TBT #253 | Náufrago (2000, Robert Zemeckis)

    O filme de Robert Zemeckis é um drama de sobrevivência estrelado por Tom Hanks no papel principal. Curiosamente, Náufrago é um dos poucos casos em que uma produção de Hollywood tenha apenas um personagem na maior parte da produção.

    O filme recebeu duas indicações ao Oscar 2001, nas categorias de Melhor Ator (para Tom Hanks) e Melhor Mixagem de Som (para Randy Thom, Tom Johnson, Dennis S. Sands e William B. Kaplan). Tom Hanks, ator principal do filme ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator – Drama, além de ser indicado para o BAFTA de Melhor Ator em Cinema e o Prêmio Screen Actors Guild na categoria de Melhor Ator em Cinema.

    Além de Hanks o elenco conta com Helen Hunt, Nick Searcy e outros.

    SINOPSE

    Chuck Noland (Tom Hanks) um inspetor da Federal Express (FedEx), multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências, que tem por função checar vários escritórios da empresa pelo planeta. Porém, em uma de suas costumeiras viagens ocorre um acidente, que o deixa preso em uma ilha completamente deserta por 4 anos. Com sua noiva (Helen Hunt) e seus amigos imaginando que ele morrera no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto emocionalmente, a fim de que um dia consiga retornar civilização.

    ANÁLISE

    O diretor Robert Zemeckis, conhecido por dirigir filmes populares como De Volta para o Futuro (1985) e Forrest Gump (1994) faz um trabalho singular ao dirigir novamente Tom Hanks, que nos presenteia com uma atuação impressionante.

    Para retratar realisticamente o declínio físico de seu personagem na ilha deserta, Tom Hanks passou por uma transformação significativa. Ele perdeu cerca de 25 quilos para as cenas que mostram Chuck Noland na ilha a A produção foi suspensa por um ano para permitir que Hanks perdesse peso e crescesse a barba.

    Náufrago nos apresenta uma visão realista da luta pela sobrevivência em um ambiente hostil através da jornada solitária de Chuck na ilha, explorando temas como isolamento, esperança e a força do espírito humano.

    O roteiro original foi escrito por William Broyles Jr. e foi inspirado em parte por um incidente real de um amigo seu que ficou perdido em uma ilha deserta, e como o longa coloca um funcionário da FedEx como protagonista, a companhia cooperou com a produção, fornecendo acesso aos seus aviões e logotipos específicos.

    VEREDITO

    Com uma atuação memorável, Tom Hanks brilha de forma a tornar icônica a relação entre seu personagem e Wilson, uma bola de vôlei. Sem dúvidas Náufrago é mais que um TBT, merece ser assistido sempre que possível.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer oficial:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #284 | “Festival Sangrento” tenta emplacar horror, mas falha

    Festival Sangrento é uma curiosa crítica que acaba por abraçar o que ela parece criticar com tanto afinco. O filme falha como um horror, mas pode divertir.

    O que é o Festival de Cannes? Saiba mais sobre o evento anual de cinema e confira 4 recomendações de filmes

    Criado em 1946, o Festival de Cannes é um dos eventos de cinema mais prestigiados do mundo e acontece na cidade de Cannes, na França.

    TBT #283 | ‘Par Perfeito’ surpreende por diversão e espionagem

    Par Perfeito é uma ótima comédia. Lançado em 2010, somos lançados na história do casal Jen e Spencer, cujas vidas mudam em 24 horas.

    CRÍTICA: ‘Furiosa – Uma Saga Mad Max’ é lindo e cromado como todos os filmes da franquia

    Furiosa é o mais novo capítulo da saga Mad Max. Agora, mergulhamos no passado da icônica personagem de Estrada da Fúria.