos amigos de IMF.

Curiosidade: O clássico tema da franquia foi composto pelo pianista argentino Lalo Schifrin. Ele já foi indicado 6 vezes ao Oscar e 21 vezes ao Grammy. Mas não é a versão dele que vemos no filme e sim um remix assinado por Larry Mullen Jr. e Adam Clayton, o baixista da banda U2.

The Witcher (2019-Em andamento)

The Witcher: Explicando a linha de tempo da série da NetflixSinopse: Geralt de Rívia (Henry Cavill) é um solitário caçador de monstros, que luta para encontrar seu lugar num mundo onde pessoas são mais cruéis que criaturas. Mas seu caminho irá cruzar com duas figuras que mudarão sua vida: a feiticeira Yennefer de Vengerberg (Anya Chalotra) e a princesa poderosa Ciri (Freya Allan). 

Curiosidades: Para que os músculos de seu personagem ficassem mais marcados e acentuar seu físico, o ator Henry decidiu diminuir a quantidade de líquidos ingeridos por ele durante as gravações, cortando-os completamente um dia antes de gravar algumas cenas. Ele ficou tão forte que durante algumas filmagens suas roupas de couro se rasgaram.

Cavill já conhecia o personagem Geralt e toda a série de livros de Andrzej Sapkowski e era, inclusive, um grande fã dos games produzidos pela CD Projekt Red. Por isso, quando descobriu que haveria uma adaptação pela Netflix ele foi fazer o teste, mas não passou. O que fez Henry Cavill ser o personagem principal hoje foi o fato da roteirista Lauren Schmidt ter pedido para que ele voltasse e fizesse o teste novamente.

Enola Holmes (2020)

Sinopse: Enola Holmes (Millie Bobby Brown) é uma menina adolescente cujo irmão, 20 anos mais velho, é o renomado detetive Sherlock Holmes (Henry Cavill). Quando sua mãe (Helena Bonham Carter) desaparece, fugindo do confinamento da sociedade vitoriana e deixando dinheiro para trás para que Enola faça o mesmo, a menina inicia uma investigação para descobrir o paradeiro dela, ao mesmo tempo em que precisa ir contra os desejos de seu irmão, Mycroft (Sam Claflin), que quer mandá-la para um colégio interno só de meninas. A caminho de Londres, ela conhece um lorde fugitivo (Louis Partridge) e passa a desvendar quem pode estar atrás do garoto e que quer impedir que uma importante reforma política inglesa aconteça.

Aguardamos ansiosamente pelos novos projetos de Henry Cavill incluindo a versão de Liga da Justiça de Zack Snyder e pela segunda temporada de The Witcher.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.