CRÍTICA – Super Mario Bros. Wonder (2023, Nintendo)

    Super Mario Bros. Wonder é uma das mais belas experiências de gameplay e narrativas de um Super Mario 2D em muitos anos. Desde Super Mario World, nenhum game me cativou tanto quanto Super Mario Bros. Wonder – talvez Paper Mario tenha me causado um efeito parecido. O que me cativa no game vai além do que pode ser visto, mas funciona nos jogadores como um misto de novidade e nostalgia que nos prende do início ao fim das fases.

    Por entre todos os mundos do game, a captura das Sementes Fenomenais nos proporcionam poderes e progressos únicos, bem como todos os novos elementos do game, que são um respiro por entre a franquia de sidescroller que até então não inovava muito. Mas ver o que a Nintendo fez ao longo do game nos tira o ar e surpreende o tempo todo.

    SINOPSE

    A jogabilidade clássica dos jogos do Mario virou de ponta-cabeça com as flores fenomenais no jogo Super Mario Bros. Wonder! Estes itens revolucionários permitem que coisas fenomenalmente mirabolantes aconteçam! Veja canos ganharem vida, transforme-se em uma gigante bola de pedra com espinhos e muito mais.

    ANÁLISE

    Wonder

    No Reino Flor, o príncipe Florian tem um papel importante após Bowser acabar com a festa de Mario e seus amigos – nos apresentar seu mundo, as novas habilidades e todas as novas mecânicas daquele mundo. Ao longo das quase 19 horas de gameplay, explorei os mundos de maneira profunda, procurando não apenas atalhos entre as fases, mas também elementos ocultos do game.

    Sendo assim, o que antes era apenas um sidescroller ganha ainda mais profundidade em Wonder, enquanto nos maravilha, nos diverte e nos deixa de boca aberta.

    A fluidez do que é feito pela Nintendo no game dá um maior espaço para manobra na franquia e mostra que o game pode ser um respiro no que vinha sendo produzindo de Super Mario até aqui.

    Wonder

    Com novas expressões faciais, power-ups e novas dinâmicas proporcionadas tanto pelas Flores Fenomenais, como pela insígnias, e os novos personagens jogáveis, o game nos leva além, nos divertindo e proporcionando tanto uma melhor gameplay, quanto uma maior imersão.

    A construção do game, bem como o level design requer dos jogadores uma melhor compreensão das dinâmicas e também das habilidades, isso se quisermos avançar como devemos.

    INSÍGNIAS, POWER-UPS E GAMEPLAY

    Wonder

    Algo que muda completamente o jogo, é o fato das insígnias terem um papel importante na nossa progressão, mas não apenas nisso. Elas nos permitem utilizar habilidades e alcançar lugares que não é possível acessar sem elas. Mas não apenas isso. Alguns níveis te oferecem habilidades específicas, tal como a Broca, ou as Bolhas, e até mesmo o Mario Elefante. Mas para acessar alguns lugares específicos, talvez você precise da flor de fogo.

    O que Super Mario Bros Wonder faz é misturar nossa gameplay com muito cuidado enquanto nos força a utilizar determinadas habilidades. E o melhor: aguça nossa curiosidade de explorar nos recompensando. Com diferentes moedas a ser obtidas, vamos desta vez além das clássicas moedas amarelas, Wonder nos apresenta a possibilidade de obter as moedas roxas. As moedas roxas nos permitem não apenas ajudar os Poplins, como também nos permite comprar itens nas lojas das simpáticas criaturinhas do Reino das Flores.

    As insígnias também podem ser obtidas nas lojas. Mas em grande parte, por meio da exploração e das fases em que elas são liberadas. Algo bonito de ver em Mario Wonder, é a beleza da exploração e de entender a física da movimentação do game. Para além de um sidescroller, Super Mario Bros Wonder diverte e nos maravilha a cada diferente momento.

    Wonder

    Os power-ups de agora, vem de podermos usá-los de diferentes maneiras para derrotar os novos inimigos, que neste game, estão mais ofensivos do que nunca.

    A fluidez da gameplay de Wonder é a mais incrível de todas. Ver como alguns jogadores têm aproveitado e louvado o game como um dos melhores para fazer speedrun já feitos é incrível. O avanço e a progressão do game se dão de maneira proporcional à curva de aprendizado, que é linear. E assim como todo sidescroller, aprender a física do game e a janela de frames para ação pode mudar relativamente a nossa progressão. Como citado anteriormente, as insígnias e as novas habilidades de Mario precisam ser dominadas e entendidas se quisermos avançar com maior eficácia.

    Ao longo das quase 19 horas, ouso dizer que tenho feito bom uso dessas habilidades, ainda que o meu tempo de resposta não seja tão bom assim – quando um pássaro voa na minha direção, ou outro atira sementes em minha direção e corre na direção oposta.

    VEREDITO

    Super Mario Bros. Wonder toma os jogadores mais antigos da franquia das mais diversas emoções, desde uma enorme nostalgia, até mesmo ser tomado pelas mais belas surpresas contidas no game desde suas primeiras fases. Ainda que enfrentar incansavelmente Bowser Jr. e Kamek ao longo do game não seja a experiência mais cativante sempre, ver como esses combates mudam a cada mundo dão um respiro à experiência.

    A diversão do game se dá das mais diversas formas, desde seu modo online, até o multiplayer local dão um novo respiro e dão uma sobrevida à experiência do game. As sequências de ação, a localização em Português do Brasil dão um charme ainda maior à nossa aventura. Ainda que New Super Mario U Deluxe tenha tentado fazê-lo ao trazer uma experiência no português de Portugal, ver as flores falando no claro sotaque brasileiro, com nossas referências é completamente diferente.

    De maneira profunda, ouso dizer quer Super Mario Bros. Wonder é melhor Super Mario 2D já feito, não apenas pela diversão que ele proporciona, mas por ele ser como é: uma aula de level design e de como diferentes mecânicas podem ser utilizadas em conjunto e obter êxito.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Confira o trailer do game:

    Super Mario Bros. Wonder será lançado no dia 20 de outubro para o Nintendo Switch.

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #20 | ‘Grand Theft Auto: San Andreas’ foi um marco para a franquia

    GTA: San Andreas nos leva por caminhos inesperadamente divertidos e recompensadores. O game brilha em tudo que se propõe.

    PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Beta Test de Valorant para os consoles

    Valorant ganhou um beta. O game para PC chegará em breve para PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Confira o que achamos!

    Os jogos de roleta ao vivo mais populares em junho de 2024

    Jogos de roleta ao vivo em português se destacam no estudo mensal da KTO como os títulos mais populares da categoria.

    EU CURTO JOGO VÉIO #19 | Samurai Warriors 2: Empires utiliza a história para proporcionar batalhas incríveis

    Samurai Warriors 2: Empires é o segundo título do spin-off de sucesso. Lançado em 2007, confira nossa análise do game.