Início LIVROS Crítica CRÍTICA – A Cidade dos Amaldiçoados (2021, Diário Macabro)

CRÍTICA – A Cidade dos Amaldiçoados (2021, Diário Macabro)

A Cidade dos Amaldiçoados é uma obra escrita por John Wyndham e é distribuída no Brasil pela editora Diário Macabro.

SINOPSE

Em uma pacata cidade do interior da Inglaterra chamada Midwich, um misterioso apagão ocorre e todas as mulheres férteis da cidade engravidam da noite para o dia.

Agora, os cidadãos de lá além de intrigados, vivem com medo, pois não sabem de onde vem a possível ameaça que faz parte do ventre de suas famílias.

ANÁLISE

A Cidade dos Amaldiçoados é uma obra de ficção que faz diversas alegorias para retratar realidades bastante incomodativas, mas que fazem parte de uma paranoia de um veterano de guerra.

De fato, o início onde somos apresentados há uma problemática bastante incomum nos faz pensar na vida dos cucos, assim como os próprios personagens divagam sobre. O fato de um predador colocar sua prole no meio de uma espécie inocente pode remeter, e muito, às mulheres que são abusadas sexualmente e que por pressão e culpa, criam os filhos dos seus agressores, seja por conta de crenças de uma sociedade hipócrita, seja porque há algum afeto ou até mesmo muito medo.

Além disso, a obra de Wyndham também fala sobre como as crianças podem afetar o dia a dia de famílias que veem na maternidade um fardo, principalmente as matriarcas que são diretamente afetadas. Cada linha reforça e muito bem como o destino de uma criança não está em nossas mãos e que muitas vezes o processo de ter uma família nem sempre é prazeroso e feliz, algo que muitas vezes é relatado de forma bastante equivocada.

O livro tem como principal característica personagens homens que tem muitas camadas, mas mulheres que não acrescentam muito à trama, um equívoco enorme, pois são elas as principais afetadas por tal invasão. O ponto de vista de um homem na trama não ajuda muito no desenvolvimento da história que seria muito mais rica pela experiência de uma das mulheres que fazem parte daquele lugar.

De mais positivo, temos decisões bastante ousadas e uma narrativa que nos faz imergir pelo espetáculo e, principalmente, pelo incomum, uma vez que histórias que fazem alusão à ficção científica são sempre muito bem-vindas e A Cidade dos Amaldiçoados com certeza é uma dela, visto que tem uma proposta muito interessante.

VEREDITO

Com um conteúdo bastante rico e personagens bons, mas com o viés errado, A Cidade dos Amaldiçoados é uma obra que vale muito a pena ler. Para quem gosta de historias curiosas e que nos deixam bastante atentos, o livro de John Wyndham é um prato cheio aos leitores mais assíduos por um bom enredo.

Nossa nota

4,0/5,0

Editora: Diário Macabro

Autor:  John Wyndham

Páginas: 288

Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

Artigo anteriorCRÍTICA – Heroínas (2021, Editora Corvus)
Próximo artigoCRÍTICA – Diana: O Musical (2021, Christopher Ashley)
Relações-públicas, gremista, nerd, escorpiano e palestrinha. Parece futebolista, pois só vive descendo a lenha. DC é melhor que Marvel, todavia, amamos as duas.