Início FILMES Crítica TBT #83 | Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016, Zack...

TBT #83 | Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016, Zack Snyder)

73
0

Batman vs Superman: A Origem da Justiça é um filme da Warner Bros. dirigido por Zack Snyder e estrelado por Henry Cavill (O Homem de Aço) e Ben Affleck (Argo).

SINOPSE 

Após os acontecimentos de O Homem de Aço, Bruce Wayne/Batman (Ben Affleck) vê o Superman/Clark Kent (Henry Cavill) como uma ameaça global, uma vez que Metrópolis foi dizimada na batalha do Sentinela Azul contra o General Zod (Michael Shannon).

Sendo assim, Bruce utiliza seu ódio como motivação para o maior embate de todos os tempos: Batman vs Superman.

ANÁLISE

The Batman: Filmagens estão previstas para iniciar em novembro

Dia versus noite, luz vs escuridão, Deus vs homem. Batman vs Superman: A Origem da Justiça nos mostra como uma pessoa calejada e sofrida pode ter seu julgamento afetado por conta da destruição completa.

Zack Snyder tem uma visão diferenciada em relação aos filmes de super-heróis, pois acredita que eles tem uma função social muito forte em suas figuras.

Watchmen, por exemplo, nos mostra o quão danosos os “supers” podem ser quando se corrompem.

Na premissa de Batman vs Superman: A Origem da Justiça, a figura do Batman é tão igual a de Rorschach, pois o mesmo não acredita mais em benfeitores, ainda mais quando são tão poderosos em relação aos demais.

Sua personalidade é inspirada em Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, visto que nos apresenta um Homem-Morcego mais experiente e que já perdeu muito.

Em contrapartida temos Clark Kent, alter-ego de Superman, um homem, ou melhor, um super-homem que inspira os demais e é a chama da esperança da humanidade.

Snyder está no início da construção do protagonista vivido por Cavil. Seu texto mostra a incerteza de um ser superpoderoso que ainda não encontrou seu lugar no mundo, tentando se provar e mostrar que pode ser tão bom quanto os seus protegidos pensam, um fardo gigantesco para deuses carregarem.

PONTOS POSITIVOS

Como pontos positivos de BvS, temos as batalhas que são intensas e que carregam uma violência gráfica crua, uma vez que não há “porradas fofas”.

No principal embate entre o Homem de Aço e o Homem-Morcego, Batman luta para acabar de vez com seu inimigo, desferindo golpes mortais para um ser humano comum.

Na cena do armazém temos uma das melhores pancadarias dos últimos anos, pois o Cavaleiro de Gotham usa seus acessórios tecnológicos e suas técnicas de combate aprendidas com a Liga das Sombras.

Em destaque temos uma referência direta à graphic novel Cavaleiro das Trevas de Frank Miller como um easter egg final.

O tom épico é muito válido, visto que se tratam dos dois maiores personagens da DC Comics e o filme entrega muito bem os embates que promete.

Contudo, o principal aspecto positivo está na Mulher-Maravilha/Diana Prince (Gal Gadot) que tem uma personalidade forte e ameaçadora, sem perder o charme.

Sua entrada triunfal nos momentos finais é memorável, principalmente por conta da trilha sonora magnífica de Hans Zimmer.

PONTOS NEGATIVOS

O principal ponto negativo de Batman vs Superman: A Origem da Justiça está em sua produtora.

A Warner Bros. picotou o filme na edição, deixando-o retalhado no corte final, apresentando furos de roteiro absurdos.

Além disso, Lex Luthor (Jesse Eisenberg) está irreconhecível se tornando um dono de startups afetado, deixando bem para trás de forma negativa o Lex imponente de Kevin Spacey ou o Lex astuto de Gene Hackman. A atuação de Eisenberg é desastrosa.

Por fim, o CGI do Apocalipse foi mal executado, pois seu visual lembra muito o das Tartarugas Ninja de Michael Bay, tirando toda a ameaça que ele representa.

VEREDITO

Com um tom mais sombrio e realista, mas sem perder o aspecto fantástico, Batman vs Superman: A Origem da Justiça é um filme forte e que tem excelentes aspectos.

Suas derrapadas são consideráveis, todavia, não acabam com a nossa experiência ao assistir a um filme que nunca se tornará obsoleto ou será esquecido por quem assistiu.

Nossa nota

Confira o trailer do longa:

E você, ama ou odeia BvS? Deixe sua nota e comente!

Nota do público
Obrigado pelo seu voto

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.