Início LIVROS Crítica CRÍTICA | Fora do Comum – Vol. 2: Filmes Ainda Mais Estranhos...

CRÍTICA | Fora do Comum – Vol. 2: Filmes Ainda Mais Estranhos (2020, Gabriel Fabri)

CRÍTICA | Fora do Comum - Vol. 2: Filmes Ainda Mais Estranhos (2020, Gabriel Fabri)

É inegável que o grande cinema hollywoodiano tem o poder de construir experiências memoráveis. Porém, em diversos momentos suas narrativas apresentadas em algumas obras muitas vezes previsíveis podem acabar cansando o espectador.

Dessa forma, a melhor solução é conhecer filmes que subvertem o cinema da indústria. Obras que não têm medo de ser diferentes e que não fazem concessões artísticas em nome da bilheteria. Todavia, quais são esses filmes? Onde eles se encontram? Por onde começar?

São exatamente essas perguntas que o livro Fora do Comum – Vol. 2: Filmes Ainda Mais Estranhos se propõe a responder.

O livro de Gabriel Fabri está disponível para venda no formato de e-book exclusivamente pela Amazon.

ANÁLISE FORA DO COMUM – VOL.2: FILMES AINDA MAIS ESTRANHOS

O livro traz uma coletânea com textos sobre alguns dos filmes mais originais, criativos e diferentes da história do cinema. A obra pretende servir não só de guia, mas também instigar reflexões sobre esses filmes que, certamente, dividem opiniões por conta de suas “estranhezas” ou ousadias.

Além de apresentar as obras cinematográficas e preparar o leitor, o autor, Fabri, faz um trabalho diferenciado, que é o de apontar as plataformas onde encontrá-las. Gabriel Fabri é jornalista especializado em cinema, crítico da Revista Preview, comentarista do streaming Belas Artes à La Carte e também fundou o site Pop with Popcorn , focado em cinema e cultura pop. Ou seja, o seu histórico é mais do que confiável para apreciar suas recomendações e visões.

Além dos diretores David Lynch e John Carpenter, o livro traz outros mestres consagrados como Dario Argento, Luís Buñuel, Quentin DupieuxYorgos Lanthimos, Alain Resnais, Ingmar Bergman e Michael Haneke. Lembrando que esta obra é uma continuação do trabalho que foi iniciado no primeiro livro, Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos, aqui Fabri continua na sua busca por filmes que que trazem propostas novas ao que você está acostumado a assistir.

O livro apresenta um repertório de obras importantes ao mesmo em que não é óbvio. Ou seja, podemos encontrar indicações de verdadeiros clássicos do cinema como Suspiria, The Rock Horror Picture Show e Eraserhead, que são filmes onde os seus criadores não tiveram medo de errar e ousar.

Como novidade neste volume 2, ele possui uma seção de dicas a filmes inspirados em contos de fadas e também uma seção chamada “Criaturas Estranhas”, que se dedica a trazer de volta às nossas lembranças sobre criaturas, desde as mais divertidas até as mais excêntricas como A Mosca, de David Cronenberg, que inclusive serviu de inspiração para a capa do livro assinada pela artista plástica Beatriz Fabri.

VEREDITO

Sendo cinéfilo ou não, as dicas são muito interessantes, sem spoilers e fazem você querer maratonar assim que termina cada capítulo. Ainda, o autor traz referências dos diretores e obras, e com filmes completamente diferentes entre si, oscilando entre o suspense e o terror, Fora do Comum – Vol. 2: Filmes Ainda Mais Estranhos convida a todos os amantes de cinema a conhecer algumas das histórias mais interessantes da sétima arte.

Nossa nota

4,5 / 5,0

Autor: Gabriel Fabri

Páginas: 123

E você, já leu Fora do Comum – Vol. 2: Filmes Ainda Mais Estranhos? Deixe seus comentários abaixo!



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorMonica Rambeau: Conheça a primeira Capitã Marvel
Próximo artigoCRÍTICA – O Reino Gelado: A Terra dos Espelhos (2019, Aleksey Tsitsilin e Robert Lence)
Amante da sétima arte. Fascinada na relação entre cinema, história e filosofia. Devoradora de quadrinhos, aprecia um bom clássico e combate o crime em Gotham City nas horas vagas.