TBT #207 | Velozes e Furiosos (2001, Rob Cohen)

    Velozes e Furiosos é uma das franquias mais famosas do cinema. Mas não pela qualidade de seus longas, mas pelas cenas de ação absurdas e incessantes, que lançam nossos personagens por tramas que giram em torno – do que já se tornou uma piada entre os fãs da franquia – da família.

    O primeiro filme da franquia alçou Paul Walker e Vin Diesel ao estrelato, e foi um dos longas pelos quais os dois mais ficaram marcados ao longo de suas carreiras. A produção conta uma história de ação na qual um policial infiltrado precisa prender ladrões de carga, mas as linhas entre bem e mal são mais complexas do que os personagens imaginam em um primeiro momento.

    SINOPSE

    Brian O’Conner (Paul Walker) é um policial que se infiltra no submundo dos rachas de rua para investigar uma série de furtos. Enquanto tenta ganhar o respeito e a confiança do líder Dominic Toretto (Vin Diesel), ele corre o risco de ser desmascarado.

    ANÁLISE

    Velozes e Furiosos

    Olhando para trás, é possível entender que o longa foi um dos muitos retratos de uma época, ainda que fraco se o compararmos com os padrões do cinema atual, o longa fez com que muitos se inspirassem nele. Longas como Carga Explosiva (2002), Uma Saída de Mestre (2003) e xXx (2005) nos lançaram por sequências de ação incessantes na tentativa de repetir o sucesso de arrecadação de Velozes e Furiosos. Ouso dizer também que até uma das mais famosas franquias de corrida dos videogames, Need For Speed, foi inspirada no longa dirigido por Rob Cohen.

    No longa, acompanhamos a vida do policial infiltrado Bian O’Conner, que recebe uma missão difícil, se infiltrar na gangue de Dominic Toretto e derrubá-los por dentro.

    O longa se caracteriza por mostrar não apenas indivíduos à margem da lei, mas também por mostrar algo que se tornou bem comum de se ver fora das telas em um período dos anos 2000, os rachas, pegas – as corridas ilegais.

    Com uma história que culmina em um arco que deixa muito em aberto, testemunhamos o início de uma parceria entre Diesel e Paul Walker que se estendeu até o 7º filme da franquia, o último de Walker em vida.

    Os dois atores, pareciam fazer parte de uma família dentro e fora dos cinemas. Fazendo parcerias e tendo atuado juntos em diversos momentos de suas carreiras, Walker e Diesel mudaram de certa forma o cinema de ação com suas sequências que desafiavam a física, e a realidade.

    VEREDITO

    Com sequências de ação menores do que as que viriam a fazer parte da franquia no futuro, Velozes e Furiosos nos lança por uma trama de respeito mostrando que família vai além do sangue.

    A franquia Velozes e Furiosos está disponível no Star+ e conta com todos os filmes na plataforma.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Confira o trailer do longa:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Deadpool & Wolverine: Todos os personagens da franquia X-Men confirmados no longa e mais!

    Deadpool & Wolverine trará de volta aos cinemas personagens da franquia X-Men e mais! Confira a lista completa dos personagens confirmados.

    Deadpool e Wolverine: Confira o primeiro trailer oficial do longa!

    Deadpool e Wolverine chegará aos cinemas em julho! Confira o trailer oficial com detalhes de enredo e o que pode vir por aí!

    TBT #273 | ‘Vida Bandida’ é uma comédia repleta de diversão e simpatia

    Vida Bandida acompanha a história de um grupo de ladrões de banco. Estrelado por Bruce Willis e Cate Blanchett.

    A saga olímpica no cinema: Uma jornada de superação e emoção

    Entre dramas, comédias e até mesmo criminais, a melhor maneira de se preparar para as Olimpíadas é conhecendo as melhores histórias da competição.