PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Kirby and the Forgotten Land (2022, Nintendo)

    Em 03 de março de 2022, quando o Nintendo Switch completou cinco anos de vida, a Nintendo surpreendeu e liberou a demo gratuita de Kirby and the Forgotten Land. Desenvolvido pela HAL Laboratory, o primeiro jogo de fases em 3D do pequeno Kirby é um dos jogos AAA mais esperados do primeiro semestre. O lançamento está previsto para 25 de março deste ano, e será exclusivo para o console híbrido da Big N.

    SINOPSE

    Embarque em uma aventura totalmente nova como a poderosa bolinha, Kirby. Explore livremente em fases 3D enquanto descobre um mundo misterioso com estruturas abandonadas de uma civilização passada – como um shopping center?!

    Copie as habilidades dos inimigos, como o novo Drill e Ranger, e use-as para atacar, explorar seus arredores e salvar os Waddle Dees sequestrados do feroz Beast Pack ao lado do misterioso Elfilin.

    PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE KIRBY AND THE FORGOTTEN LAND

    Primeiramente, que surpresa agradável a comunidade gamer ter acesso à versão demo de um jogo tão requisitado 22 dias antes do lançamento. A postura da Nintendo agora merece importante reconhecimento, pois no ano passado a história não foi bem assim com Metroid Dread. A demo desse título muito aguardado só foi liberada tempos depois de crítica e público em geral terem reconhecido o excelente jogo que tinham em mãos.

    A expectativa em torno do novo jogo do Kirby pode não ser tão grande como a de um título de Metroid décadas depois do último lançamento de games da franquia principal. No entanto, acredito a demo de Kirby and the Forgotten Land tem potencial para alavancar as vendas já nos primeiros dias da versão completa à venda.

    A versão demo do primeiro jogo de fases em 3D da bolinha rosa mais querida do mundo dos games nos permite jogar três fases. De início, breves cutscenes contextualizam o que aconteceu: Kirby e seus amigos foram sugados (irônico, não?) por uma espécie de fenda temporal no céu, que os transportou para um novo mundo misterioso. A aventura então tem início de modo ágil, sem dar qualquer pista de quem é o grande vilão ou o que causou essa atrocidade.

    A cada mapa é possível escolher a dificuldade: fácil (Spring-Breeze Mode) e difícil (Wild Mode). No primeiro, a vida dos jogadores é maior. No segundo, os adversários são mais desafiadores, e as recompensas em Star Coins são maiores. Embora haja diferença entre níveis, confesso que não achei o nível difícil muito desafiador até aqui, especialmente em co-op.

    A primeira fase apresenta um tutorial breve e bem fluido, de modo que os comandos simples de pular/voar, sugar, atacar e usar as habilidades sugadas (mouthful) são muito fáceis de aprender. Embora não faça parte do tutorial, a tela também exibe a opção de rotacionar a câmera usando o joytstick direito (exceto no co-op).

    A demo de Kirby and the Forgotten Land foi disponibilizada de graça em 03 de março na Nintendo eShop. Confira nossas primeiras impressões

    O novo recurso mouthful é o carro-chefe de Kirby and the Forgotten Land. Essa é a habilidade que permite sugar objetos (carros, máquinas de vendas de refrigerantes, cones de trânsito, etc) para que novos mecânicas sejam habilitadas. Por exemplo: Quando Kirby se transforma em uma máquina de vendas de refrigerantes, é possível pular e cuspir até 99 latas em direção aos adversários e a outros objetos nos cenários.

    As fases são no estilo plataforma e relativamente curtas. Nessas disponíveis na demo há no máximo três objetivos paralelos, mais o principal de cada fase. Há possibilidade de ir e vir nos cenários, embora não haja muito o que explorar além do óbvio a não ser para pegar moedas.

    Na demo, ainda não é possível saber para que servem as moedinhas, mas possivelmente serão usadas para aprimorar habilidades e comprar outros recursos no vilarejo principal que será necessário ajudar a construir na versão completa. Apesar de não termos essa experiência, a demo de Kirby and the Forgotten Land pincela essa possibilidade de melhorar seus recursos. Ao concluí-lo pela primeira vez, o jogo demonstrativo permite que você jogue novamente podendo experimentar algumas habilidades melhoradas.

    A estratégia de venda adotada pela Nintendo e pela HAL Laboratory é interessante. Um trailer é exibido ao terminar as três fases da demo, apresentando mais detalhes de fases e diferentes habilidades que aguardam a comunidade na versão completa de Kirby and the Forgotten Land. Além disso, códigos são oferecidos para que quem comprar o jogo completo possa resgatar itens, sem detalhar quais. Após o trailer também há botões que levam a pessoa diretamente para a compra do game na Nintendo eShop.

    Co-op no novo jogo do Kirby

    Além de ser uma inovação na franquia por se tratar de um jogo de ação, plataforma e com elementos de RPG em fases 3D, Kirby and the Forgotten Land também se destaca por permitir que a aventura aconteça em multiplayer local. No co-op, o player 1 controla Kirby, enquanto o player 2 joga com Bandana Waddle Dee e sua lança.

    A experiência do multiplayer é satisfatória, mas é onde identifiquei alguns defeitos até aqui. Quando Bandana Waddle Dee fica longe de Kirby, ele automaticamente é teletransportado para perto do player 1, algo comum em jogos plataforma com dois ou mais jogadores. Entretanto, a câmera se afasta pouco, fazendo com que rapidamente a distância limite seja atingida, e o player 2 seja transportado.

    Outra situação é a eventual queda de FPS em breves momentos, como ao bater em pequenas pedras no modo multijogador. No entanto, o ponto realmente negativo é que o primeiro grande chefe, presente na terceira fase, foca apenas no Kirby quando em co-op. Ou seja, mesmo no Wild Mode é muito fácil derrotá-lo jogando em multiplayer. Espero que nos demais chefes da versão completa isso não ocorra.

    VEREDITO

    Kirby and the Forgotten Land pode não se sagrar o jogo do ano, nem ser considerado como o mais inovador. Entretanto, desde a demo é possível perceber um grande potencial para ser o AAA mais divertido de 2022. O principal motivo é a nova mecânica mouthful, que pelo visto irá possibilitar dezenas de habilidades únicas para Kirby ao longo de toda a história. Mal posso esperar para jogar a versão completa.

    Assista ao trailer de Kirby and the Forgotten Land:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Overwatch 2’ + Cowboy Bebop rende colaboração divertida e memorável

    Overwatch 2 revelou uma das mais interessantes colaborações desde seu lançamento: Cowboy Bebop. O evento ganhou skins e mais!

    CRÍTICA: ‘Princess Peach: Showtime!’ traz ao palco principal quem sempre deveria ter estado

    Princess Peach: Showtime! coloca os holofotes em Peach e a colocam no palco principal de sua própria história. Confira o que achamos!

    CRÍTICA: ‘CorpoNation: The Sorting Process’ nos lança por mundo distópico, controlado pelas corporações

    CorpoNation: The Sorting Process é o mais novo game da Canteen e da Playtonic. O game nos faz pensar e diverte. Confira o que achamos!

    CRÍTICA: ‘A Ascensão do Ronin’ é uma ótima aventura samurai

    Samurais sempre foram personagens cativantes da cultura pop, marcando seu território no mundo dos games com diversas produções que se tornaram clássicos ao longo...