Início FILMES Artigo Os Novos Mutantes: O VERDADEIRO vilão do filme é Proteus

[TEORIA] Os Novos Mutantes: O VERDADEIRO vilão do filme é Proteus

93
0
Os novos Mutantes

O verdadeiro vilão de Os Novos Mutantes pode ser o monstruoso Proteus, um mutante cujos poderes podem distorcer a realidade.

O último filme dos X-Men feito pela Fox teve uma sorte meio bizarra. O filme foi sujeito a constantes atrasos, indo muito além do controle do diretor Josh Boone, por quem este filme foi um trabalho de amor. Atualmente, está programado para Agosto de 2020, mas ninguém ficaria surpreso ao vê-lo recuar devido à pandemia do Novo Coronavírus.

Naturalmente, todos esses atrasos resultaram em inúmeros trailers e spots para TV, então os espectadores podem achar que têm uma boa ideia de como será o roteiro do filme. O foco principal está na personagem de Blu Hunt, Dani Moonstar, a Magia de Anya Taylor-Joy, e do monstruoso Urso Demoníaco. Mas Boone indicou que tudo isso pode ser apenas para desorientar sobre a história verdadeira.

Josh Boone contou ao IGN em 2017:

“Há coisas que você nunca verá nos trailers, que são grandes partes do filme.”

Durante algumas entrevistas, Boone foi perguntado sobre o Urso Demoníaco, e deixou uma surpreendente dica; ele se recusou a admitir que o Urso Demoníaco era o antagonista principal:

“Eu não iria tão longe dizendo isso. Eu só diria que é muito inspirado no arco dos quadrinhos.”

E ainda assim, mesmo depois de tanto tempo, o último trailer liberado durante a Comic-Con @ Home – pode ter indicado uma importante dica. O trailer conta com um easter egg repleto de significado.

UMA CURIOSA REFERÊNCIA AOS NOVOS MUTANTES

Os novos Mutantes

O trailer estendido de Os Novos Mutantes liberado durante a SDCC era obscuro e atmosférico, e incluía diversas visões do que parecia ser um cemitério mutante. A conversa da Dr. Cecilia Reyes de Alice Braga, que cuida da instituição mutante, parece sugerir que os Novos Mutantes ou iria acabar sob seus cuidados, ou enterrados no cemitério.

Dado como o filme parece ser ambientado quase que todo em sua instituição, é razoável admitir que o cemitério conta com os corpos de diversos adolescentes mutantes que acabaram feridos na instituição. É uma terrível dica do que o destino parece reservar para a equipe. Note que não há nomes nos túmulos, uma indicação de como as pessoas não se preocupam com os mutantes.

Tendo isso em mente, esses números simplesmente revela quantos mutantes foram enterrados. Mas, é claro, as adaptações dos quadrinhos tradicionalmente gostam de esconder sutis easter eggs, então não seria uma surpresa ver isso no filme.

Eles não parecem apontar para o quadrinho d’Os Novos Mutantes, que acabou após 100 edições, então é provável que os números se refiram a série Uncanny X-Men. Não é uma surpresa que esses números sejam referentes ao run de Chris Claremont, roteirista que Josh Boone frequentemente diz amar.

Uncanny X-Men #125 pode ser particularmente importante. Nessa edição, os X-Men viajaram para um Centro de Pesquisa Mutante na Ilha Muir, comandada por sua amiga Moira MacTaggert. Os X-Men sempre acreditaram que aquele era um lugar benigno, mas continha um segredo sombrio. O próprio filho de Moira era um mutante, um mutante Nível Ômega cujos poderes eram imensuráveis, e ele podia manipular a realidade como quisesse.

Infelizmente esse tipo de poder vem com um custo, pois uma pessoa que pode manipular o tecido da realidade não cresce e nem se desenvolve normalmente; Moira rapidamente percebeu que seu filho era tão perigoso, que ela o aprisionou no coração da Ilha Muir por vários anos, tentando encontrar uma cura para sua condição. Quando Proteus finalmente se soltou, ele era terrivelmente instável, e os X-Men quase não conseguiram sobreviver ao encontro; até mesmo Wolverine ficou aterrorizado com Proteus, e precisou ser convencido a voltar ao combate.

PROTEUS PODE SER O VILÃO DE OS NOVOS MUTANTES

A cela de Proteus na Ilha Muir se encaixa quase que perfeitamente com a cela vista em Os Novos Mutantes, sugerindo que pode haver uma ligação entre Os Novos Mutantes e Uncanny X-Men #126. Isso levanta uma intrigante possibilidade de que Proteus pode aparecer no filme, e potencialmente servir como o principal vilão. E surpreendentemente, se encaixaria nos comentários contraditórios feitos no trailer.

Tudo em Os Novos Mutantes parece sugerir que Dani Moonstar é a verdadeira vilã, em um tipo de “Arco da Fênix Negra”, onde seus poderes parecem estar fugindo do controle. Afinal, nos quadrinhos, Dani possui a habilidade de tornar os pesadelos das pessoas se tornarem reais.

Isso explicaria a razão do medo dos mutantes estarem se manifestando também; Míssil parece se lembrar do acidente que desencadeou seus poderes, Magia enfrenta um misterioso Homem Sorridente, e Lupina se encontra em um confessionário da igreja, provavelmente como uma alusão a seu pai abusivo, que era um reverendo.

Mas francamente, isso parece muito óbvio, especialmente porque é sinalizado com bastante clareza nos dois minutos que foram mostrados na Comic-Con @ Home.

Além disso, uma peça chave do trailer parece ser o Mancha Solar, que afirma dizer que é a própria casa quem está tornando os piores medos reais – uma força externa que Os Novos Mutantes não reconhecem, nem Dani. E isso tudo não se encaixa.

A mais provável conclusão é simplesmente existir um manipulador de realidade no interior da instituição.

Na verdade, os trailer parecem indicar sutilmente a existência de Proteus, pois algumas cenas pareceram mostrar um ser de energia negra. Ninguém tem muita certeza do que essas cenas querem dizer; eles são de uma energia diferente da energia do Mancha Solar ou alguma manifestação de seus piores medos? O ser não foi visto claramente, mas visualmente ele parece ser Proteus.

COMO PROTEUS PODE SE ENCAIXAR EM OS NOVOS MUTANTES

Se Proteus se mostrar como o vilão, então Os Novos Mutantes é tão inspirado em Uncanny X-Men #126 quanto no arco do Urso Demoníaco – e isso faria sentido. Essa instituição não é uma experiência tão prazerosa para os mutantes, mas ainda sim, está sendo comandada por uma, Cecilia Reyes, cujos poderes são baseados em campos de força que foram vistos em fotos vazadas e nos trailers.

Na verdade, Josh Boone originalmente planejou que a Tempestade fosse a chefe daquele lugar. Mas qual porque um mutante comandaria um lugar assim, fazendo experimentos em mutantes, cuidadosamente monitorando-os, e não ligando se eles vivem ou morrem?

É possível que Boone tenha colocado Cecilia Reys como a própria Moira MacTaggert. Se isso se mostrar verdade, então a Dr. Reyes está trabalhando para encontrar uma cura para seu filho mutante, Proteus, cujos poderes estão ficando cada vez mais instáveis.

Dani – que também possui a habilidade de manipular a realidade até um certo ponto – seria um objeto de estudo interessante pra ela, e de fato Reyes parece estar focando seus estudos em Dani no último trailer. Infelizmente, a estratégia de Reyes dá errado, e – aparentemente – Proteus escapa.

Nos quadrinhos, ele pode possuir o corpo das pessoas se escondendo; isso pode também explicar a razão de haver tão pouco da jornada do Mancha Solar nos trailers, por Proteus o possuir. Em uma cena chave dos trailers, o Mancha Solar está olhando para o outro lado e um ser misterioso obscuro estende sua mão até ele; isso parece lembrar bastante o ataque de Proteus à Fênix em Uncanny X-Men #125.

A única questão seria, como Os Novos Mutantes poderiam parar um vilão que quase destruiu a segunda equipe dos X-Men, e aterrorizou o Wolverine?

Proteus se encaixaria incrivelmente bem com o que foi visto de Os Novos Mutantes, e se ele é de fato o vilão principal, Josh Boone deve ser celebrado por escondê-lo tão bem. Mas mais cedo ou mais tarde, inevitavelmente, alguma coisa pode escapar – especialmente dado quantas vezes Os Novos Mutantes foi atrasado.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

Conheça Illyana Rasputin, a Magia

Conheça Rahne Sinclair, a Lupina

Conheça Samuel Guthrie, o Míssil

Conheça Roberto da Costa, o Mancha Solar

Conheça Daniella Moonstar, a Miragem

Conheça Cecília Reyes

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.