CRÍTICA – Pikmin 4 (2023, Nintendo)

    Pikmin 4 é o mais novo game de uma das mais adoradas e famosas franquia da Nintendo. Diferente dos games anteriores, não controlamos Olimar que tenta reparar sua nave, mas um dos tripulantes da S.S. Shepard. O protagonista do game é um personagem original, que pode ser personalizado por qualquer usuário, o Recruta. Algo que permanece igual, é o nosso “pet”, o companheiro de aventura que servirá tanto como meio de transporte, como um grande aliado em nossa jornada.

    Em uma missão de resgatar todos os membros da nossa tripulação, o Recruta precisa da ajuda de Oatchi e seus Pikmin para salvar o dia. Vale ressaltar que uma das belezas do 4º game da franquia está no fato dele ser completamente localizado para o português.

    SINOPSE

    Os jogadores entram no papel de um novo recruta na Brigada de Resgate (Rescue Corps) que vai para um planeta estranho, muito parecido com a Terra, para resgatar astronautas perdidos como o Capitão Olimar. Para ajudar na aventura, seu personagem contará com um pequeno exército de criaturas chamadas Pikmin, seres que nascem do solo como plantas e estão dispostos a dar suas vidas pelo seu comando, e o “cachorrinho” Otchin que possui habilidades úteis.

    ANÁLISE

    Pikmin 4

    Pikmin 4 me surgiu como uma surpresa, pois fui apresentado ao mundo das pequenas criaturinhas relativamente tarde, para ser sincero e mais exato, há dois meses. E foi assim, que a Nintendo me apresentou o que se tornou rapidamente em uma das minhas franquias favoritas. Pikmin 4 se mostra como um salto evolutivo em relação aos games anteriores.

    Não apenas pela qualidade gráfica, mas também pela diversidade nas quests e puzzles que precisamos transpassar a fim de obter êxito nos nossos objetivos.

    Pikmin 4

    Se você não sabe o que são Pikmins, os Pikmins são pequenos seres alienígenas que possuem habilidades distintas e podem ser plantados, colhidos e guiados para obter êxito nos objetivos. Tudo isso, enquanto precisamos explorar o misterioso planeta em que a nossa nave caiu para encontrar nossa equipe e tesouros. As diferentes habilidades de diferentes Pikmin garantem diferentes aproximações aos desafios do game.

    Pikmin Vermelhos são resistentes ao fogo, Pikmin de Gelo congelam seus alvos e a água para que possamos atravessar. Pikmin Azuis podem atacar e coletar tesouros sob a água. Os perigos do mundo de Pikmin que enfrentamos são baseados nas criaturas hostis que vemos. Mas não apenas isso. As habilidades dos Pikmin variam de acordo com suas utilidades. E a presença deles no mundo do game, se dão por causa da sua necessidade. Ou seja, para diferentes aproximações, é necessário fazer uso de Pikmins diferentes.

    Pikmin 4

    Outros novos elementos em Pikmin 4 garantem novos detalhes de gameplay. Tal como exploração noturna – algo inédito até então -, para ajudar a Brigada de Resgate, precisamos ir além. Explorando cavernas, coletando recursos, liberando novas habilidades e até criando ferramentas que proporcionam sua progressão.

    Assim como todos jogos da franquia, Pikmin 4 conta com um ciclo de dias no planeta. Ainda que o primeiro game da franquia nos force a seguir em frente em um período curto, o novo game dá a impressão de que os ciclos do game estão mais longos, o que torna a exploração ainda mais imersiva. Vale apontar que por mais que exista exploração noturna neste game, ainda existe a necessidade de retornar à nave em segurança ao fim de cada dia.

    OS DESAFIOS DANDORI

    Os desafios Dandori são uma etapa interessante e divertida do game. Este modo pode ser jogado de modo solo, tanto de maneira cooperativa, quanto competitiva. Te permitindo desafiar amigos e até mesmo inimigos. Os desafios Dandori são fases com tempo específico para cumprir requisitos bem específicos. A maioria deles giram em torno de colecionar itens ao longo das fases. Assim sendo, dependendo da quantidade, obtemos medalhas colocando-nos assim em um ranking.

    O modo Batalha Dandori permite que os jogadores compitam por uma boa pontuação, forçando-os a ser de fato competitivos e talvez desonestos para pontuar melhor.

    VEREDITO

    O mundo de Pikmin 4 é rico, e nos leva por aventuras nunca vistas antes. Enquanto nos coloca no controle do Recruta na tentativa de salvar os tripulantes da nave S.S. Shepard. Os Pikmin são outro elemento divertido e curioso. Que encanta, diverte e nos maravilha a cada nova habilidade e função descoberta.

    Com o lançamento de Pikmin 4, assim como foi com The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, a Nintendo prova mais uma vez que seus novos games têm conseguido tirar o máximo do Nintendo Switch. Apresentando assim, lindos games com visuais incríveis e bem trabalhado.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Pikmin 4 foi lançado no dia 21 de julho para Nintendo Switch. Confira o trailer abaixo:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #12 | ‘Street Fighter’ de 1987 é uma diversão que merece ser lembrada

    Street Fighter é uma das franquias de luta mais rentável. E mesmo sendo sucesso até hoje, sua origem modesta o fez brilhar.

    EU CURTO JOGO VÉIO #11 | ‘The Legend of Zelda: Ocarina of Time’ é brilhante clássico atemporal

    The Legend of Zelda: Ocarina of Time é um game de aventura atemporal que merece ser revisitado, independente de quanto tempo passe.

    CRÍTICA: ‘Endless Ocean Luminous’ é um lindo, porém frustrante game de exploração marítima

    Endless Ocean Luminous é o game Nintendo em parceria com a Arika. O game nos coloca no controle de um mergulhador não tão experiente.

    CRÍTICA: ‘Children of the Sun’ é tps com puzzle eletrizante e desafiador

    Children of the Sun é um dos mais curiosos games de tps e puzzle já lançados. Instigante e desafiador do início ao fim, controlamos a Garota.