Início FILMES Crítica TBT #12 | De Volta Para o Futuro (1985, Robert Zemeckis)

TBT #12 | De Volta Para o Futuro (1985, Robert Zemeckis)

194
0
TBT #12 | De Volta Para o Futuro (1985, Robert Zemeckis)

Em meio a tantos remakes reboots de franquias do passado, a trilogia De Volta para o Futuro continua intocável e é aclamada por seus fãs até hoje.

Lançado em 1985, o longa traz em seu core um dos assuntos mais abordados no cinema quando o gênero é ficção-científica: viagem no tempo.

Quando nos referimos a esse assunto, as possibilidades são infinitas. Você iria para o passado ou para o futuro? É possível mudar o passado? O que essa mudança causaria no presente? Salvar a vida de uma pessoa, pode simplesmente apagar a sua existência, criando uma linha temporal paralela à sua, um paradoxo.

Dirigido por Robert Zemekis e produzido por Steven Spielberg, De Volta Para o Futuro é aclamado pelo público até hoje, 34 anos depois de seu lançamento, sendo considerado por alguns um dos melhores filmes que aborda o tema na ficção-científica.

O filme que se analizado hoje, apresenta alguns problemas em sua estrutura e roteiro, conta a história do jovem Marty McFly (Michael J. Fox), que “herda” um DeLorean do seu amigo, o cientista louco da cidade, Dr Emmett Brown (Christopher Lloyd). Vale apontar que o icônico DeLorean é uma máquina do tempo.

Da esquerda para a direita: Dr Brown (Christopher Lloyd) e McFly (Michael J. Fox)

Apesar de ser aclamado, De Volta Para o Futuro sofre o problema de algumas produções cinematográficas dos anos 80. A fim de desenvolver uma empatia maior por seus personagens, o filme se estende por tempo demais em seu primeiro ato, mostrando cenas por vezes desnecessárias. O filme tem início realmente quando Marty volta no tempo para 1955.

De Volta Para o Futuro foi um marco para o cinema em sua época, seja por narrativa, direção ou efeitos especiais.

Uma das partes mais marcantes do filme, vem da direção de arte e do designer de produção de arte, Lawrence G. Paull, que fez um trabalho brilhante dividindo bem as duas épocas em que o filme se passa, por seus figurinos, linguajar, e até mesmo seus incríveis Cadillacs.

Confira o teaser trailer legendado abaixo:

Se um remake do filme fosse feito nos dias atuais, vários dos problemas enfrentados por Marty não teriam relevância, e nem causariam impacto na narrativa. A obra de Robert Zemekis, Bob Gale e Steven Spielberg passa no teste dos 15 anos, – e esse que vos escreve, precisa revelar que revê a trilogia a cada 3 meses -, e é lembrado até hoje como um dos marcos no cinema de ficção-científica.

Nossa nota


E você, já assistiu De Volta Para o Futuro? Caso ainda não, aproveite nossa indicação do TBT do Feededigno e aproveite esse filme obrigatório. E lembre-se de voltar aqui depois e deixar sua avaliação e comentário 😉

Nota do público
Obrigado pelo seu voto


Veja também todas as nossas indicações anteriores do TBT do Feededigno.