CRÍTICA – Nintendo Switch Sports (2022, Nintendo)

    Nintendo Switch Sports é primeiro jogo esportivo autoral da Nintendo a trazer para o console híbrido a jogabilidade clássica de jogos esportivos desenvolvidos para o Nintendo Wii. Lançado em 29 de abril de 2022, o game está disponível nas versões digital e física – nessa edição, o produto vem com o acessório cinta para a perna, que permite dar uma experiência diferenciada ao jogar futebol.

    A edição física do Nintendo Switch Sports foi lançada oficialmente no varejo do Brasil, e tanto o produto digital, como físico contam com tradução e dublagem para português brasileiro.

    Nós recebemos a versão digital enviada pela Nintendo para produzirmos esse review. Leia nossa análise a seguir.

    SINOPSE

    Movimente-se ao jogar futebol, voleibol, boliche, tênis, badminton e chambara (espada) usando os controles Joy-Con! Os controles são intuitivos, então basta você chegar na quadra (ou pistas, campos e arena) e competir. Com movimentos controlados é possível dar o efeito de curva em uma bola de boliche, adicionar um giro na bola de tênis ou até usar um controle Joy-Con com o acessório incluído, cinta para a perna, ao bater pênaltis no futebol.

    Amigos e familiares podem jogar com você no mesmo console ou online. Além disso, um sétimo esporte está previsto para ser adicionado em uma atualização gratuita em meados do segundo semestre deste ano. Prepare-se para jogar golfe!

    Jogue online e enfrente adversários que estão próximos ou distantes para conseguir recompensas no jogo ou tentar chegar na liga Pro.

    Enfrente adversários de outros lugares no mundo e esforce-se para chegar na liga Pro em todos os esportes. Ao jogar online com adversários aleatórios, troque os pontos obtidos por recompensas no jogo, como roupas, acessórios esportivos, equipamentos e muito mais para o seu avatar. A seleção de itens será atualizada a cada semana, então consulte-a frequentemente para conferir as novidades!

    ANÁLISE DE NINTENDO SWITCH SPORTS

    A experiência que ajudou especialmente o Nintendo Wii a se destacar no mercado global agora está completa também no Nintendo Switch. O jogo esportivo da Big N para seu console híbrido é uma sequência do Wii Sports (2006) e era a adição que faltava ao catálogo de jogos que fazem bom uso dos sensores de movimento dos Joy-Con.

    Com seis esportes disponíveis atualmente, e a promessa de que o golfe será adicionado gratuitamente no segundo semestre de 2022, o ponto mais forte do Nintendo Switch Sports é justamente a fluidez dos movimentos. Tudo o que você faz na sala da sua casa é bem reproduzido no game, o que gera muita satisfação. Os tutoriais também são bons e contribuem para isso.

    Nintendo Switch Sports foi lançado em 29 de abril de 2022 para o console híbrido da Nintendo é o sucessor do Wii Sports. Leia nosso review
    Reprodução / Nintendo

    Os gráficos do Nintendo Switch Sports também merecem destaque. O jogo é visualmente muito bonito, principalmente o complexo olímpico Spocco Square e as quadras esportivas. Embora sem grande inovação além da fluidez de gênero, também é preciso dizer que a customização dos avatares – Sportsmate – oferece uma experiência satisfatória, com um toque nostálgico oferecido pela possibilidade de usar um personagem Mii, criado originalmente para o Nintendo Wii.

    A customização do Sportsmate também tem um grau de desafio, que é algo interessante. Existem packs de recompensas que vão se alternando com o passar dos dias. Para recebê-las, você precisa pontuar a cada vez que joga até atingir 100 pontos, e então escolher um dos pacotes para que o jogo aleatoriamente escolha um item. Assim, pouco a pouco você vai progredindo e aumentando suas opções de customização.

    Não só eu, como toda a comunidade nintendista no Brasil ficamos felizes pela localização do Nintendo Switch Sports para português brasileiro. Isso também foi bem feito nos textos do jogo, e a dublagem é importante, mas não serve como condutora para a diversão, pois ocorre de modo pontual.

    No geral, a experiência no Nintendo Switch Sports é satisfatória, sem quedas de FPS nem problemas gráficos.

    O principal ponto fraco do Nintendo Switch Sports é a falta de clareza em relação às ligas Pro de cada esporte. Não há nenhuma informação sobre o que é preciso fazer para liberar essa opção. Também não há indicação de que progresso está sendo feito para que o recurso seja habilitado. Eu espero que uma atualização futura possa trazer melhorias de experiência do usuário para que as ligas Pro se tornem mais atraentes e fáceis de entender.

    Outro ponto que poderia ser melhor explicado diz respeito às diferenças nos modos de jogo de cada esporte quando jogados online contra oponentes aleatórios, em multiplayer local ou multiplayer com grupo fechado de amigos e familiares.

    Tive a oportunidade jogar a primeira e a segunda opção, não tendo a experiência de grupo fechado contra oponentes online, e acredito que avisos em telas de loading ou alguma informação nas telas dos esportes poderia informar que uma experiência diferente está disponível para ser curtida em outro modo de jogo.

    Nintendo Switch Sports dá a entender que será possível circular pela Spocco Square
    Reprodução / Game8

    Chama atenção também que algumas telas de carregamento dão a entender que é possível circular pela Spocco Square. Por exemplo: uma tela diz que a biblioteca está cheia de livros que contam a história do futebol. Mas até agora não é possível ir até ela. Tomara que essa possibilidade se concretize em um futuro update, pois senão não fará sentido se o jogo não contar com essa mecânica.

    Leia a seguir uma breve análise de cada esporte individualmente.

    Badminton

    Muito similar ao tênis, mas particularmente acho o esporte menos atrativo em comparação ao anterior. A experiência jogando badminton é agradável.

    Boliche

    Um dos meus favoritos no Nintendo Switch Sports. Jogar boliche é uma das experiências mais imersivas e prazerosas do jogo. O aspecto competitivo é um ponto que torna o esporte ainda melhor no console.

    Chambara (espada)

    Meu outro favorito. A luta com espadas possui três modalidades e, em todas, a experiência é incrível! Os movimentos são bem fluidos e precisos nesse esporte que ocorre numa pequena arena circular, onde você deve derrubar o adversário para fora. Jogar chambara é bem desafiador e satisfatório!

    Futebol

    Curti jogar futebol, considero interessante a forma como o esporte foi trazido para o Nintendo Switch Sports, mas por vezes não é a melhor experiência. Um fator determinante para isso é a forma para passar a bola, que exige que o movimento com o Joy-Con seja feito enquanto pressiona o botão ZR, para então a bola ir para próximo do companheiro que estiver na sua reta. Isso é um pouco truncado.

    Aliado a isso, diversos jogadores parecem não saber disso (embora seja bem explicado no tutorial) ou têm dificuldade de usar o recurso. Então, se você não joga em uma equipe fechada, o futebol acaba sendo difícil de vencer, pois exige que você seja muito individualista, o que não é simples na pequena quadra do Nintendo Switch Sports.

    Tênis

    Jogar tênis é uma boa e agradável experiência. É um esporte que combina perfeitamente com os movimentos do Joy-Con.

    Voleibol

    Curti também o vôlei, mas creio que é o esporte mais comum de ocorrer algum problema na mobilidade do Sportsmate. Isso acontece principalmente quanto ao timing que você deve ter para fazer movimentos como manchete e levantamento. Apesar disso, eu considero uma boa experiência.

    VEREDITO

    Nintendo Switch Sports aproveita o melhor dos Joy-Con para oferecer experiências dinâmicas e, em esportes como boliche e chambara, com uma boa dose de imersão. Longe de ser inovador como seu antecessor e com espaço para melhorias necessárias, mesmo assim é um jogo que merece ser conferido por amantes do Nintendo Switch, especialmente se você tem uma ou mais pessoas em casa para jogar no multiplayer local.

    Nossa nota

    3,7 / 5,0

    Assista ao trailer de Nintendo Switch Sports:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    Drácula: As mais marcantes adaptações nos games

    Mesmo Drácula sendo um recordista de adaptações no cinema, o vampiro mais famoso de todos também tem suas adaptações nos games!

    Xbox Game Pass: 8 jogos adicionados recentemente

    O Xbox Game Pass é um serviço da Microsoft que oferece uma variedade de títulos para donos de Xbox One, Xbox One S, Xbox Series X | S e PC.

    CRÍTICA – Relic Hunters Rebels (2022, Rogue Snail)

    Desenvolvido pelo estúdio brasileiro indie Rogue Snail, Relic Hunters Rebels (Relic Hunters: Rebeldes, em português) é o primeiro jogo da franquia exclusivamente para celulares...

    CRÍTICA – Weird West (2022, Devolver Digital)

    Das mentes geniais do indie Wolfeye Studios, impulsionadas pela excelente Devolver Digital, surgiu Weird West. Confira nossa análise.