CRÍTICA: ‘Look Back’, um mangá que explora a dor de ser um mangaká

    Look Back é um one-shot do mangaká Tatsuki Fujimoto (Chainsaw Man e Fire Puch) publicado originalmente em 2021 e que veio a ser publicado pela editora Panini em outubro de 2023. A obra possui capa cartão e sobrecapa e possui 144 páginas.

    SINOPSE

    Esta é a história de Fujino e Kyomoto. Enquanto uma tem confiança absoluta em seu talento, a outra é uma reclusa que nunca sai de casa. Mas o amor e a dedicação que ambas possuem por desenhar mangá acaba unindo essas duas jovens de uma pequena cidade do interior. Um fantástico conto sobre a juventude feito a partir de um olhar único e especial.

    ANÁLISE

    Look Back

    Look Back é um mangá que explora de maneira genuína a amizade entre Fujino e Kyomoto, duas garotas que têm o sonho de se tornarem mangaká. O enredo do mangá é conduzido de modo ágil e cativante, e trabalha de forma excepcional o estudo dessas duas personagens.

    Sendo Fujino mais confiante em seu talento artístico, enquanto Kyomoto é reclusa e não sai de casa. Essa singularidade entre as personagens é excelente e torna a obra dinâmica. Com isso, diante do sonho dessas garotas, Look Back traz uma história da adolescência no interior do Japão sendo contada de maneira engraçada e dramática.

    Diante disso, Fujino tem uma personalidade forte e confia que suas tirinhas do jornal da escola são excelentes. Acontece que Kyomoto tem um traço e arte superior a de Fujino, e isso acaba abalando completamente a confiança de Fujino se tornar mangaká.

    Desse modo, o enredo desenvolve essa rivalidade entre as duas garotas dentro do ambiente escolar até chegarem na universidade. No entanto, dentro dessa jornada para alcançarem o tão sonhado sonho, uma tragédia irá afetar a realidade de Fujino e Kyomoto para sempre.

    Assim como no excelente mangá Bakuman (publicado pela JBC), Look Back apresenta de forma simples como funcionam os bastidores do editorial de um mangá e os esforços que cada mangaká têm para a criação de uma obra. No entanto, aqui não têm a mesma profundidade de Bakuman por ser um one-shot, mas que ainda assim é compreensível.

    Ainda que Look Back seja slice of life, a obra aborda temáticas maduras e pesadas, que ao final do enredo tem uma reviravolta completamente inesperada que o leitor acaba sendo pego desprevenido do modo como esse acontecimento é impactante.

    Confesso que durante a leitura eu realmente não esperava por essa reviravolta no enredo e acabou me surpreendendo positivamente pelo mangaká Tatsuki Fujimoto ter culhões para ter uma mudança tão ousada e melancólica na narrativa. Em relação à arte, a obra tem um traço realista e limpo, sem muitos detalhes nos personagens, mas que mesmo assim ficam muito bem caprichados. 

    Em suma, Look Back é uma obra altamente recomendada que traz um enredo genuíno, e que conduz com diversão e maturidade uma trama que facilmente ficará memorável na cabeça dos leitores.

    VEREDITO

    Look Back é um excelente one-shot que abriu minha porta de leituras 2024 de modo excepcional e que conduz com maestria uma linda história de amizade, mas que mesmo com um final trágico, a obra acaba sendo um ponto fora da curva no gênero slice of life.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Editora: Panini Comics

    Autor: Tatsuki Fujimoto 

    Páginas: 144

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    ANÁLISE: ‘Fullmetal Alchemist ESP. #1’ JBC relança saga dos irmãos Elric

    O volume 1 da versão Especial de Fullmetal Alchemist chegou ao Brasil pela editora JBC. Confira o que achamos do mangá.

    CRÍTICA | Alice in Borderland – Volume 1 (2023, Editora JBC)

    A Editora JBC trouxe ao Brasil a primeira edição de Alice in Borderland. O mangá adaptado para a Netflix em 2020 nos apresenta a história de Arisu.

    CRÍTICA – Sensor (2022, Junji Ito, Pipoca e Nanquim)

    Sensor é uma das obras mais recentes de Junji Ito a serem lançadas no Brasil. Assim como todas as outras, ela foca em elementos perturbadores.

    CRÍTICA – Death Note Short Stories (2023, JBC)

    A história de Death Note continua nesta coleção de contos escritos pelos criadores da série. A história de Kira realmente acabou ou sua influência permanece?