TBT #222 | Um Estranho no Ninho (1976, Miloš Forman)

    Um Estranho no Ninho é o segundo longa americano dirigido pelo diretor tcheco Miloš Forman. O longa adapta o romance homônimo de Ken Kesey. Enquanto somos ambientados à uma clínica psiquiátrica, acompanhamos a história Randall McMurphy, um preso que opta por alegar insanidade a fim de fugir de uma prisão comum.

    Estrelado por Jack Nicholson, conhecemos a história e o cotidiano dos pacientes psiquiátricos e como o sistema manicomial funcionava à época em que o filme abordava em sua história. O longa adapta uma história de quando o paciente até então são, que lidera uma rebelião contra o autoritarismo da enfermeira Ratched.

    SINOPSE

    Randall Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais. Lá estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher), mas não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica “especializada”.

    ANÁLISE

    Um Estranho no Ninho

    Como um dos filmes mais importantes e de maior destaque de Nicholson, o longa nos adapta ao mundo de maneira rápida. Quando Randall alega ter cometido um crime por insanidade, ele é enviado para uma clínica psiquiátrica e passa por todos os estágios escabrosos de uma época em que séries de tratamentos sem distinção de doenças eram aplicados aos pacientes neurodivergentes.

    O longa nos permite entender como o mundo tratava os pacientes à época e como quase sempre eram tratados com indeferença e descaso. Em grande parte do tempo, tratamentos manicomiais estavam diretamente ligados a eletrochoques e banhos gelados. Não havendo qualquer tipo de estudo de fato, a crise manicomial se deu não apenas nos Estados Unidos, mas também no Brasil.

    Em 1979 no Brasil, foi criado o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM) e em 1987, o movimento antimanicomial, dando continuidade à luta pela nova psiquiatria.

    Alguns dos personagens são tão cativantes que ganham luz não apenas por sua luta para sobreviver mesmo quando tudo atua contra eles. Com atores como Danny DeVito, Christopher Lloyd, Vincent Schiavelli e muitos outros, o longa nos causa incômodo por quase todos seus momentos, seja pelo tom punitivo que um lugar que deveria acolher faz o oposto, quanto pela dureza que é ser um indivíduo neuroatípico em um época em que não existe um padrão de tratamento correto para estes indivíduos.

    VEREDITO

    Um Estranho no Ninho

    A brutalidade do filme faz com que sejamos lançado sem pestanejar em um mundo doente, em que pessoas que deveriam estender a mão, punem. O papel de Randall tem início quando ele percebe que sua vida corre perigo ali, talvez mais perigo do que correria em uma prisão comum.

    Quando ele percebe esse perigo, precisa agir para garantir não apenas sua sobrevivência como as de seus amigos de confinamento. Enquanto lidera uma revolta contra a forma dos residentes de gerir o hospital e os “tratamentos” que aplicam, o longa nos mostra algumas das mais curiosas facetas de Nicholson. Enquanto permeia toda a trama com uma história tão poderosa quanto sofrida, ela nos causa empatia e não apenas por isso, nos causa incômodo.

    Ver como indivíduos com neuroatipicidades são tratados é triste e revoltante.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Confira uma cena dublada do filme:

    Um Estranho no Ninho está disponível para aluguel no YouTube, Google e pode ser assistido também no AppleTV+.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Superman: Possíveis vilões do novo filme do Homem de Aço

    Superman ganhará um novo filme. Apesar de quase todo o elenco do filme ter sido anunciado, os vilões ainda são mantidos em segredo.

    TBT #272 | ‘O Exterminador do Futuro’ é terror desesperador e ação absoluta

    'O Exterminador do Futuro' foi criado como um temor em relação ao futuro. E se as máquinas dizimassem a humanidade e colocasse nossa única...

    TBT #271 | ‘Dupla Explosiva’ já é clássico de ação com explosões e comédia exagerada

    Dupla Explosiva é clássico de ação repleto de absurdo e estrelas do cinema. Nele, acompanhamos Michael Bryce e Darius Kincaid.

    Duna: Parte Dois consegue a maior estreia desde Barbie, e já se consagra como um dos grandes sucessos de 2024

    Apesar de estarmos no terceiro mês do ano, Duna: Parte Dois conseguiu, em quatro dias desde a sua estreia, tornar-se a maior bilheteria de 2024.