Início GAMES Artigo Games clássicos: 5 jogos de futebol para PC que revolucionaram

Games clássicos: 5 jogos de futebol para PC que revolucionaram

Games clássicos: 5 jogos de futebol para PC que revolucionaram

Você que curte jogos esportivos com modo carreira e no estilo manager, já parou para pensar como essas modalidades bombaram? Prepare-se para uma sessão nostalgia. Confira nossa lista de 5 jogos de futebol para PC que revolucionaram o mundo dos games.

Tanto o modo carreira quanto os jogos em que você é um manager são fascinantes. Construir seu legado como jogador ou treinador nos games esportivos é divertido e desafiador.

A verdade é que gamers fãs de esportes não sabem o que é ficar entediados desde os anos 2000. Todos os anos são lançados títulos incríveis que atualizam as competições com os craques de cada modalidade.

Podemos dizer que a popularização do modo carreira nos jogos de futebol se deu em 2008. Foi quando a EA Sports lançou o FIFA 08, integrando a modalidade à sua franquia clássica. A concorrência não deixou barato, e no ano seguinte a Konami lançou o PES 2009 também com essa opção.

Por sua vez, o estilo manager não se sustentou como parte das franquias clássicas de futebol. A EA Sports até tentou sair na frente em 1997 com o FIFA Soccer Manager. Anos depois, esse jogo de futebol para PC seria renomeado para The FA Premier League Football Manager (1999 a 2002) e Total Club Manager (2003 a 2005).

Como você pode perceber, mesmo tendo a força da EA Sports, os managers da empresa não caíram nas graças do público. Você entenderá os motivos ao terminar de ler este artigo.

A EA Sports novamente mudou o nome para FIFA Manager em 2006. Isso deu fôlego à marca, mas somente até o FIFA Manager 14, última versão da franquia.

Agora que resumimos o contexto dos jogos de futebol para PC com modo carreira e no estilo manager, vamos à lista com os 5 games que marcaram época e revolucionaram a indústria.

Elifoot: o pai de todos os managers

Criada em 1987 pelo português André Elias, a histórica franquia Elifoot moldou caráter. A primeira versão foi lançada para ZX Spectrum, um microcomputador popular na Europa. Após, houve quatro versões para MS-DOS.

O reinado do manager português entre os jogos de futebol para PC começou em 1994. À época, o Elifoot 94 foi lançado para o Windows 1.0.

Só que o pai de todos os managers real oficial é o Elifoot 98.

O Elifoot 98 possui uma interface com os clássicos ícones do Windows. Por ter sido lançado em ano de Copa do Mundo, a ampla base de dados (com direito a bandeiras dos países e tudo) não apenas surpreendia, como teve todo o contexto favorável para bombar.

Jogos de futebol para PC criados nas décadas de 1980 e 1990 abriram caminho para modalidades populares até os dias atuais
Elifoot 98 | Créditos: Lance / Reprodução da internet

A mecânica do jogo envolvia o básico da função de um treinador com o perfil manager (com poder de decisão para negociar jogadores). Então, o Elifoot é famoso por permitir comprar e vender jogadores, escalar as equipes, aumentar a capacidade dos estádios e viver uma jornada da 4ª divisão até a 1ª.

Tudo isso misturando equipes de diversos países, escolhidos no começo do jogo, e sem poder ver as partidas. Se engana quem pensa que não tem emoção só pelo fato de que você acompanha uma série de placares como se fossem gráficos da Bolsa de Valores.

Jogos de futebol para PC criados nas décadas de 1980 e 1990 abriram caminho para modalidades populares até os dias atuais
Elifoot 98 | Créditos: Lance / Reprodução da internet

O auge foi o Elifoot 98, mas a franquia existe até hoje! Apesar do site parecer saído da década de 1990, o André Elias se mostra um desenvolvedor atualizado. A versão mais atual do game é o Elifoot 20, que está disponível para PC, Android e iOS.

Quer saber mais sobre a história do Elifoot? Não deixe de ler esta ótima matéria do TechTudo.

Brasfoot: o Elifoot brasileiro

Achou que o Brasil ficaria atrás de Portugal quando o assunto é futebol? Claro que não!

O Brasfoot é o “Elifoot brasileiro”. Simples assim. Criado por Emmanuel dos Santos, a primeira versão desse nostálgico jogo de futebol para PC foi lançado em 2003, tornando-se o primeiro manager nacional.

Jogos de futebol para PC criados nas décadas de 1980 e 1990 abriram caminho para modalidades populares até os dias atuais
Brasfoot | Crédito: Baixaki

Apesar da força do Elifoot 98 e da similaridade entre as franquias, o Brasfoot elevou o padrão dos jogos de gerenciamento de times. Não é à toa que atualmente muitos buscam por “jogos de futebol tipo Brasfoot” no Google, ao invés de pesquisarem por Elifoot ou de jogos estilo manager.

Um fator decisivo para o sucesso do Brasfoot foi a possibilidade de jogar os campeonatos regionais do Brasil.

Assim como o Elifoot, o Brasfoot continua firme e forte. O Brasfoot 2020 está disponível para PC e Android e pode ser baixado aqui.

New Star Soccer: modo carreira raiz

Também em 2003 o mundo recebeu a primeira versão de um clássico jogo de futebol para PC. Estou falando do New Star Soccer (NSS), desenvolvido pela New Star Games.

O começo do New Star Soccer foi singelo. Nas primeiras versões, NSS1 e NSS2 (2004), todas as ações eram realizadas com o mouse – algo comum a todos os jogos de futebol para PC listados aqui.

Foi em 2005 que a história começou a mudar. O New Star Soccer 3 é o jogo dessa franquia que marcou a vida desse que vos escreve. A partir do NSS3 você passou a construir a carreira de um jogador dentro e fora de campo, controlando seu astro do futebol com teclado, joystick ou gamepad.

Jogos de futebol para PC criados nas décadas de 1980 e 1990 abriram caminho para modalidades populares até os dias atuais
New Star Soccer 3 | Crédito: mobygames.com

Você desenvolve os fundamentos em treinamentos e jogos. Também pode tomar suas próprias decisões dentro e fora das quatro linhas.

Isso mesmo, se você quiser namorar, encher a cara ou se curar de uma lesão mais rapidamente se dopando, você pode. Apesar de não ser possível ver seus atos fora de campo, toda ação tem uma reação. Se você beber demais, pode entrar bêbado em campo e jogar muito mal por causa disso.

Você é avaliado jogo a jogo. Isso influencia na decisão do treinador escalar você ou não. Também é assim que seu passe se valoriza ou desvaloriza.

Depois disso, o NSS4 foi um jogo de futebol de modo carreira não apenas para PC, como também para Macintosh. E como as lendas não morrem, o NSS5 é a versão mais atual e levou o que há de melhor na franquia a um novo nível.

No New Star Soccer mais atual você pode jogar pôquer ou apostar em corridas de cavalo e controlar suas ações! Sim, você ainda pode se embebedar e pagar caro por isso. Você também acompanha seus status subindo e descendo a cada ação.

Veja você mesmo neste magnífico trailer:

New Star Soccer é tão divertido que o jogo mobile, lançado em 2012, foi premiado na categoria Sports/Fitness do BAFTA 2013, superando inclusive a versão console do FIFA 13.

O NSS5 está disponível para PC, Android, iOS e Windows Phone. Saiba mais aqui.

Championship Manager: partidas em detalhes

Há quem não admire os jogos de futebol para PC que não exibem as partidas. Pois bem, o Championship Manager (CM) foi o grande responsável por mudar esse panorama dos jogos de gerenciamento de equipes.

Lançado em 1992 pelos irmãos ingleses Paul e Oliver Collyer, o CM sempre levou a sério a qualidade da base de dados. Tanto que a primeira versão, CM ’93, ganhou dois updates: Championship Manager Italia, simulando as duas primeiras divisões italianas; e CM ’93 data update disks, que seria o que hoje conhecemos como DLC para atualizar o jogo original com as transferências do mercado inglês à época.

Championship Manager foi o carro chefe dos irmãos Collyer, que logo fundaram a Sports Interactive. A riqueza de detalhes da franquia ofereceu fotos e nomes reais de estádios e jogadores, bem como comentários do narrador Clive Tyldesley e tradução para diversos idiomas (inclusive PT-BR).

Além disso, desde o CM ’93 é possível acompanhar as partidas com descrição no estilo minuto a minuto.

O CM 96/97 foi o primeiro a contar com outro campeonato sem ser o inglês. No caso, a liga italiana. Essa mudança pavimentou o caminho para a base de dados se tornar global.

A base de dados se tornou editável a partir do CM 00/01. Nesse jogo se tornou possível criar seu próprio jogador e editar atletas existentes. Apesar de ser um dos clássicos jogos de futebol para PC, o CM 01/02 chegou também ao Xbox.

A primeira versão que eu joguei foi o Championship Manager 4. O CM 4 trouxe a possibilidade de assistir aos jogos em 2D, visto de cima como se fosse uma partida de futebol de botão.

Entretanto, o jogo apresentou diversos bugs. Isso gerou fortes atritos internos. Felizmente, muitas melhorias foram feitas na versão seguinte, CM 03/04, que foi o game da franquia que mais curti.

CM 03/04 | Crédito: moddb.com

A vida da Sports Interactive mudou muito em 2003, após lançar o CM 03/04. As mudanças ocorreram porque, após os atritos causados anteriormente, a empresa rompeu com a publisher Eidos.

Com isso, o Championship Manager começou a perder forças. Guarde essa informação, pois em breve você entenderá por quê.

Apesar das dificuldades, o jogo sobreviveu até 2011 nas mãos da Eidos. A última versão para PC foi o CM 2010, e o derradeiro jogo sob a tutela da empresa foi o CM 2011, lançado para iOS.

Após dois anos de hiato, a franquia foi revivida pela Square Enix sob o nome Champ Man. Foram lançados os Champ Man 13/14, 15, 16 e 17 para Android e iOS. Em 2018, a empresa removeu todos os jogos das lojas de aplicativos.

Football Manager: o auge dos managers

A ruptura entre Sports Interactive e Eidos deu origem ao manager que domina o mercado até hoje. Lançado em novembro de 2004 tendo a Sega como publisher, Football Manager (FM) sacramentou a hegemonia da Sports Interactive no ramo.

A vantagem competitiva era da Sports Interactive, que possuía toda a inteligência por trás da gigantesca base de dados. Entretanto, a Eidos ficou com os direitos da marca Championship Manager. Por isso, a nova criação foi batizada de Football Manager.

O Football Manager 2005 chegou com tudo. Apesar das partidas no estilo futebol de botão, a interface do FM era muito superior à do CM. O estreante também trouxe diversas novas funcionalidades. Entre elas: informações antes e pós-partidas, relatórios de inteligência refinados e ações verbais do treinador para com seus comandados.

O FM 2006 foi um novo sucesso. Dois lançamentos foram suficientes para que a Sega comprasse a Sports Interactive, em abril de 2006.

A era das partidas de botão se encerrou no FM 2009. De lá para cá, os gráficos só melhoraram. Eu realmente indico que você assista ao vídeo a seguir para acompanhar a evolução da qualidade do jogo.

Eu falei muito sobre a base de dados porque é realmente um motivo para o FM ser um jogo diferenciado. No game, você pode contar com a ajuda de olheiros para encontrar possíveis talentos ao redor do mundo.

Só que os olheiros existem na vida real e também trabalham para os desenvolvedores do FM. Tanto é que, em 2008, o clube inglês Everton firmou uma parceria com a Sega para ter acesso à essa riqueza de dados.

De acordo com matéria da Eurogamer à época, mais de 1.000 profissionais eram responsáveis por analisar e compilar dados de 20 mil times em 50 países. Isso significava cerca de 370 mil descrições precisas à disposição do Everton.

Atualmente, o Football Manager está disponível para PC e Mac. Você também pode baixá-lo pela Steam e pela Epic Games. Saiba mais aqui.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.