CRÍTICA – Heat 2 (2022, HarperCollins)

    Heat 2 é a continuação do filme Heat (1995), escrito por Michael Mann e Meg Gardiner e publicado pela editora Harper Collins em 2022.

    SINOPSE

    Narrado um dia depois do desfecho de Fogo contra fogo – Heat, essa nova história leva os leitores de volta aos eventos do filme e vai além, apresentando novos personagens nos dois lados da lei, novos golpes de alto nível e cenas de ação cinematográficas de tirar o fôlego.

    Das ruas de Los Angeles, passando pela rivalidade de gangues no Paraguai e uma gigantesca operação de um cartel de drogas na fronteira do México, Heat 2 ilumina o funcionamento perigoso de organizações criminosas internacionais e dos agentes que as perseguem enquanto apresenta um retrato sanguinolento daqueles que habitam em ambos os mundos.

    ANÁLISE

    É indiscutível que Heat é um dos filmes mais icônicos da filmografia do diretor Michael Mann e que se encerra de forma magistral o conflito entre Neil McCauley (Robert De Niro) e Vincent Hanna (Al Pacino).

    Com isso em mente, eu jamais imaginei que um dia teríamos uma continuação desse filme em um épico romance de 464 páginas. Confesso que não me agradou quando soube que Michael Mann planeja um livro de seu brilhante filme. No entanto, logo nas primeiras páginas tive uma agradável surpresa com uma continuação que faz jus ao seu enredo original e expande o universo dos personagens.

    Em Heat 2, temos uma narrativa que acontece logo após o final do filme e que se passa entre os anos 1988, 1989 e 2000. Com isso, o enredo é baseado em uma narrativa de passado e presente. O livro é escrito por Michael Mann e Meg Gardiner. E ambos realizam um trabalho excelente e conduzem todo enredo dos personagens de forma coerente e respeitando a sua obra original.

    No entanto, o leitor terá que ter uma suspensão de descrença, visto que temos um assassino que conduz a trama e conecta o passado e presente de Vincent Hanna e Chris Shiherlis. Apesar dessa ressalva, o enredo é simplesmente incrível.

    Além de apresentar esse assassino que desenvolve a trama. O livro desenvolve de maneira fascinante todo o grupo de assaltantes de Neil McCauley e Chris Shiherlis antes dos acontecimentos do filme.

    Apesar de o livro ter essa narrativa de passado e presente, o enredo central é dedicado 100% a Chris Shiherlis (Val Kilmer) que é bem elaborado com sua redenção diante dos acontecimentos do assalto ao National Bank. Além disso, temos passagens de narrativa no Brasil, e que apresenta uma escrita com gírias de nosso país. É bastante interessante a

    preocupação que Michael Mann teve ao escrever essas passagens em outro país em localizar sua cultura, seja em gírias ou mesmo na ambientação.

    Em relação à narrativa, será inevitável durante a leitura e não imaginar os trejeitos dos atores que realizaram no filme. Parece que o livro já foi escrito para já ser adaptado para os cinemas com seus atores originais, mas é uma pena que talvez isso não venha acontecer diante do problema vocal de Val Kilmer.

    De fato, Heat 2 é uma continuação que achava que não havia necessidade, mas diante da excelente qualidade da obra será inevitável não desejar que esse livro um dia seja adaptado pela produção original.

    VEREDITO

    Heat 2 é uma obra fascinante, e que merece ser lida por todos os fãs do filme. Garanto que essa não é uma continuação caça-níquel e sim um projeto que respeita e expande a obra original de maneira brilhante.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Autor: Michael Mann e Meg Gardiner
    Editora: Harper Collins
    Páginas: 464

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Noites Sombrias #115 | 5 filmes de terror que viraram livros

    Não estamos acostumados a ver filmes de terror se transformarem em livros, mas essa situação ocorre mais frequentemente do que se imagina!

    Jogos Vorazes: As maiores diferenças entre o filme e o livro

    Com um novo livro sendo lançado em um novo filme em desenvolvimento da franquia Jogos Vorazes, é hora de retornar à franquia criada por...

    CRÍTICA – Ascensão (2019, Suma)

    A obra de Stephen King possui lindas ilustrações de Mark Edward Geyer e ganhou o prêmio Goodreads Choice Awards de Melhor Horror em 2018.

    Coraline: As maiores diferenças entre a história original e o filme

    Coraline ganhou o coração de muitos fãs após ganhar uma adaptação em stop-motion. Veja as maiores diferenças entre o material fonte e o livro.