4 filmes imperdíveis da década de 40

    Atualmente com a popularidade dos serviços de streamings, infelizmente, há pouco dos filmes mais antigos em seus catálogos e um desses períodos importantes na sétima arte é a década de 40 (1940 à 1949).

    Neste período, a década de 40 os EUA e a grande maioria dos países, principalmente da Europa enfrentavam as duras batalhas da Segunda Guerra Mundial. Durante esse período o cinema era principalmente uma forma de promover a guerra, tanto para os nazistas, quanto para recrutar novos recrutas para os aliados ao Eixo.

    Mas a sétima arte da década de 40 não foi formada apenas de filmes focados na guerra, aqui tivemos um números significante de musicais, 10 anos de obras-primas de Alfred Hitchcock (uma delas nesta lista), de aclamadas animações de Walt Disney e faroestes memoráveis.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Alfred Hitchcock: Conheça o diretor e seus 10 melhores filmes

    Vamos à esta curta lista, porém de peso imensurável para o cinema.

    CIDADÃO KANE (1941, Orson Welles)

    Cidadão Kane

    O cinema não seria essa maravilha, se não fosse por Cidadão Kane do jovem Orson Welles, que com apenas 25 anos, dirigiu, produziu, roteirizou e atuou no filme que viria a mudar a história da sétima arte.

    A obra-prima ganhou um Oscar de Melhor Roteiro Original; porém, bem mais do que isso, o longa revolucionou técnicas de fotografia, montagem, direção e narrativa.

    SINOPSE

    Livremente inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, o longa conta a ascensão de um mito da imprensa americana. Charles Foster Kane (Orson Wells) era um garoto pobre do interior quando sua mãe lhe deu para a adoção ficando sob os cuidados de um tutor. Kane então cresce e vira um magnata de um império do jornalismo e publicidade influenciando a opinião pública.

    Leia mais sobre Cidadão Kane.

    CASABLANCA (1942, Michael Curtiz)

    TBT #72 | Casablanca (1942, Michael Curtiz)

    Nós sempre teremos Paris” ou “O mundo está desmoronando e nós nos apaixonamos” – Há 70 anos era iniciada uma grande amizade entre o público de qualquer geração e a história de amor mais famosa do cinema.

    SINOPSE

    Rick (Humphrey Bogart) é dono de um famoso bar localizado em Casablanca, no Marrocos francês, durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade é rota de fuga para quem deseja evitar os nazistas, onde passes livres são vendidos por um salgado preço no mercado negro. Neste caótico ambiente, Rick encontra Ilsa (Ingrid Bergman), com quem tivera um amor interrompido inesperadamente há algum tempo, em Paris.

    Leia mais sobre Casablanca.

    A FELICIDADE NÃO SE COMPRA (1946, Frank Capra)

    TBT #78 | A Felicidade Não Se Compra (1946, Frank Capra)

    O otimismo e a exaltação do estilo de vida norte-americano são marcas registradas da filmografia de Frank Capra. Por vezes exagerado, o diretor ítalo-americano não hesitava um segundo antes de rechear seus longas com mensagens positivas e esperançosas, o que lhe garantiu uma carreira de sucesso numa época tão marcada por conflitos e até mesmo pela Segunda Guerra Mundial. No entanto, foi na obra-prima A Felicidade Não Se Compra que Capra conseguiu alcançar seu melhor resultado, equilibrando o riso e o drama com precisão e realizando um filme simplesmente encantador, capaz de inspirar gerações ao longo de décadas.

    SINOPSE

    Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de ideia, demonstrando sua importância através de flashbacks.

    Leia mais sobre A Felicidade Não Se Compra.

    FESTIM DIABÓLICO (1948, Alfred Hichcock)

    TBT #172 | Festim Diabólico (1948, Alfred Hitchcock)

    Um dos filmes mais aclamados de Alfred Hitchcock, podemos dizer que Festim Diabólico (Rope, título original), fecha com chave de ouro uma década esplêndida para o cinema.

    O longa é uma adaptação da peça teatral inglesa de Patrick Hamilton e conta no elenco com James StewartJohn Dall Farley Granger.

    SINOPSE

    Brandon (John Dall) e Philip (Farley Granger) matam David Kentley (Dick Hogan), um colega da escola preparatória, apenas para terem a sensação de praticar um assassinato e provar que conseguem realizar o crime perfeito. Para desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no apartamento deles, onde colocam a comida em cima de um baú e dentro do mesmo está o corpo da vítima.

    Leia mais sobre Festim Diabólico.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #183 | Platoon (1986, Oliver Stone)

    Platoon, de Oliber Stone sem dúvida está na lista dos fãs de filmes de guerra. Veja nossa clássica indicação de TBT!

    CRÍTICA – Amor & Gelato (2022, Brandon Camp)

    Amor & Gelato é a nova aposta de filme de romance da Netflix. Baseado no livro homônimo de Jenna Evans, o longa é dirigido por Brandon Camp.

    Thor: Amor e Trovão | Conheça o elenco do filme

    Agora falta pouco para Thor: Amor e Trovão chegar aos cinemas! Confira neste artigo quem são os personagens e atores envolvidos na produção.

    HBO Max: Títulos para comemorar 1 ano do serviço

    A HBO Max está em festa! No dia 29 de junho, a plataforma de streaming completa um ano de seu lançamento na América Latina!