CRÍTICA – Naruto X Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections (2023, Bandai Namco)

    Ainda que Naruto tenha feito parte da minha infância e adolescência, retornar aos games da franquia sempre me trouxeram um quentinho no coração. Não apenas por me lançar em um mundo conhecido, mas por rejogar as histórias repletas de coração que me acompanharam por alguns bons anos. Arcos emocionantes do anime e do mangá, e agora, uma história inteiramente nova, criada pelo próprio Masashi Kishimoto. Naruto X Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections faz com que a franquia de games ressurja enorme, após o fiasco que foi Naruto to Boruto: Shinobi Striker.

    Diferente de um game que nos apresentava em seu cerne elementos de gatcha, Naruto X Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections nos leva por divertidas, desafiadoras aventuras, que nos deixam com o coração na mão.

    O game foi lançado em 16 de novembro para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC.

    SINOPSE

    Ninjas lendários se reúnem no próximo jogo da série STORM! NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS é um jogo de ação/luta com batalhas ninja frenéticas e dois modos história diferentes.

    ANÁLISE

    Ultimate Ninja Storm Connections

    Mesmo se mostrando desafiador, Ultimate Ninja Storm Connections nos faz sentir imersos desde seu primeiros minutos. Não apenas por nos lançar em uma história já conhecida pelos fãs da franquia, mas também por nos fazer testemunhar os acontecimentos ambientados na nova era da animação, com o jovem Uzumaki Boruto. Com dublagens em português, inglês, japonês e muitos outros idiomas, é possível ter a experiência do game no idioma em que a história te cativou no passado.

    Mesmo passando por escândalos nos últimos dias, que apontaram que a CyberConnect2 havia feito uso de IA para suas narrações e dublagens para barateamento da produção, sua gameplay nos lanças nos moldes mais antigos, com melhorias de acessibilidade e outros.

    No game, podemos jogar o modo História, História Especial (uma história original de Masashi Kishimoto, ambientado na época de Boruto: Naruto Next Generations), Batalha livre, Batalha Online e a coleção. Com mais de 130 personagens jogáveis, podemos desenvolver proficiência com jogadores e até mesmo realizar atividades semanais no modo online, que garantem diferentes recompensas.

    Com cerca de 20, 21 horas de gameplay, usufruí não apenas dos dois distintos modo história – que duraram em média 10 horas -, a partir daí, me lancei no modo online. Me divertindo como não pude em Naruto to Boruto: Shinobi Striker, dada sua estranha jogabilidade e seu extenso sistema de gatcha.

    GAMEPLAY, ACESSIBILIDADE E GRÁFICOS

    Ultimate Ninja

    A gameplay do game se assemelha à quase todos os games da franquia Storm, com pequenas modificações, que eu chamaria até de “elementos de acessibilidade.” Além do que foi visto até aqui, o game garante controles responsivos e até mesmo um combate para pessoas com baixa mobilidade ou baixa coordenação motora. Sendo possível colocar os controles de combate em meia dúzia de botões, a ativação de poderes e combate se tornaram muito mais intuitiva e mais rápida.

    Essa acessibilidade permite que jogadores com baixa coordenação possam jogar em nível competitivo com outros jogadores sem qualquer dificuldade. Podendo aceitar ou não assistência para Ninjutsu, ou de técnica secreta e também a assistência para despertar. No tempo que joguei online, pude testemunhar alguns combates desafiadores e outros nem tanto. Quando me vi lançado naquele mundo, não apenas os controles, quanto alguns elementos do passado logo retornaram e a memória muscular tomou conta.

    Ultimate Ninja

    Um elemento interessante do game, vem do fato da desenvolvedora ter optado por mudar os comandos para ativação das Técnicas Secretas. Diferente do passado, que ativávamos o chakra e depois atacávamos para ativar a técnica secreta, neste, apertamos o botão de chakra e o gatilho para ativar. E isso torna o game bem mais interessante. Pois assim, garante os botões da face do controle outras utilidades.

    Ao longo da minha gameplay, me diverti, me senti desafiado e pude perceber que a história inédita de Kishimoto é capaz de emocionar ao conta a história da tentativa de dominação mundial por meio da organização “Zero” e sua arma secreta.

    VEREDITO

    Ultimate Ninja

    Ver que no game Boruto possui um arco mais maduro e vê seu pai como o personagem merecedor de toda a glória que possui nos dias atuais – ao viajar para o passado -, é importante. Pois assim, mostra em que ponto da história do filho do 7º Hokage estamos. Após o confronto contra o Clã Ootsutsuki, uma nova ameaça surge, e a maturidade de Boruto, ou pelo menos os traços que o fazem se assemelhar a seu pai começam a aparecer.

    E neste ponto, o game brilha. Quando mostra que Boruto se afastou do que quando o vimos pelas primeiras vezes no mangá e no anime, como o jovem privilegiado e mimado, mas agora, ele se mostra como o jovem, poderoso e habilidoso ninja com potencial para mudar o mundo, como seu pai já o fez.

    Ainda em tempo, ouso dizer que Ultimate Ninja Storm Connections é o game de Naruto definitivo. Se mostrando muito melhor do que Shinobi Striker e qualquer outro game do passado.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Confira o trailer do game:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Stellar Blade’ é muitos passos a frente um passo para trás

    Stellar Blade é o primeiro game para consoles da Shift Up. O estúdio coreano nos apresenta a aventura de ação de Eve. Confira o que achamos!

    EU CURTO JOGO VÉIO #9 | ‘Paper Mario’ é o início incrível de uma franquia cheia de personalidade

    Paper Mario 64 é um mergulho em um dos melhores jogos de RPG do Nintendo 64. O game 2D nos lança em um mundo conhecido, ligeiramente diferente.

    CRÍTICA: ‘Sker Ritual’ combina terror com muita ação

    Sker Ritual é um fps de terror repleto de ação. O game é o sucessor espiritual do game do mesmo estúdio Maid of Sker.

    EU CURTO JOGO VÉIO #8 | ‘The Darkness’ era uma escapada da rotina dos FPS

    The Darkness é um jogo FPS desenvolvido pela Starbreeze e publicado pela 2K, lançado em 2007 para PlayStation 3 e Xbox 360.