‘Freedom Wars Remastered‘ habita um lugar muito atual em discussões, em um RPG de ação guiado pela história de uma sociedade de hipercontrole, em que todos os indivíduos são vigiados e precisam agir de acordo com as “normas” impostas pelos líderes daquela realidade.
A vigilância exercida aqui, vai além do que podemos imaginar. Desde um número absurdo de câmeras espalhadas pelo mundo, até com “companions” humanóides, chamados de “acessórios” que te vigiam a todo momento.
Desde o século XVIII, alguns conceitos para entender o controle exercido sobre os indivíduos por parte da sociedade foram criados. Foucault mostrou que as instituições comuns, como sociedades industriais, escola, fábricas e prisões tinham como foco disciplinar os indivíduos que ocupavam estes lugares. Este modelo de “prisão” passou a ser conhecido como pan-óptico.
Com legendas localizadas para o português do Brasil, podemos aproveitar de fato a jornada que era originalmente do PSVita, agora nas plataformas mais recentes. O game é originalmente desenvolvido pela Dimps e publicado pela Bandai Namco.
SINOPSE
Em um futuro distópico, o mundo é devastado pela poluição e esgotado de recursos naturais, e a humanidade vive em complexos prisionais extensos chamados Panopticons. Qualquer um que nasça neste cenário infernal é considerado “Ímpios”. Os jogadores buscam sua liberdade se voluntariando para operações de combate extremamente perigosas para competir com outros Panopticons pelo que resta dos recursos cada vez menores do planeta.
ANÁLISE
Ambientado em um mundo completamente destruído pela poluição no ano de 102014, os seres humanos restantes passam a habitar abrigos subterrâneos chamados de panópticos. Sendo severamente punidos por toda e qualquer violação das normas, desde se deitar na cela, ou até mesmo, perder sua memória. Nos primeiros momentos do game, nosso personagem, um “ímpio” que é punido com 1 milhão de anos de prisão.
O que acontece com todos os novos habitantes do panóptico, é uma sentença. Sentença esse que pode dobrar ou ser aumentada com qualquer tipo de violação.
A fim de viver de verdade, ou pelo menos diminuir nossa sentença de 1 milhão de anos, precisamos contribuir com esta sociedade.
Coletando recursos, resgatando cidadãos e subindo rankings e comprando privilégios – visuais e de ação – nossa pena diminui relativamente pouco. Mas o que precisamos fazer para viver de verdade?
Em uma sociedade em que o controle exercido em seus “ímpios” se assemelha a de um autoritarismo exacerbado, nossas punições e vigilância podem vir de mais lugares do que podemos imaginar. Além de combates contra monstros gigantes e uma narrativa que se mantém ao fundo das horas de gameplay, um controle confuso por fim pode ser mostrar completa, mas ainda sim, truncada.
Com uma história de fundo que pode acabar por se mostrar genérica, sua base nos causa um certo asco e desconforto por como esta sociedade se baseia. Seria ela pelas semelhanças com o mundo real?
JOGABILIDADE, GRÁFICOS E ESTILO DE GAMEPLAY
Com uma navegação por mapas 3D horizontal e vertical, o game nos proporciona uma jogabilidade limitada. Conforme a progressão, os níveis de dificuldade nos forçam a aprender a usar nossas habilidades de maneira mais profunda. Tornando as lutas de proximidade cada vez mais rápidas e dinâmicas. Combates de proximidade e à distância fornecem diferentes aproximações, mesmo com inimigos muito similares uns dos outros, o que pode ser frustrante. Com uma variedade de no máximo 5 inimigos gigantes e outros 4 menores, existe uma limitação de dificuldade.
Oferecendo diferentes possibilidades aos jogadores e dando ao game um leve aspecto de RPG, é possível equipar no nosso personagem, nosso ímpio, tentáculos de ataque, defesa e cura.
A partir do nível 6 ou 7, existe um aumento significativo na força dos inimigos, e uma dificuldade relacionada à obtenção de armas menores, o que torna nossa progressão mais lenta e exige muito mais grinding.
Com um gráfico estilo anime, mas com uma jogabilidade que se assemelha à Monster Hunter – em que é necessário dominar habilidades de combate, a fim de progredir na derrocada dos abdutores.
SOCIEDADE DO CONTROLE, AMBIENTAÇÃO E MAIS
No início do século XX, Michel Foucault se debruçou por como a sociedade disciplinar tende a organizar o poder por meio da disciplina, do controle exacerbado. Confinando indivíduos em espaços fechados, como escolas, prisões, fábricas e afins. Moldando não apenas os indivíduos, como incentivando e promovendo a submissão destes.
Nos anos seguintes, Gilles Deleuze usaria como base o estudo de Foucault e entenderia que a sociedade do controle era uma evolução natural da forma de controle disciplinar percebido alguns anos antes. Analisando como esse poder ligado à disciplina evoluiu para um controle que não mais confina, mas que se dissemina por todas as camadas da sociedade. E em Freedom Wars, não é diferente.
Regulando comportamentos, podendo ser tanto flexíveis quanto inflexíveis – como no game -, o controle faz com que estes indivíduos vivam em constante medo.
O ponto aqui, é como o game nos faz sentir completamente fora do controle. Sendo necessário fugir ou mergulhar nas mentiras que giram em torno do controle dos panópticos. Fazendo uso de armas melee e armas de fogo, os recursos deste mundo pós apocalíptico deixa claro que será necessário um grinding um tanto quanto absurdo a fim de prosperar.
Essa escassez proporciona eventos como a invasão do nosso panóptico por ímpios inimigos. Estes combates nem sempre são desafiadores, mas contra os Abdutores com certeza serão.
A ambientação pós apocalíptica nos faz sentir quase sempre sem esperança.
Com personagens secundários que falham em nos fazer sentir imersos na história, seus arcos acabam por ser fracos e desinteressantes. Mas a profundidade necessária para a história continuar, vem do desafio e da curiosidade dos indivíduos que nunca colocaram os olhos no game.
VEREDITO
Freedom Wars Remastered nos causa um asco por nos lembrar como é viver diariamente sob o controle exercido em grande parte da população pelo Capital. Nos ambientar a um mundo destruído que é controlado pelos indivíduos de maior poder aquisitivo que vive no “Paraíso” – uma nave cidade que habita os céus -, tende a nos fazer sentir um desconforto e quase sempre nos proporciona paralelos.
O game obtém êxito em se apresentar à uma nova geração, mas falha no que diz respeito à oferecer uma jogabilidade divertida, diversa e imersiva. Sendo muito mais oneroso do que divertido, o game desafia e mantém seus jogadores entretidos e curiosos. Mas mesmo que todos os passos do game ofereçam dificuldades tremendas e passos demais para que possamos progredir. O game possui um retrogosto de realidade, o que pode tanto incomodar, como surpreender.
Freedom Wars não é tão simples de ser jogado, mas é desafiador. Com um final que deixa em aberto a possibilidade de uma continuação, acompanhamos aqui uma história de combate, traição, do terreno e do divino. Ao passo em que vemos a história de um mundo violento, tomado pelo desespero, uma continuação talvez seja a única saída. Ou pelo menos a mais inteligente.
Sendo mais longo do que o necessário, uma vindoura continuação talvez possa se beneficiar de uma história mais direta ao ponto do que este game foi.
3,5 / 5,0
Confira o trailer do game:
Freedom Wars Remastered está disponível para PC, PlayStation 4 e PlayStation 5.
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