CRÍTICA – Kirby’s Dream Buffet (2022, Nintendo)

    O ano em que Kirby completa 30 anos de histórias e aventuras está cada vez mais cheio de surpresas. Em Kirby’s Dream Buffet, os personagens da clássica franquia da Nintendo com a HAL Laboratory trazem ao Nintendo Switch um multiplayer colorido num misto de Fall Guys e Mario Party.

    Kirby’s Dream Buffet foi lançado em 17 de agosto e está disponível em português brasileiro. Confira nosso review a seguir.

    SINOPSE

    Role por um bufê de fases em quatro rodadas divertidas para quatro jogadores como Kirby… E ele parece mais redondinho do que o normal?! Corra em deliciosas fases com obstáculos para coletar morangos enquanto Kirby fica cada vez maior. Depois, vire a mesa na rodada final — uma batalha frutífera em uma plataforma flutuante.

    Sacie a sua fome em partidas locais sem fio ou online para até quatro jogadores. Com um extenso cardápio de poderes conhecidos como alimentos de cópia e várias oportunidades de coletar morangos espalhados em quatro rodadas, todo mundo pode encher a barriga neste jogo mamão com açúcar. Pessoas de qualquer idade podem saborear este frenesi de fofura e competitividade.

    Obs: Modo online disponível somente para assinantes do Nintendo Switch Online.

    ANÁLISE DE KIRBY’S DREAM BUFFET

    Kirby’s Dream Buffet foi anunciado de surpresa poucos dias antes de seu lançamento como parte das celebrações de 30 anos da bolinha rosa mais querida da Nintendo. Também em agosto, a franquia contou com uma apresentação sinfônica especial realizada no Japão.

    Desde o início da rápida divulgação ficou na dúvida se esse seria um jogo pago da Kirby, ou se estaria de graça no Nintendo eShop assim como Super Kirby Clash (2019). Isso porque o primeiro trailer não falava em pre-order ou purchase, e sim apenas mencionava a possibilidade de download.

    Mas sim, Kirby’s Dream Buffet é um jogo pago e custa R$ 77,00. Guarde essa informação.

    Dito isso, vamos para a análise.

    Kirby’s Dream Buffet é um spin-off com uma proposta divertida e bem executada em termos de gameplay. O jogo tem como foco principalmente crianças e é seguro dizer que os minijogos e a dinâmica competitiva das quatro fases em sequência funcionam bem e atingem seus objetivos. Cada estilo de minijogo também pode ser jogado individualmente.

    A gameplay diverte porque sabe misturar bem os elementos clássicos da franquia, como sugar habilidades e transformar Kirby em um personagem poderoso e versátil, enquanto corre freneticamente rumo à linha de chegada para comer o maior bolo, ou em disputa nas fases pequenas de embate direto contra os adversários.

    No entanto, a verdade é que as fases são parecidas entre si. De modo isolado, isso não chega a ser um problema, pois o ritmo e os recursos como empurrar os adversários e usar as habilidades são bem agradáveis.

    A progressão do jogo é subir o nível geral para desbloquear fantasias (skins, cores diferentes do Kirby, roupas de personagens, etc), trilhas sonoras de diferentes jogos da franquia e novas fases. Também é possível receber biscoitos para decorar um bolo acessível no lobby.

    Kirby's Dream Buffet é um game party multijogador lançado para Nintendo Switch em 17 de agosto de 2022. Confira nosso review.
    Créditos: Divulgação / Nintendo

    Acontece que o jogo é limitado e linear. Então mesmo que haja diferença entre as fases, e novas sejam desbloqueadas conforme você aumenta o nível, a experiência se torna repetitiva, pois não há algo que realmente motive a subir de nível depois de algumas partidas.

    Outro agravante é que não se pode escolher as fases, então mesmo as desbloqueando, não há um atrativo para querer liberar mais, pois não há um modo de jogo em que você possa escolher suas favoritas ou montar uma disputa customizada.

    O multiplayer online também oferece uma experiência bastante aleatória e sem critérios que estimulem uma longa jogatina. Nesse modo, você pode disputar partidas contra pessoas de qualquer lugar do mundo ou fechar salas com senha para partidas privadas.

    As vitórias dão experiência no game em geral e pontos de guloseima que, de alguma forma, servem para ranquear suas partidas. Ser derrotado ou se desconectar em meio às partidas faz você perder pontos. Acontece que não tem como entender para que essa pontuação serve e o quão grave é perder esses pontos.

    VEREDITO

    Kirby’s Dream Buffet diverte e é um bom atrativo para reunir crianças e adultos para um jogo casual. No entanto, a experiência limitada e com poucos atrativos não explora um potencial que poderia fazer do novo jogo do Kirby algo muito além do que apenas um game casual.

    Não costumo mencionar os preços nas minhas análises, mas nesse caso é inevitável comparar com Super Kirby Clash, um jogo disponível gratuitamente para o Nintendo Switch que possui diversos recursos que estimulam você a seguir jogando para progredir no game. Mesmo esse se tratando de uma adaptação de Team Kirby Clash Deluxe (2017), lançado para Nintendo 3DS, a experiência é muito mais completa e longeva do que a oferecida por Kirby’s Dream Buffet, pensado exclusivamente para o Switch.

    Faltou deixar a comunidade gamer com água na boca e aquele desejo de quero mais.

    Nossa nota

    2,8 / 5,0

    Assista ao trailer de Kirby’s Dream Buffet:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #30 | Black (2006)

    Black marcou a geração do PS2 por sua dificuldade e sua gameplay dinâmica e frenética. Confira o que achamos do game.

    CRÍTICA: ‘Mario & Luigi: Brothership’ é o retorno dos irmãos em aventura lúdica e divertida

    Mario & Luigi: Brothership nos lança por uma aventura única da amada franquia, repleta de diversão e pouco desafio, ele é o RPG perfeito.

    CRÍTICA: ‘Indiana Jones e o Grande Círculo’ é respiro em franquia limitada pelo tempo

    Indiana Jones e o Grande Círculo é a mais nova aventura e mergulho no mundo do amado arqueólogo. Confira o que achamos!

    CRÍTICA: ‘Legacy Of Kain: Soul Reaver 1 e 2 Remastered’ é como um remaster como deve ser

    Legacy of Kain: Soul Reaver 1-2 Remaster é o mais novo relançamento da amada franquia dos games dos anos 90. Confira!