CRÍTICA – Monster Energy Supercross 5 (2022, Milestone S.R.L.)

    Tivemos neste dia 17 de março o primeiro lançamento do ano da desenvolvedora italiana Milestone S.R.L., Monster Energy Supercross 5. O estúdio é bastante conhecido por muitos jogos de motovelocidade, tanto de motocross como os MotoGP, além do Hot Wheels Unleashed, lançado em 2021.

    Monster Energy Supercross 5 está disponível para PC, PlayStation 4 e 5, XBOX One e Series X | S.

    SINOPSE

    A estrada para a fama nunca foi tão incrível! Ponha-se no lugar das maiores lendas do SX com todas as pistas oficiais, os pilotos e as motos da temporada 2021 do Monster Energy Supercross. O próximo campeão pode ser você!

    Segure firme o guidão da sua moto, pois um novo capítulo da série finalmente chegou. Experimente Monster Energy Supercross 5 – The Official Videogame e descubra o primor do supercross em ambiente fechado!

    ANÁLISE DE MONSTER ENERGY SUPERCROSS 5

    Antes de tudo, deixo claro que este foi o primeiro jogo da série Monster Energy Supercross que tive acesso, apesar de já ser o quinto da franquia. Portanto, minha análise vai ser do ponto de vista de alguém que não está acostumado ao estilo.

    Jogabilidade

    Dito isto, trago alguns pontos sobre a jogabilidade. Por ter como proposta simular uma competição de supercross, os aspectos físicos e mecânicos são bastante trabalhados e destacados.

    Desta forma, para alguém não experienciado no estilo, ainda que no modo fácil, apropriado segundo o jogo para quem não é íntimo do jogo, este é um game bastante complexo. Caí bastante e muitas vezes não consegui nem ser competitivo em corridas por não conseguir ter um domínio da moto.

    Mas entendo que apesar da minha incapacidade, o rigor da física e detalhamento mecânico são elementos que ornam bem a experiência para os fãs da série e são muito bem trabalhados.

    Ainda assim, ressalto o estranhamento em relação à inteligência artificial, que constantemente gera batidas e tombos, e consegue acelerações em pontos pouco prováveis.

    Simulação no aspecto sensorial

    Graficamente, temos um bom resultado entregue por Monster Energy Supercross 5. A ambientação dos estádios e os detalhamentos dos mesmos foi feito com rigor, permitindo cenas muito bonitas. A riqueza de detalhes das motos e dos pilotos também é um ponto alto.

    A trilha sonora é boa e conversa bastante com a temática, mas muitas vezes acaba abafada pelo barulho dos motores, o que é aceitável.

    Aqui comento um pouco sobre minha experiência, ressaltando que em alguns momentos me senti nauseado. Acredito que isso tenha acontecido pela frequência de saltos e curvas, aliados com o alto barulho de motores somado à música.

    Modos de jogo

    Uns dos maiores acertos de Monster Energy Supercross 5 são os modos carreira e multijogador. O modo carreira permite uma escalada em sua jornada pelo supercross, crescendo à medida que aprende e conquista novos melhoramentos.

    O modo multijogador, principalmente em sua opção local, permite uma diversão que, pelo que pesquisei, não era possível em edições anteriores. O modo de tela dividida permite boas disputas de uma maneira bem executada.

    VEREDITO

    Apesar da minha falta de familiaridade com o gênero, e dos problemas relatados, fiquei surpreso com a preocupação em criar uma simulação bem executada como em Monster Energy Supercross 5.

    Do ponto de vista do jogador, estes detalhes são bastante perceptíveis. No entanto, quando projetamos a experiência para os demais competidores na pista, a simulação perde alguns pontos.

    Pesquisando também as edições anteriores da franquia, pode-se perceber pouca evolução, permanecendo o grande destaque mesmo em relação ao modo local de multijogador.

    Apesar da minha experiência, consigo tranquilamente recomendar Monster Energy Supercross 5 para fãs do gênero, pois certamente já estão propensos ao alto som dos motores e às frequentes guinadas de câmera.

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    Confira o trailer de Monster Energy Supercross 5:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #30 | Black (2006)

    Black marcou a geração do PS2 por sua dificuldade e sua gameplay dinâmica e frenética. Confira o que achamos do game.

    CRÍTICA: ‘Mario & Luigi: Brothership’ é o retorno dos irmãos em aventura lúdica e divertida

    Mario & Luigi: Brothership nos lança por uma aventura única da amada franquia, repleta de diversão e pouco desafio, ele é o RPG perfeito.

    CRÍTICA: ‘Indiana Jones e o Grande Círculo’ é respiro em franquia limitada pelo tempo

    Indiana Jones e o Grande Círculo é a mais nova aventura e mergulho no mundo do amado arqueólogo. Confira o que achamos!

    CRÍTICA: ‘Legacy Of Kain: Soul Reaver 1 e 2 Remastered’ é como um remaster como deve ser

    Legacy of Kain: Soul Reaver 1-2 Remaster é o mais novo relançamento da amada franquia dos games dos anos 90. Confira!