Forrest Gump – O Contador de Histórias é uma obra de 1994 e que tem Tom Hanks (Um Lindo Dia na Vizinhança) como protagonista. A direção está na conta de Robert Zemeckis.
SINOPSE DE FORREST GUMP – O CONTADOR DE HISTÓRIAS
Forrest Gump (Tom Hanks) é um homem que possui um problema de intelecto, mas que com seu bom coração, consegue participar d momentos marcantes da história, mudando a vida de muitas pessoas no caminho.
ANÁLISE
Forrest Gump – O Contador de Histórias é aquele tipo de filme que aquece nosso coração, pois por meio de diversas analogias, nos mostra que a simplicidade e pureza são o suficiente para vivermos de forma digna e plena, deixando a busca por um futuro melhor menos árdua.
O roteiro é encaixado e sabe lidar bem com várias ideias como a de mostrar Forrest como o responsável por várias assinaturas de artistas como Elvis, ou participando de momentos históricos dos Estados Unidos sem ao menos ter noção da gravidade dos fatos, tampouco de sua influência.
Os momentos são orgânicos e geram boas risadas, pois a peculiaridade de cada cena é incrível o que traz uma boa diversão. Além disso, mesmo quando há um peso dramático grande envolvendo o Tenente Dan (Garry Sinise) ou Jenny (Robin Wright), que possuem histórias de dor e que olham Forrest com amor e admiração, há uma leveza quando Hanks está em tela.
Falando em Jenny, talvez a personagem seja o calcanhar de Aquiles do filme, uma vez que sua trama fica tempo demais dentro da estrutura de Forrest Gump – O Contador de Histórias. A jovem poderia ter saído na virada do segundo para o terceiro ato de forma bastante satisfatória, todavia, Zemeckis não consegue abrir mão dela, criando um problema por conta do seu trabalho com personagens femininas que são bastante subaproveitadas. Por mais que as atuações de Wright e de Sally Field que faz a mãe de Gump, as duas só servem como alavanca ou como atraso do protagonista, sem uma história realmente rica e que nos faça torcer por elas.
Por outro lado, tanto o Tenente Dan quanto Forrest são incríveis, se tornando um contraponto um do outro, pois lidam com os traumas e dificuldades de formas diferentes, servindo de escada para crescimento mútuo. As atuações de Sinise e Hanks são espetaculares, uma vez que seus personagens são difíceis e cheios de camadas. Não é à toa que Tom empilhou prêmios de melhor ator, ganhando o Oscar em 1995.
Sobre a direção, Zemeckis consegue entregar excelentes momentos e produzir boas cenas em vários tons, passando pela comédia, drama, aventura e até mesmo ação. Ele tem um controle interessante de tudo e trabalha muito bem o elenco em sua condução, carregando muita emoção e entretenimento ao espectador. A trilha sonora emocionante traz um ar ainda mais aventuresco, o que nos empolga bastante quando estamos ouvindo as histórias do nosso herói sem capa.
VEREDITO
Com a emoção no topo e a simplicidade de contar uma história tão cheia de detalhes, Forrest Gump – O Contador de Histórias é uma aula de como fazer uma obra tocante e, ao mesmo tempo, divertida e leve. Por mais que diversos temas sejam pesados e complexos, o longa com Tom Hanks no comando é um dos mais importantes e lindos do cinema. Vale cada minuto de sua atenção!
4,7/5,0
Confira o trailer:
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!