CRÍTICA – Hitman Freelancer (2023, IO Interactive)

    Hitman 3 foi lançado em 20 de janeiro de 2021 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One , Xbox Series e PC sendo o oitavo título da franquia e o ultimo que encerra a trilogia World of Assassination. Desenvolvido e publicado pela IO Interactive o jogo do gênero stealth é jogado em terceira pessoa e ao longo de todos os seus títulos se tornou um dos clássicos do gênero, angariando muitos fãs do misterioso assassino conhecido apenas como Agente 47.

    A mais recente atualização do jogo chegou gratuitamente no dia 26 de janeiro intitulado Hitman: Freelancer aonde podemos seguir uma rotina de missões e pequenas campanhas utilizando todos os aspectos mecânicos característicos do jogo.

    SINOPSE

    Os jogadores assumem o papel do Agente 47 explorando vários locais ao redor do mundo com o objetivo de assassinar alvos contratados

    A história deste terceiro capítulo é uma conexão direta do jogo anterior, quando Edward “A Constante” cede uma informação para o Agente 47 e seus aliados derrubarem os principais sócios da Providence, ocupando o vácuo de poder deixado por eles.

    ANÁLISE

    Freelancer

    Hitman: Freelancer é um excelente conteúdo adicional para o jogo que encerra a franquia, porém não é o tipo de gameplay que possa se tornar uma unanimidade pelas mecânicas complexas e os objetivos a alcançar. Em Freelancer temos um esconderijo de onde recebemos diversas missões de campanha, cada uma com duas missões de assassinato comum para na terceira identificar e eliminar o alvo prioritário.

    É permitido falhar apenas em uma das missões principais, porém caso isso aconteça o Agente 47 não pode ser identificado, aumentando a dificuldade da missão restante. Caso falhe em duas missões ou em eliminar o alvo prioritário se falha na campanha sendo necessário realizar novamente todas as tarefas, porém em diferentes lugares o que torna a dinâmica de objetivos muito divertida.

    O esconderijo é um local com diversas áreas desde a sala que se escolhe os alvos e equipamento necessário para realizar a tarefa, guarda roupa, sala de recuperação de onde o 47 ressurge caso uma missão não seja bem sucedida, além de áreas externas, sala de jantar e outros lugares acessados a cada nível de maestria adquirido.

    Freelancer

    A maestria não só permite o acesso as áreas do esconderijo, mas também melhorias, acesso a armas, veículos, trajes que podem se utilizados na realizações de missões e “merces”, a moeda de compra do jogo.

    Realizar um assassinato em Hitman não é uma tarefa fácil como se pensa, sendo necessário realizar um processo de planejamento que, para jogadores que não conhecem este gênero, possa ser enfadonho porém necessário pois quanto mais indetectável for a sua infiltração maior o sucesso e suas recompensas cumprindo os objetivos secundários.

    Falhar em missões também é algo que incentiva a elaboração de uma estratégia, pois os equipamentos perdidos na missão não retornarão com o personagem após surgir na ala de recuperação do esconderijo. Para jogadores mais familiarizados com a proposta de Hitman é uma jogabilidade divertida realizando o reconhecimento de área, pegando algum disfarce ao interceptar algum guarda ou pessoa que facilite o acesso a determinada área o aproximando do alvo, além da opção de realizar isso de forma letal ou não.

    O jogo não é tão focado no conflito direto, portanto o uso de armas é mais limitado incentivando a ser o mais furtivo possível, porém o jogo possui um excelente mostruário de armas diferentes para os momentos que for necessário realizar o combate. A mecânica de disparo talvez seja o ponto de atenção, tanto no jogo Hitman 3 quanto neste modo freelancer, dificultando a mira de acordo com o ângulo que se está posicionado.

    VEREDITO

    O modo de jogo Hitman: Freelancer é desafiador para novos jogadores, mas pode ser altamente chamativo quando se torna conhecedor de todos os recursos necessários para obter sucesso ao realizar objetivos no jogo e para aqueles que gostam de um bom jogo de modo furtivo, é uma experiência divertida e altamente gratificante elaborar as estratégias para realizar as campanhas do jogo.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Confira o trailer de Hitman 3: Freelancer:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Sker Ritual’ combina terror com muita ação

    Sker Ritual é um fps de terror repleto de ação. O game é o sucessor espiritual do game do mesmo estúdio Maid of Sker.

    EU CURTO JOGO VÉIO #8 | ‘The Darkness’ era uma escapada da rotina dos FPS

    The Darkness é um jogo FPS desenvolvido pela Starbreeze e publicado pela 2K, lançado em 2007 para PlayStation 3 e Xbox 360.

    Indie World: Confira todos os anúncios da conferência da Nintendo

    A Indie World chegou rapidinho e trouxe incríveis anúncios. O evento anunciou indies que chegarão ao Switch durante todo o ano.

    CRÍTICA: ‘Harold Halibut’ é aventura sci-fi stop-motion com narrativa profunda e envolvente

    Harold Halibut é uma aventura única. Em uma viagem ao desconhecido, somos lançados na história de Harold à bordo da Fedora, uma nave submersa.