CRÍTICA – Blast Brigade vs. the Evil Legion of Dr. Cread (2022, MY.GAMES)

    Criado pelo estúdio russo Allods Team Arcade, pertencente a MY.GAMES, responsável também por títulos como Skyforge e Warface, Blast Brigade vs. the Evil Legion of Dr. Cread é um título tão longo quanto seu nome e tão divertido quanto o mesmo sugere.

    Este é um metroidvania um tanto incomum, inspirado em filmes de ação dos anos 1980 e 1990 e repleto do que mais fazia sucesso nos jogos de ação da mesma época: uma chuva de tiros.

    SINOPSE

    Blast Brigade vs. the Evil Legion of Dr. Cread é uma aventura metroidvania em 2D inspirada nos filmes de ação eletrizantes dos anos 1980. Explore e retorne num mundo colorido no estilo em quadrinhos, use suas habilidades de jogos de plataforma, resolva quebra-cabeças espertos e use um arsenal explosivo de armas e habilidades para salvar o mundo!

    ANÁLISE DE BLAST BRIGADE VS. THE EVIL LEGION OF DR. CREAD

    É interessante como um jogo tão claramente inspirado em títulos famosos consegue ser único ao seu modo. Por mais que vejamos claras referências de renomados metroidvanias e a presença marcante de semelhanças com títulos como Metal Slug, Blast Brigade consegue se destacar.

    Sua temática e as cores marcantes fazem deste um jogo incomum que, mesmo que difícil em certos momentos, acaba sendo uma opção relaxante e divertida.

    Gráficos e temática

    Estamos acostumados a certos padrões gráficos em jogos do gênero metroidvania. Nos estilos mais clássicos, temos paletas de cores com pouca variação e muitos tons escuros. Nos mais atuais, os tons escuros ainda se mantêm, mas contrastam com algumas cores mais vibrantes, nos casos de jogos como Ori e semelhantes.

    Blast Brigade vs. the Evil Legion of Dr. Cread é um metroidvania em 2D disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Xbox One X|S e Nintendo Switch

    Blast Brigade foge desta “regra”, trazendo cores e personagens muito mais baseados em títulos como Metal Slug e Broforce. O estilo remetendo aos desenhos animados e a clara sátira aos modelos destemidos dos filmes de ação dos anos 1980 fazem com que o jogo brilhe.

    O jogo não explora uma história muito profunda, sendo propositalmente simples e direto (tal qual os já referidos filmes). Temos um vilão maléfico super malvado (os excessos são também uma marca do jogo) e um protagonista brucutu, cheio de si, não muito inteligente e pronto para arrebentar tudo que estiver contra ele. Parece tosco, mas é muito divertido.

    Mecânicas e jogabilidade

    Ainda que seja um metroidvania, o jogo não é nem de perto maçante. A curva de dificuldade é lenta, mas muito satisfatória, não entregando habilidades características do gênero já de início (como pulo duplo ou pulo em paredes), o que torna a experiência diferente e te mostra de todas as formas que este não é um jogo tão comum.

    O escalonamento de habilidades, atrelado à construção da base com os mais variados tipos de recursos, e os recursos de fast travel e salvamento inteligentemente espalhados pelo mapa tornam a experiência leve e não cansativa, permitindo que a revisitação de partes do mapa não seja um tédio nem tome muito do seu tempo.

    Blast Brigade vs. the Evil Legion of Dr. Cread é um metroidvania em 2D disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Xbox One X|S e Nintendo Switch

    A evolução das habilidades vai trazendo cada vez mais elementos a gameplay, permitindo ao jogador novas e divertidas formas de passar por desafios. O game oferece quatro personagens jogáveis que podem e devem ser alternados para suplantar desafios com suas habilidades características.

    Os personagens são: 

    • Jeff Jefferson, o redundante, bruto e divertido protagonista;
    • Shura, a destemida e ágil espiã soviética;
    • Galahad, o ruivo ciborgue escocês (?) e;
    • Vortex, uma jovem nativa da ilha.

    VEREDITO

    É muito interessante como Blast Brigade inova sem tanta inovação, bebendo do passado para ser vanguardista. As pelo menos 16 horas de história do game são muito bem dosadas, e o enredo direto permite que o jogo acabe quando tem que acabar. O jogo não força uma extensão desnecessária e conserva a diversão do início ao fim.

    Blast Brigade vs. the Evil Legion of Dr. Cread foi uma grata e divertida surpresa que me fará revisitar mais vezes a ilha paradisíaca, seus caricatos personagens e suas divertidas cutscenes.

    O jogo está disponível com legendas e menus em português para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Xbox One X|S e Nintendo Switch.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Confira o trailer de Blast Brigade vs. the Evil Legion of Dr. Cread:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Sker Ritual’ combina terror com muita ação

    Sker Ritual é um fps de terror repleto de ação. O game é o sucessor espiritual do game do mesmo estúdio Maid of Sker.

    EU CURTO JOGO VÉIO #8 | ‘The Darkness’ era uma escapada da rotina dos FPS

    The Darkness é um jogo FPS desenvolvido pela Starbreeze e publicado pela 2K, lançado em 2007 para PlayStation 3 e Xbox 360.

    Indie World: Confira todos os anúncios da conferência da Nintendo

    A Indie World chegou rapidinho e trouxe incríveis anúncios. O evento anunciou indies que chegarão ao Switch durante todo o ano.

    CRÍTICA: ‘Harold Halibut’ é aventura sci-fi stop-motion com narrativa profunda e envolvente

    Harold Halibut é uma aventura única. Em uma viagem ao desconhecido, somos lançados na história de Harold à bordo da Fedora, uma nave submersa.