Início SÉRIE Artigo Gárgulas: 8 poderosos personagens da animação da Disney

Gárgulas: 8 poderosos personagens da animação da Disney

Gárgulas: Criador quer voltar à série, mas não como um reboot

A série de animação original da DisneyGárgulas (Gargoyles, no original), pode ser conhecida por sua nostalgia dos anos 90 e apesar dos poucos personagens marcantes, certamente os espectadores (novos e antigos) terão pelo menos alguns memoráveis para acompanhar, como os protagonistas Golias e Elisa Maza ou os diabólicos antagonistas Demona e David Xanatos.

Quem assinou o serviço de streaming Disney+, tem a chance de assistir a série sem nenhum tipo de censura, gerando algumas cenas inéditas. Acontece que a série animada sofreu diversos cortes de frames para remover armas de fogo e outros momentos considerados “adultos” ou “sombrios” demais na época de sua exibição original.

Exibida com três temporadas entre 1994 e 1996, a série de ação animada criada por Greg Weisman acompanha um clã de gárgulas heroicos que existe há séculos, vindos da Escócia, e agora lutam para proteger a cidade de Nova Iorque de ameaças noturnas.

Mas quem entre o elenco é considerado o mais impressionante em sua força e habilidade? Alguns obviamente são gárgulas (ou descendentes), já outros o poder talvez venha de habilidades mitológicas.

XANATOS

Gárgulas: 8 poderosos personagens da animação da DisneyPegue o charme, inteligência e dinheiro de Tony Stark, com uma pitada da vilania clássica de Lex Luthor e você terá David Xanatos. Este vilão é o inimigo final do clã de Manhattan e com todas as suas conexões por todo o mundo, para não mencionar seu suprimento infinito de dinheiro, este magnata não é do tipo que se questiona.

Mas o que coloca Xanatos nesta lista relacionada ao poder tem a ver com sua capacidade de atingir todos os seus objetivos:

  • Mover um milenar castelo para a cidade de Nova Iorque? Feito!
  • Despertar um clã de gárgulas adormecidos a mil anos? Feito!

Xanatos fará tudo acontecer, não importa o preço – econômica ou emocionalmente falando.

LEXINGTON

O jovem gárgula pode parecer o mais doce do clã de Manhattan, mas Lexington é uma força inteligente a ser considerada. Mostrado em vários episódios, o jovem gárgula é tido como o mago da tecnologia do grupo. Ele se adapta rapidamente a novos ambientes e muitas vezes é visto usando sua curiosidade para aprender e descobrir soluções modernas para as milenares criaturas de seu clã.

No episódio da segunda temporada, intitulado “Tempo Futuro”, Golias entra em uma linha do tempo alternativa onde descobre uma Nova Iorque pós-apocalíptica e assim testemunhamos o verdadeiro potencial de Lexington. Agora, esse gárgula antes inocente se transformou em um indivíduo frio e calculista, e se você sabe o resultado desse episódio, então é óbvio ele estar nesta lista.

GOLIAS

Gárgulas: 8 poderosos personagens da animação da DisneyConhecido como o líder do clã de Manhattan, Golias deixa uma impressão memorável. Com sua grande estatura, aparência majestosa e voz de comando, ele tem todas as características estereotipadas de um indivíduo poderoso. Mas o que o coloca nesta lista é seu potencial adicional para a grandeza.

Embora conhecido por suas fortes convicções, no episódio “Olho do Furacão” vemos todo o poder de Golias. Nele, Elisa (melhor amiga de Golias e interesse romântico) é sequestrada pelo deus Odin em uma tentativa de recuperar seu poderoso olho. Golias, por sua vez, usa o artefato para resgatar a amiga, mostrando seu verdadeiro poder – um aspecto que ele quase não consegue abandonar, mas eventualmente o faz. Mas esse potencial é difícil de esquecer.

DEMONA

Gárgulas: 8 poderosos personagens da animação da DisneyMil anos fugindo de caçadores, bruxas e um rei shakespeariano podem torná-la uma força mortal. Mas quando você mistura isso com um lado amargo em relação ao seu ex-amante, você tem uma receita para uma antagonista substancial.

Com sua trágica história de fundo e traços cruéis, Demona deixou uma impressão em todos os seus inimigos e público como uma gárgula que você jamais gostaria de cruzar o caminho. Ela é, em parte, a vilã clássica e também uma anti-heroína com a qual todos podemos nos conectar de alguma forma.

E considerando sua resistência à derrota, a consistência de Demona é o que a coloca nesta lista.

PUCK

Talvez o mais famoso de todos os filhos de Oberon, Puck é um trapaceiro que (assim como na famosa peça de onde ele é) nunca aceitará um não como resposta, manipulando qualquer comando dado a ele para se encaixar em seus esquemas.

Mesmo que sua trapaça ao enganar Demona e fazê-la se tornar humana durante o dia tenha sido incrível, talvez o truque mais cruel de todos que ele pregou tenha sido fazer Golias acreditar que todos os seus amigos estivessem mortos. Isso dá a Puck um lugar nesta lista. Porque se você consegue enganar o líder do clã de Manhattan, depois de todas as experiências dele, você é bastante impressionante.

ARQUIMAGO

O poderoso professor de Magus e Demona, o Arquimago é um antagonista arrogante que exibe a habilidade de ganhar qualquer coisa que ele demande apenas com um aceno de suas mãos.

Nenhuma criatura, seja ela gárgula, humano ou mitológico pode ficar em seu caminho – especialmente quando ele tem os vários objetos mágicos da animação em sua posse.

No entanto, a razão pela qual esse poderoso mago veio parar na lista não é baseada na força que ele ganha com sua coleção, mas na inteligência que ele usa para obter esses itens.

Através de várias linhas do tempo, ele elabora um plano que tece tantos enredos ao longo de toda a história, que o Arquimago parece o Kevin Feige do universo Gárgulas.

OBERON

O governante de todas as coisas relacionadas à magia, Oberon é facilmente o personagem mais poderoso (com base na força mística) em toda a tradição da série. Todas as criaturas encantadas devem obedecer ao seu comando, não importa quais sejam as circunstâncias.

E são as habilidades divinas de Oberon que o colocam nesta lista, junto com sua abordagem inexpressiva em relação ao mundo mortal. As emoções não são nada para ele e, portanto, não afetam muito suas escolhas e quando você tem todo o poder do mundo ao seu alcance, isso faz todo o sentido.

THAILOG

Gárgulas: 8 poderosos personagens da animação da DisneyQuando você é uma mistura de várias forças influentes, nem é preciso dizer por que esse indivíduo estaria no topo da lista. E quando você tem a aparência e a força de Golias e a inteligência de Xanatos, então com certeza você é poderoso.

Tudo isso descreve perfeitamente Thailog, um clone de Golias criado por Xanatos e o Doutor Sevarius. Ele foi projetado para superar seu “pai” em força, mas estar no nível de David Xanatos quando se trata de negócios e inteligência. Infelizmente, isso se formou em uma combinação diabólica; o tipo que usa vilões como Demona e Macbeth como peões em um tabuleiro de xadrez.

Poderoso? Com certeza. Aterrorizante? Sem dúvidas.

Com o retorno de Gárgulas, tudo é possível e uma nova temporada ou reboot seria incrível e eu mal poderia esperar para uma versão atualizada e mais sombria! E podemos dizer que depois de Liga da Justiça de Zack Snyder, isso só depende dos fãs.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorCRÍTICA – O Grande Deus Pã (1894, Arthur Machen)
Próximo artigoCRÍTICA | Loki – S1E6: Por Todo o Tempo. Sempre
Um carioca apaixonado por livros, cinema, games e que ama falar de nerdice.