CRÍTICA – Desolatium (2023, Superlumen)

    Desolatium é uma aventura gráfica em primeira pessoa baseada em Lovecraft Mythos, desenvolvida pelo estúdio de desenvolvimento independente espanhol Superlumen e publicado pela SOEDESCO. O jogo encontra-se disponível para PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4 e PC, tendo sido lançado no dia 27 de outubro.

    SINOPSE

    Nesta aventura gráfica point & click vai investigar o misterioso desaparecimento de um amigo através dos olhos de 4 personagens diferentes, cada uma com as suas características próprias. Desvendando o mistério à medida que é levado por um caminho obscuro cheio de criaturas e mitos lovecraftianos. Serão os “antigos” de que falam as histórias reais? Cuidado com aquilo que deseja, pois a resposta pode te levar à perdição se não tiver cuidado.

    ANÁLISE

    Desolatium

    Desolatium é um survival horror point click que sustenta sua narrativa imersiva e misteriosa nas obras de H.P Lovecraft. Com isso, o enredo é construído através do ponto vista de 4 personagens. Desse modo, a história do jogo começa sem muita explicação e você terá que investigar os pontos de área que seu personagem se encontra para que o enredo ganhe transparência.

    Além dessa narrativa sombria que o game transmite muito bem o horror cósmico. O mesmo desenvolve os diálogos dos personagens com estilo de quadrinhos de modo simples e intuitivo. O que mais me chamou a atenção em Desolatium, é que o jogo não te pega na mão para investigar os cômodos e coletar itens que vão liberar novas áreas de acesso para o desenrolar da narrativa. 

    O designer do inventário lembra muitos os primeiros jogos da franquia Silent Hill e Resident Evil. Conforme você pega determinado item você terá que quebrar a cabeça para desvendar para que serve esse objeto na narrativa. Em alguns momentos eu fiquei preso horas em uma sala de necrotério, pois não sabia que combinar dois itens liberariam uma nova área. Confesso que acabei pensando seriamente em desistir nesse ponto.

    Outro ponto de destaque, vai para os puzzles que realmente são de quebrar a cabeça como citei. O nível de dificuldade dos puzzles é similar ao Play Novel: Silent Hill (2001). Destaque também para ambientação assustadora e claustrofóbica que é pesada e imersiva para um jogo point click

    Embora a história de Desolatium seja intrigante e enigmática, o jogo pode acabar não sendo para todos os públicos. Visto que o subgênero point-click não prende jogadores impacientes. Apesar de não ser um gênero tão aclamado atualmente, mas que ainda segue forte, o jogo se sustenta com uma ambientação e narrativa misteriosa.

    VEREDITO

    Desolatium é um ótimo jogo que prende o jogador em uma história influenciada pelas obras do pai horror cósmico. Mas que pode acabar não sendo suficiente para prender a atenção de jogadores que ainda não tem familiaridade com point-click. 

    Nossa nota

    3,0 / 5,0

    Confira o trailer do game:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    5 novos jogos de Nintendo Switch para toda a família explorar

    O Nintendo Switch dá as boas-vindas à primavera com seleção incrível de jogos casuais no portátil da Big N. Confira a lista!

    EU CURTO JOGO VÉIO #7 | ‘Congo’s Caper’ é platformer do SNES cheio de personalidade

    Congo's Caper é um game divertido e cheio de desafios. O game foi lançado em 1993 para o Super Nintendo e ganhou uma versão ocidental.

    CRÍTICA: ‘Raccoo Venture’ é platformer brasileiro divertido, que empolga

    Raccoo Venture é game indie Brasileiro que encanta por sua jogabilidade direto ao ponto e sua dificuldade enorme, acima de tudo.

    Star Wars: Outlaws | Revelado trailer narrativo, confira detalhes

    Star Wars: Outlaws ganhou seu primeiro trailer narrativo. O trailer revelou em qual momento da história o game será ambientado e mais!