CRÍTICA – AEW Fight Forever (2023, THQ Nordic)

    O universo do Pro Wrestling, conhecido aqui no Brasil como Luta-Livre ou Telecatch, já tentou em alguns momentos expandir-se ao universo dos games. Mas apenas a mundialmente conhecida WWE foi a única que conseguiu ter sucesso neste segmento com a sua série de jogos Smackdown vs Raw e, posteriormente, o WWE 2K que anualmente lança um título da empresa. Dentre esta empresas da luta livre a All Elite Wrestling (AEW) decidiu inserir-se neste universo com o jogo AEW Fight Forever lançado para a antiga geração Playstation 4, XBOX One, Nintendo Switch além da nova Playstation 5, XBOX Series X/S e PC.

    O jogo é desenvolvido pela Yuke’s conhecida por desenvolver jogos do ramo do Pro Wreslting de empresas como NJPW, WWE além de títulos relacionados ao UFC e a adaptação para games de Berserk. A publicação fica por conta da THQ Nordic de jogos como Sponge Bob Square Pants: The Cosmic Shake e do vindouro remake de Alone in The Dark.

    O título do gênero de ação e esporte é uma adaptação em jogo da promotora All Elite Wrestling, a AEW, fundada em 2019 pelo CEO Tony Khan detentor dos direitos da tradicional Ring Of Honor. Seu lançamento para todas as plataformas acontece em 29 de junho.

    SINOPSE

    Desenvolvido pela YUKE’s, AEW: Fight Forever combina a luta-livre nostálgica com finalizações e golpes do All Elite Wrestling. Inclui um grande elenco do AEW, vários tipos de partida, um modo carreira detalhado, muita personalização, mais de 40 armas e muito mais!

    ANÁLISE

    AEW

    AEW Fight Forever repete um formula que fez muito sucesso em gerações anteriores e, desta forma o jogo é altamente divertido mesmo com algumas limitações em sua experiência como um todo.

    O título da Yuke’s não tem o mesmo glamour de franquias mais consolidadas como WWE 2K, mas procura recorrer a mecânicas e visuais que já fizeram muito sucesso no passado e isso o torna um jogo interessante.

    Em aspectos visuais ele lembra jogos clássicos de luta livre como Smackdown vs Raw e mesmo sendo um jogo que abrange nova e antiga geração é muito bonito e fluído. Os visuais dos personagens / lutadores é interessante por não buscar uma estética realista mas um estilo voltado ao arcade, entretanto não agrada tanto por emular elementos gráficos de consoles mais antigos.

    A trilha sonora é uma mescla das entradas dos lutadores com outras inclusas especialmente para o jogo. Sendo prazeroso o passeio entre os menus do jogo enquanto escolhe a sua próxima aventura dentro do universo da Elite da luta livre.

    Os modos de jogos são reproduções de diversas modalidade de combate que a AEW tem em seus programas como 1 vs 1, 2 vs 2 (tag match), trios, 4 way, Mata-Mata com Arame Farpado Explosivo além do já tradicional Cassino Battle Royale entre seus modos de exibição.

    Além da exibição existe o Road to Elite que consiste em um modo carreira, podendo ser jogado com um personagem disponível ou uma criação do jogador. Interessante que o avanço neste modo melhora os atributos do lutador personalizado que é criado para o jogo como um todo.

    As mecânicas de combate são divertidas e, particularmente, é bem interessante como os movimentos dos lutadores são bem semelhantes a suas versões reais. Mesmo não adotando características de um simulador, AEW Fight Forever tem a sua própria identidade como um jogo deste esporte.

    A variedade de lutadores é ampla podendo jogar com a maioria do roster ativo que se conhece atualmente, além de um personagem especial que pode ser adquirido com o próprio sistema monetário do jogo. Mesmo sendo simples o jogo desenvolvido da Yuke’s é excelente em transmitir a experiência de estar controlando-os ou criando um apenas seu para que faça parte deste universo.

    Falando em personalização é outro elemento positivo do jogo, sendo capaz de criar seu próprio personagem de forma bastante ampla. Este aspecto de personalização também se reflete nas entradas do roster que, apesar de curtas é possível acrescentar efeitos durante sua exibição.

    VEREDITO

    Uma boa variedade de personagens, uma boa trilha sonora, uma gameplay antiquada porém divertida AEW FIght Forever é uma excelente opção para fãs de Pro Wrestling ou jogadores que tenham interesse em entender como funciona este universo tão particular praticado no mundo todo.

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    Confira o trailer do game:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #9 | ‘Paper Mario’ é o início incrível de uma franquia cheia de personalidade

    Paper Mario 64 é um mergulho em um dos melhores jogos de RPG do Nintendo 64. O game 2D nos lança em um mundo conhecido, ligeiramente diferente.

    CRÍTICA: ‘Sker Ritual’ combina terror com muita ação

    Sker Ritual é um fps de terror repleto de ação. O game é o sucessor espiritual do game do mesmo estúdio Maid of Sker.

    EU CURTO JOGO VÉIO #8 | ‘The Darkness’ era uma escapada da rotina dos FPS

    The Darkness é um jogo FPS desenvolvido pela Starbreeze e publicado pela 2K, lançado em 2007 para PlayStation 3 e Xbox 360.

    Indie World: Confira todos os anúncios da conferência da Nintendo

    A Indie World chegou rapidinho e trouxe incríveis anúncios. O evento anunciou indies que chegarão ao Switch durante todo o ano.