Início LIVROS Artigo Star Wars: Como Darth Revan entrou no cânone moderno

Star Wars: Como Darth Revan entrou no cânone moderno

Darth Revan

Darth Revan é um dos Lordes Sith que mais se destacam, por ser único e popular entre os fãs de Star Wars Legends. E desde que a Disney comprou os direitos de uma galáxia muito, muito distante, os fãs pediam que Revan fosse trazido de volta ao cânone junto dos Cavaleiros da Velha República, no qual ele tem um grande destaque.

De certa forma, parece que a comoção dos fãs começou a surtir efeito. Enquanto ninguém prestava atenção, Star Wars fez uma sutil referência ao personagem favorito dos fãs em um lugar estranho: no Dicionário Visual de A Ascensão Skywalker, e o trouxe ao cânone moderno.

Em Legends, Darth Revan era originalmente um Jedi. Mas após ele e seu aprendiz, Darth Malak vencerem as Guerras Mandalorianas, eles desapareceram nas Regiões Desconhecidas. Lá, eles foram capturados e influenciados pelo Imperador Sith Darth Vitiate, mas eventualmente quebraram sua influência e ao invés de o servirem, decidiram participar de sua guerra contra os Jedi. Durante esse conflito, Revan foi trazido novamente pelo lado da luz, onde, anos mais tarde, ele tentou confrontar Vitiate, apenas para ser traído e aprisionado.

Durante seu tempo na prisão, sua mente permaneceu viva quando ele morreu, e seu espírito se separou entre personalidades distintas, de Jedi e Sith. Após mais luta, uma equipe de Imperiais e tropas da República, foram capazes de se aliar ao Espírito Jedi, e o unificou novamente. Eventualmente, seu espírito teve um importante papel na batalha contra o Imperador Sith.

Esse é o personagem que os fãs de Legends queriam o retorno: o Sith que usa uma máscara, um sabre de luz roxo, e que é tanto um Sith, quanto um Jedi. Antes de Star Wars: A Ascensão Skywalker, a Disney havia ignorado isso, mas agora, a história de Revan foi até referenciada no cânone moderno.

Darth Revan
Darth Malak e Darth Revan

Após muita espera, Star Wars: A Ascensão Skywalker revelou que Darth Sidious tinha sobrevivido a queda do famoso duto do reator e começou a tomar o controle da galáxia mais uma vez, usando a Primeira Ordem. Enquanto os filmes seguiam, Sidious explicou que os cultistas Sith de Exogul tinham trabalhado arduamente para construir um exército de Sith Troopers e uma incrivelmente poderosa armada chamada de a Ordem Final.

Como revelado no dicionário visual, cada uma dessas Legiões eram identificados por números, e o mais importante, um nome de Sith de acordo com sua importância, incluindo Revan, Andeddu, Tanis, Tenebrous, Phobos e Desolous. Cada um desses nomes conta com muitas histórias por trás, mas como o livro explica:

“Essa história foi escondida do resto a galáxia, e apenas os Eternos cultistas Sith sabem a importância desses nomes.”

Agora, os fãs podem ficar felizes que esses Sith enfim façam parte do cânone oficial, pelo menos por nome.

Independente disso, os entusiastas de Revan não devem perder as esperanças, pois o Sith quase foi trazido de volta. Na terceira temporada de Clones Wars, no episódio 17, intitulado “Fantasmas de Mortis”, quase mostrou Darth Revan, junto de Darth Bane, como Fantasmas da Força no mundo nexus de Mortis. Essa ideia foi descartada, mas isso, e a revelação do Dicionário Virtual de A Ascensão Skywalker, provam que a Disney e a Lucasfilm estão fazendo um esforço para trazer de volta os Lordes Sith de Legends, incluindo Revan, à sua antiga glória.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.