EU CURTO JOGO VÉIO #4 | Como todo clássico, ‘International Superstar Soccer Deluxe’ é uma reflexão sobre o futuro do gênero

    O futebol, assim como outros esportes,  faz parte do universo de games desde da década de 70 com o lançamento de Soccer para fliperamas e assim foi evoluindo em fidelidade e jogabilidade a cada geração. Na década de 90 surgiu a franquia Superstar Soccer predecessora do que futuramente se tornaria Winning Eleven/Pro Evolution Soccer para as gerações seguintes de games. 

    Em  setembro 1995 foi lançado Superstars Soccer: Deluxe que inicialmente foi desenvolvido pela Konami para Super Nintendo,  posteriormente foi lançado para Mega Drive com a participação da Factor 5 em 1996  alcançando o primeiro console Playstation em 1997.

    ANÁLISE

    Superstar

    É um contraste muito evidente quando sai da geração atual com EA FC 24 e PES comque tem uma diversidade bem ampla de recursos, atualizações  modos, faces e nomes reais além de atualizações praticamente simultâneas com o que acontece no esporte  e revisita um jogo como Superstar Soccer que oferecia um mundo infinitamente  simples porém mágico.

    Neste recorte da simplicidade os comandos são relacionados aos fundamentos básicos do futebol como chute, passe, cruzamentos e o mais diferenciado que era possível realizar são as embaixadinhas para algumas acrobacias futebolísticas. A perspectiva de câmera era única, mas não atrapalha a experiência de jogo em nenhum momento, com uma  transição de câmera mais cadenciada, o que é  bastante interessante para a época. 

    Movimentar-se no jogo não é tão difícil, mas para uma pessoa completamente adaptada a um cursor analógico, jogar usando um digital é uma dificuldade muito grande, principalmente para se mover na diagonal. As trocas de passe com o gestual dos jogadores para os movimentos, dribles e  o quicar da bola no campo é algo  nostálgico e divertido Tudo é muito mais lento que a atual geração, mas permitia fazer coisas engraçadas como girar no próprio eixo para segurar a bola de um adversário. 

    A dificuldade não é tão desafiadora, obviamente acabo tendo essa conclusão em comparação com gerações posteriores, mas para os recursos disponíveis o título de futebol conseguia transmitir a emoção através de sua jogabilidade. Apesar de ser antigo o jogo tem uma boa variedade de esquemas e planos táticos para estabelecer um plano de jogo, algo que não me recordava, mas quando se pensa em relação ao que surge futuramente especificamente neste esporte é notável perceber que já existia um escopo muito bem elaborado a se evoluir.

    Superstar

    O outro elemento que torna esse jogo tão nostálgico é a permissão que se tinha de não buscar o realismo pelas questões de direitos necessários para que fosse permitido utilizar ao menos o nome do jogador ou equipe, mesmo que soubéssemos quem era o jogador ao qual foi inspirado, como no caso notório da lenda do futebol digital Allejo e sua contraparte real o jogador Bebeto. 

    A afeição que se adquiriu com o craque do Superstar Soccer o tornou um dos personagens mais conhecidos dos amantes do gênero, assim como foi Castolo na franquia Winning Eleven. Atualmente não existe espaço para que surja novos Allejos ou Castolo, algo que particularmente faz muita falta nos títulos modernos e mais realistas. 

    Ainda sobre essa reflexão sobre a suspensão de crença que ocorria nestes tempos tão áureos se permitia ser mais um game de futebol do que exatamente um simulador, algo que atualmente é o direcionamento das desenvolvedoras do gênero. Assim tornando-se nostálgico acontecimentos divertidos como uma partida de futebol em uma copa do mundo um juíz ser um cachorro que acompanha rigorosamente todos os lances e com direito a seus próprios sons. 

    VEREDITO

    Superstar Soccer, para mim, se tornou uma jornada para tempos muito mais simples quando trata-se de jogos de video game inspirados no futebol, retornando uma emoção a tanto perdida pela evolução do hardware e poderia ser retomada para o futuro desse gênero.

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Astro Bot’ realmente é tudo isso?

    Astro Bot é a continuação da franquia que nasceu como uma divertida franquia, com Astro Bot Rescue Mission. Confira o que achamos.

    CRÍTICA: ‘EA FC 25’ e a busca por novos ares

    EA Sports FC 25 chegou ao PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X | S, Nintendo Switch e para PC via Steam e Epic Games Store.

    EU CURTO JOGO VÉIO #28 | ‘Bayonetta’ é loucura em forma de hack’n slash

    Bayonetta foi lançado em 2009 e é o game da semana no Jogo Véio. Confira o que achamos do game e onde você pode jogá-lo!

    CRÍTICA: “O Escudeiro Valente” é diversão desenfreada em história cativante

    O Escudeiro Valente é o mais novo lançamento da Devolver Digital e no game, acompanhamos a história cativante do herói, Pontinho.