CRÍTICA – Digimon World: Next Order (2016, Bandai Namco)

    Digimon World: Next Order é o sexto jogo da franquia Digimon World, mas que originalmente foi apenas lançado no Japão para Playstation Vita em 2016. Em 2017, o game foi disponibilizado para PlayStation 4 e PC, e em 2023 veio a ser lançado para o Nintendo Switch.

    SINOPSE

    O Mundo Digital saiu completamente do controle com Machinedramon e agora se encontra em um estado de absoluto caos. Como parte do seu Digidestino, cabe a você restaurar a ordem do mundo em Digimon World: Next Order, um RPG de coleção de monstros.

    Encontre e recrute o maior número possível de companheiros Digimons fiéis para reconstruir o Mundo Digital. Você será capaz de equilibrar as atividades de treinamento e exploração para impedir que os Digimons infectados por vírus causem a destruição completa?

    ANÁLISE

    Digimon World: Next Order

    Finalmente Digimon World: Next Order chegou para o Nintendo Switch. O game é desenvolvido pela Bandai Namco e traz mais uma eletrizante aventura ao mundo dos monstrinhos digitais. Nessa nova aventura é possível você escolhe o sexo de seu personagem assim como nos games da franquia Pokémon. E dessa forma iniciar uma jornada pelo mundo digital.

    Em DWNO temos um jogo voltado para o gênero RPG. Assim como nos saudosos jogos anteriores da franquia Digimon World do PlayStation One. Por isso, os fãs de longa data ficaram empolgados com esse novo jogo com ar de nostalgia.

    No entanto, o jogo pode acabar não atraindo novos fãs para a franquia. Visto que o jogo é um JRPG que apresenta mecânicas truncadas que certamente podem acabar não agradando a quem buscar um jogo mais dinâmico.

    O esquema de RPG neste jogo segue os modos de Drangon Quest XI que você verá o inimigo no mapa e caso ele toque em seu personagem logo inicia uma batalha. É possível desviar dos digimons malignos, mas a gameplay não ajuda tanto em diversos momentos que você tenta esquivar de batalhas indesejáveis. No entanto, no início será necessário para você dar uma upada em seus companheiros.

    Digimon World: Next Order

    Um ponto que me desagradou com as batalhas foi o nível de desbalanceamento de seus inimigos. Em diversos momentos me deparei com Digimon no Level 7 enquanto os meus estavam no Level 2. Por isso, fique bastante atento quando estiver explorando o mapa, pois batalhas indesejáveis com inimigos fortes deram inevitáveis.

    Por outro lado, um ponto que achei muito interessante, foi a interação dos Digimons que apresentam estados de humor de raiva, alegria, sono ou fome. Toda vez que um dos seus amiguinhos estiver insatisfeito ou com fome, ele aparece com um balão de interação pedindo algo para você. Conforme você vai melhorando seu vínculo com eles, seu nível de envolvimento e amizade vai melhorando. Isso ajuda bastante na hora das batalhas.

    Esse detalhe é muito agradável para o seu envolvimento com a história. Isso me fez lembrar que no anime os personagens nunca tinham um laço de amizade 100% agradável. Visto que os digimons têm personalidades distintas.

    GRÁFICOS

    Em relação à parte gráfica, o jogo apresenta gráficos medianos. Visto que em diversos momentos temos quedas de frames e paredes invisíveis. Esses pontos são negativos diante do tamanho que a franquia é no mundo. Para ter uma ideia, os gráficos são piores que Pokémon Legends: Arceus (2022).

    Desse modo, Digimon World: Next Order é um ótimo jogo que resgata a nostalgia da era Playstation One, mas que infelizmente não inova a nova onda de JRPG que procuram se inovar ao público de hoje.

    VEREDITO

    Digimon é uma franquia incrível, mas sinto que ainda não emplacou com um jogo que pegasse todos os fãs em seus mais diversos e variados jogos já lançados ao longo das décadas. Em suma, DWNO é um ótimo jogo, mas que vai exigir bastante tempo aos novos fãs da franquia nessa aventura que ainda se prende às mecânicas do passado.

    Nossa nota

    3,0 / 5,0

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Star Wars Outlaws’ leva o Nintendo Switch 2 ao máximo, porém…

    Star Wars Outlaws finalmente chegou ao Nintendo Switch 2. Confira o que achamos do game de uma das maiores franquias do mundo pela Ubisoft.

    CRÍTICA: ‘Persona 3 Reaload’ chega ao Nintendo Switch 2

    Persona 3 Reload finalmente está chegando ao Nintendo Switch. Portado para o novo console, com gráficos dignos da franquia, mergulhamos mais uma vez no mundo do game.

    CRÍTICA: Com uma história sombria e reflexiva ‘Bye Sweet Carole’ é um excelente jogo

    Bye Sweet Carole é história sombria e reflexiva. O game da Little Sewing Machine nos coloca no controle de Lana em busca de Carole.

    PREVIEW: ‘Anno 117: Pax Romana’ eleva a franquia ao seu auge

    Anno 117: Pax Romana eleva a franquia da Ubisoft ao seu ponto mais alto. Nos levando à Roma Antiga e surpreendendo em tudo!