CRÍTICA – Sonic Origins (2022, Sega)

    Sonic Origins é a coletânea que conta com os games Sonic The Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic The Hedgehog 3 + Sonic & Knuckles lançados para o Mega Drive e Sonic CD lançado para o Sega CD. Lançada no dia 23 de Junho de 2022 o game tirou o ar desse que vos escreve por inúmeros motivos, mas um dos mais específicos, foi o fator nostalgia.

    Entender a importância da franquia Sonic para o mercado de games, no passado mas também no presente é algo imensamente importante, não apenas Origins embarca na onda de Sonic Mania, que foi feito por fãs no passado, enquanto prepara o terreno para o lançamento de Sonic Frontiers.

    SINOPSE

    Tenha uma nova experiência das aventuras clássicas de Sonic The Hedgehog, Sonic The Hedgehog 2, Sonic 3 & Knuckles e Sonic CD no Sonic Origins remasterizado! Da emblemática Zona Green Hill ao traiçoeiro Robô Death Egg, você vai percorrer uma infinidade de momentos memoráveis na sua missão para frustrar os planos do Dr. Robotnik em alta definição! Esta versão atualizada contém áreas inéditas, animações adicionais e um novo Modo Aniversário!

    ANÁLISE

    Sonic The Hedgehog foi um dos primeiros, se não o primeiro game que joguei na infância. Quando recebemos Origins para jogar, fui lançado de volta no tempo após um dia nada agradável. Seus primeiros minutos pareceram me transportar para a Green Hill Zone.

    Sonic Origins conta com diversos novos elementos quando comparamos o remaster com os games antigos. Além das diferentes proporções – além da original 4:3 – o game nos apresenta os adorados jogos clássicos com diferentes opções de jogabilidade. O modo Clássico, nos permite jogar os games com a proporção 4:3, a versão Aniversário nos permite jogar com a proporção 16:9.

    Todos os 4 games dentro da coletânea podem ser jogados tanto no modo Clássico – em que vidas limitam sua progressão -, como no Modo Aniversário – um modo de vidas infinitas. Outro elemento extremamente interessantes dos games, é o “Desafio de Chefões”, que te coloca apenas contra os vilões dos respectivos game ao final de cada uma das três fases de cada reino.

    Ainda que Sonic possa parecer limitado ou não tão divertido para os padrões de hoje, seus desafios envelheceram imensamente bem. Se mostrando tão ou mais desafiadores que no passado, a história do game nos apresenta as ameaças que o vilão Robotnik apresenta ao mundo de Sonic.

    Um dos mais brilhantes elementos de Origins, é a possibilidade de jogar não apenas com Sonic, mas também com Tails e Knuckles – isso mesmo, agora, é possível jogar com o Echidna não apenas no terceiro game da franquia. É possível viajar por Green Hill voando com Knuckles.

    Com dificuldades que se estendem não apenas à gameplay, mas também à nossa forma de perceber aquele mundo, Sonic Origins se mostra um desafio a altura dos dias atuais e nos instiga a não desistir.

    MODOS DE JOGO E MUSEU

    Sonic Origins

    Os modos de jogo não envolvem apenas o Modo Clássico, Modo Aniversário e Desafio de Chefão. Sonic Origins nos apresenta os games e modos de jogo disponíveis na coletânea por meio de um arquipélago. Com 6 ilhas distintas, o game conta também com uma ilha para Missão e outra para o Museu.

    A Ilha de Missão conta com dois modos de jogo: o modo história e o modo missão.

    O modo história nos apresenta a história de todos os jogos Sonic disponíveis na coletânea como uma só história.

    O modo missão conta com desafios de diversos níveis de dificuldade. Variando de uma a cinco estrelas, esses desafios contam com rankings que vão do S o C – que levam em conta o objeto das missões e o tempo que você pode levar para completá-las. De acordo com sua colocação, você será recompensado com moedas que podem ser usadas para desbloquear elementos no museu. Mas o modo desafio não é a única forma de obtê-las.

    Sonic Origins

    Para obter as moedas e desbloquear não apenas elementos do museu, mas também novas tentativas nas fases bônus, você tem duas opções: jogar os games no modo Aniversário, ou jogar o modo Desafio.

    A Ilha Museu conta com Trilhas, Artes Conceituais, e Filmes. Todas esses elementos tem a opção “Coleção Normal” e “Coleção Premium”. Elementos da coleção normal como trilhas, imagens e vídeos podem ser obtidos por meio de progressão, o modo coleção premium te permite desbloquear com moedas coletadas nos mais diversos modos de jogo.

    VEREDITO

    Sonic Origins

    Sonic Origins é uma surpresa em época de jogos de mundo aberto megalomaníacos e que parecem se levar cada vez mais a sério. A coletânea brilhante em quase tudo que se propõe, deixa a desejar apenas em suas versões vendidas nas lojas.

    Ser lançado no mundo do ouriço azul nos dias de hoje é tão satisfatório quanto nos anos 90. A diversão e o cuidado da franquia – ainda que a Sega pareça tentar se aproveitar de seus fãs – é algo que deve ser abordado neste texto. O divertimento e as lembranças que voltam à mente e nos causam um sincero sorriso, é um dos mais belos elementos da gameplay de Sonic Origins. E preciso confessar que esse feito se dá não apenas aos jogadores mais tradicionais.

    Sonic Origins se faz tão importante para o atual cenário de games como um relançamento/remake respeitoso, e prepara os jogadores para o vindouro jogo de mundo aberto do ouriço azul, Sonic Frontiers que será lançado em breve.

    Nossa nota

    4,7 / 5,0

    Confira o trailer de Sonic Origins:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Two Point Campus (2022, SEGA)

    Two Point Campus é o novo simulador da SEGA com a Two Point Studios em que você constrói sua própria universidade. Leia o review!

    Especial Street Fighter: 35 anos de lutas marcantes

    2022 marca o 35º aniversário de uma das franquias mais icônicas de todos os tempos: Street Fighter. Saiba tudo sobre a franquia da Capcom!

    CRÍTICA – Cult of the Lamb (2022, Devolver Digital)

    Leia o review de Cult of the Lamb, um roguelite sarcasticamente fofo com elementos de gerenciamento de colônias lançado pela Devolver Digital.

    22 jogos indie e AAA para ficar de olho ainda em 2022

    Selecionamos 22 jogos indie e AAA (Triple A) para PC e principais consoles que prometem boas experiências ainda em 2022. Confira!