CRÍTICA – Blast Brigade vs. the Evil Legion of Dr. Cread (2022, MY.GAMES)

    Criado pelo estúdio russo Allods Team Arcade, pertencente a MY.GAMES, responsável também por títulos como Skyforge e Warface, Blast Brigade vs. the Evil Legion of Dr. Cread é um título tão longo quanto seu nome e tão divertido quanto o mesmo sugere.

    Este é um metroidvania um tanto incomum, inspirado em filmes de ação dos anos 1980 e 1990 e repleto do que mais fazia sucesso nos jogos de ação da mesma época: uma chuva de tiros.

    SINOPSE

    Blast Brigade vs. the Evil Legion of Dr. Cread é uma aventura metroidvania em 2D inspirada nos filmes de ação eletrizantes dos anos 1980. Explore e retorne num mundo colorido no estilo em quadrinhos, use suas habilidades de jogos de plataforma, resolva quebra-cabeças espertos e use um arsenal explosivo de armas e habilidades para salvar o mundo!

    ANÁLISE DE BLAST BRIGADE VS. THE EVIL LEGION OF DR. CREAD

    É interessante como um jogo tão claramente inspirado em títulos famosos consegue ser único ao seu modo. Por mais que vejamos claras referências de renomados metroidvanias e a presença marcante de semelhanças com títulos como Metal Slug, Blast Brigade consegue se destacar.

    Sua temática e as cores marcantes fazem deste um jogo incomum que, mesmo que difícil em certos momentos, acaba sendo uma opção relaxante e divertida.

    Gráficos e temática

    Estamos acostumados a certos padrões gráficos em jogos do gênero metroidvania. Nos estilos mais clássicos, temos paletas de cores com pouca variação e muitos tons escuros. Nos mais atuais, os tons escuros ainda se mantêm, mas contrastam com algumas cores mais vibrantes, nos casos de jogos como Ori e semelhantes.

    Blast Brigade vs. the Evil Legion of Dr. Cread é um metroidvania em 2D disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Xbox One X|S e Nintendo Switch

    Blast Brigade foge desta “regra”, trazendo cores e personagens muito mais baseados em títulos como Metal Slug e Broforce. O estilo remetendo aos desenhos animados e a clara sátira aos modelos destemidos dos filmes de ação dos anos 1980 fazem com que o jogo brilhe.

    O jogo não explora uma história muito profunda, sendo propositalmente simples e direto (tal qual os já referidos filmes). Temos um vilão maléfico super malvado (os excessos são também uma marca do jogo) e um protagonista brucutu, cheio de si, não muito inteligente e pronto para arrebentar tudo que estiver contra ele. Parece tosco, mas é muito divertido.

    Mecânicas e jogabilidade

    Ainda que seja um metroidvania, o jogo não é nem de perto maçante. A curva de dificuldade é lenta, mas muito satisfatória, não entregando habilidades características do gênero já de início (como pulo duplo ou pulo em paredes), o que torna a experiência diferente e te mostra de todas as formas que este não é um jogo tão comum.

    O escalonamento de habilidades, atrelado à construção da base com os mais variados tipos de recursos, e os recursos de fast travel e salvamento inteligentemente espalhados pelo mapa tornam a experiência leve e não cansativa, permitindo que a revisitação de partes do mapa não seja um tédio nem tome muito do seu tempo.

    Blast Brigade vs. the Evil Legion of Dr. Cread é um metroidvania em 2D disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Xbox One X|S e Nintendo Switch

    A evolução das habilidades vai trazendo cada vez mais elementos a gameplay, permitindo ao jogador novas e divertidas formas de passar por desafios. O game oferece quatro personagens jogáveis que podem e devem ser alternados para suplantar desafios com suas habilidades características.

    Os personagens são: 

    • Jeff Jefferson, o redundante, bruto e divertido protagonista;
    • Shura, a destemida e ágil espiã soviética;
    • Galahad, o ruivo ciborgue escocês (?) e;
    • Vortex, uma jovem nativa da ilha.

    VEREDITO

    É muito interessante como Blast Brigade inova sem tanta inovação, bebendo do passado para ser vanguardista. As pelo menos 16 horas de história do game são muito bem dosadas, e o enredo direto permite que o jogo acabe quando tem que acabar. O jogo não força uma extensão desnecessária e conserva a diversão do início ao fim.

    Blast Brigade vs. the Evil Legion of Dr. Cread foi uma grata e divertida surpresa que me fará revisitar mais vezes a ilha paradisíaca, seus caricatos personagens e suas divertidas cutscenes.

    O jogo está disponível com legendas e menus em português para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Xbox One X|S e Nintendo Switch.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Confira o trailer de Blast Brigade vs. the Evil Legion of Dr. Cread:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #43 | ‘Tom Clancy’s The Division’ o apocalipse continua vivo

    The Division é um dos games da franquia de Tom Clancy que nos leva por uma América destruída. Depende de nós seguir diante a destruição.

    CRÍTICA: ‘Clair Obscur: Expedition 33’ transforma o fim da vida em arte e entrega o RPG mais inesquecível do ano

    Clair Obscur: Expedition 33 surpreende por sua proposta narrativa e desafia por sua jogabilidade intensa. Confira o que achamos do game.

    5 principais sinais de alerta no comércio de skins de CS2

    Uma vasta economia virtual há muito tempo se formou em torno das skins no CS2, mas cuidados são necessários para não cair em armadilhas!

    Confira os lançamentos de games de maio!

    Maio chega repleto de games para o PC. Confira os principais lançamentos do mês para todas as plataformas.