TBT #246 | O Grande Dragão Branco (1988, Newt Arnold)

    Começamos esse TBT de forma diferente, com um lembrete: Mortal Kombat 1 chega ao Nintendo Switch, PC, PlayStation 5 e Xbox Series X | S no dia 14 de setembro e com o game chega a skin de Johnny Cage com rosto de Jean-Claude Van Damme em seu personagem no filme O Grande Dragão Branco. Vale mencionar que Cage foi originalmente inspirado no personagem de Van Damme.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Mortal Kombat 1: Conheça a lista completa de Kombatentes e Kameo Fighters

    E com esse lembrete de lançamento e finalmente a realização do sonho do criador da franquia, Ed Boon, nada melhor que relembrar do filme de luta que se tornou um clássico e provavelmente o mais icônico da carreira do ator belga.

    Além de Van Damme, O Grande Dragão Branco conta também com nomes como Donald Gibb, Forest Whitaker, Leah Ayres, Bolo Yeung, entre outros.

    SINOPSE

    Frank Dux (Jean-Claude Van Damme) passou boa parte da vida sendo treinado por Tanaka (Roy Chiao) para participar do Kumite, um torneio mundial de artes marciais onde é comum que os participantes se machuquem seriamente e, às vezes, sejam mortos. Apesar de seus superiores no exército afirmarem que precisam dele, Frank ainda assim decide partir rumo à competição. Dois oficiais são enviados para segui-lo, mas Frank consegue despistá-los em Hong Kong. Ao iniciar o torneio Frank logo percebe que seu principal adversário será o atual campeão, Chong Li (Bolo Yeung), que tem matado alguns de seus oponentes.

    ANÁLISE

    O Grande Dragão Branco é muitas vezes considerado um dos melhores trabalhos de Van Damme e um clássico do gênero de artes marciais. Dirigido por Newt Arnold e escrito por Christopher Cosby e Mel Friedman, o filme conta a história de Frank Dux, um lutador americano de artes marciais que participa do Kumite, um torneio secreto de luta e ilegal realizado em Hong Kong.

    Frank é um mestre em ninjitsu e decide competir no Kumite para honrar seu falecido mestre e provar sua habilidade como lutador; entretanto, o Kumite é um evento ilegal e extremamente perigoso, onde os melhores lutadores do mundo se enfrentam em lutas brutais e sem regras.

    Ao longo do filme, Frank Dux enfrenta uma série de desafios e inimigos formidáveis, incluindo o temido lutador Chong Li, que se torna seu principal rival. Além disso, Frank também faz amizade com um lutador americano chamado Ray Jackson (Donald Gibb), que o apoia durante o torneio.

    O Grande Dragão Branco é conhecido por suas cenas de luta bem coreografadas e pelo carisma de Jean-Claude Van Damme, que se tornou um ícone do gênero de ação nas décadas seguintes. O filme é lembrado por sua mistura de artes marciais, drama e ação, bem como por sua trilha sonora memorável.

    Embora seja uma obra de entretenimento de ação, o filme também aborda temas como honra, amizade e superação pessoal. O Grande Dragão Branco foi um sucesso de bilheteria e ajudou a solidificar a posição de Jean-Claude Van Damme como uma das principais estrelas de filmes de artes marciais da época.

    VEREDITO

    Mesmo com uma recepção inicial mista pela crítica especializada em seu lançamento, O Grande Dragão Branco conseguiu conquistar seu espaço como um filme de ação cult e solidificou a posição de Jean-Claude Van Damme como um astro do gênero.

    Além disso, o filme continua a ser apreciado por fãs de artes marciais e ação até hoje. E para os que cresceram na década de 80 fica a pergunta: “Quem nunca tentou fazer a abertura do Van Damme?

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Assista ao trailer dublado:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #284 | “Festival Sangrento” tenta emplacar horror, mas falha

    Festival Sangrento é uma curiosa crítica que acaba por abraçar o que ela parece criticar com tanto afinco. O filme falha como um horror, mas pode divertir.

    O que é o Festival de Cannes? Saiba mais sobre o evento anual de cinema e confira 4 recomendações de filmes

    Criado em 1946, o Festival de Cannes é um dos eventos de cinema mais prestigiados do mundo e acontece na cidade de Cannes, na França.

    TBT #283 | ‘Par Perfeito’ surpreende por diversão e espionagem

    Par Perfeito é uma ótima comédia. Lançado em 2010, somos lançados na história do casal Jen e Spencer, cujas vidas mudam em 24 horas.

    CRÍTICA: ‘Furiosa – Uma Saga Mad Max’ é lindo e cromado como todos os filmes da franquia

    Furiosa é o mais novo capítulo da saga Mad Max. Agora, mergulhamos no passado da icônica personagem de Estrada da Fúria.