Início FILMES Crítica TBT #73 | Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986,  John Carpenter)

TBT #73 | Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986,  John Carpenter)

240
0
TBT #73 | Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986,  John Carpenter)

Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China) é uma aventura dirigida por John Carpenter e estrelado por Kurt Russell, um dos brucutus maiorais dos anos 80 e 90 junto com Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jean-Claude Van Damme e muitos outros.

Além de Russell, o elenco conta com Kim CattrallDennis Dun, Suzee Pai, James HongCarter Wong, Peter Kwong e Gerald Okamura

SINOPSE

Da esquerda para a direita: Kim Cattrall, Kurt Russell, Dennis Dun e Suzee Pai.

Jack Burton (Kurt Russell) é um motorista de caminhão durão e esperto, cuja vida errante pelas estradas leva a uma inesperada corrida contra o tempo quando a noiva de seu melhor amigo é raptada.

Em uma busca frenética, Jack encontra-se em Chinatown, São Francisco, em um mundo mágico e repleto de seres estranhos governados por Lo Pan (James Hong), um mago de 2.000 anos de idade que implacavelmente controla um império de espíritos.

Lutando contra demônios e enfrentando horrores indescritíveis, Jack e seu amigo Wang Chi (Dennis Dun) penetram no mundo obscuro de Lo Pan em uma aventura a todo vapor para resgatar a garota.



ANÁLISE

Os Aventureiros do Bairro Proibido começa com a noção de que a parte visível de Chinatown é apenas a ponta do iceberg e quando você penetra na fachada dos salões, lavanderias e restaurantes, há uma vasta rede subterrânea cavernas, masmorras, templos, câmaras de tortura e salas do trono.

O longa de John Carpenter nos leva junto com seu herói e seu amigo em um “passeio de tobogã” através de uma aventura que desafia a morte com espíritos, monstros, gangues chinesas, mestres de karatê e um homem de 2.000 anos de idade.

Confira uma breve cena dublada:

VEREDITO

As Três Tempestades: Chuva (Peter Kwong), Trovão (Carter Wong) e Raio (James Pax).

Mesmo não sendo um sucesso de público e crítica, o filme possui cenas bem coreografadas e efeitos especiais práticos bem trabalhados, que vão desde As Três Tempestades até o Beholder, este último que foi um desafio para equipe de efeitos especiais, merece um destaque especial: A cena contou com diversos animadores e cabos para controlar as expressões faciais do clássico monstro de Dungeons & Dragons.

O elenco de Os Aventureiros do Bairro Proibido possui um bom entrosamento e mesmo que alguns personagens tenham pouca – ou nenhuma profundidade – a corrida de resgate das donzelas em perigo no meio de pancadaria e testosterona é o foco aqui.

No auge dos filmes de brucutu, Kurt Russell convence com seu caminhoneiro piadista, Jack Burton. E para esse que vos escreve, que assistiu quando criança esse filme pelo menos umas 300 vezes na Sessão da Tarde, não consigo enxergar defeitos.

E claro, eu morria de medo do Lo Pan!

Nossa nota



CURIOSIDADES

James Pax como Lo Pan.

Com um orçamento de US $ 25 milhões, o filme estreou em 12º lugar, ficando atrás de outros títulos também estreantes em uma semana que era dominada por Karatê Kid 2 – A Hora da Verdade Continua (já na sua terceira semana em exibição).

No total, o longa somou apenas US $ 11 milhões nos EUA. A culpa, segundo John Carpenter, seria da Fox, que estava focada em promover apenas Aliens: O Resgate, que chegaria aos cinemas em 18 de Julho de 1986. Mas foi nas exibições na TV e nas locadoras que Os Aventureiros do Bairro Proibido encontrou seu público, chegando ao status de cult e “clássico da Sessão da Tarde”.

Relâmpago (James Pax), um dos servos de Lo Pan (James Hong) e integrante de “As Três Tempestades”, serviu de inspiração para a criação do visual de Raiden, em Mortal Kombat. Já o vilão Lo Pan foi a inspiração para Shang Tsung.

Além de conquistar uma legião de fãs nos cinemas e nos videogames na franquia Mortal Kombat, Os Aventureiros do Bairro Proibido também foi magistralmente adaptado pela BOOM! Studios e virou boardgame!

Arte do boardgame da BOOM! Studios.

E você, já assistiu Os Aventureiros do Bairro Proibido? Deixe seus comentários e sua avaliação! E lembre-se, confira nossas indicações anteriores do TBT do Feededigno.

Nota do público
Obrigado pelo seu voto



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.