Início QUADRINHOS Artigo Barão Zemo: Conheça o vilão de Falcão e o Soldado Invernal

Barão Zemo: Conheça o vilão de Falcão e o Soldado Invernal

Barão Zemo: Conheça o vilão de Falcão e o Soldado Invernal

O Barão Heinrich Zemo foi criado pelas lendas Stan Lee e Jack Kirby. O personagem fez sua primeira aparição em uma cena de flashback em Vingadores #4 (março de 1964), mas ele não recebeu oficialmente um nome até duas edições depois, em Vingadores #6.

No futuro, o Barão Zemo foi adicionado à história do Capitão América após a reinvenção do personagem na Idade de Prata dos Quadrinhos (1956-69).

ORIGEM

Dr. Heinrich Zemo, o 12º Barão Zemo, foi um dos maiores cientistas do Partido Nazista. Zemo lutou contra Steve Rogers e seus aliados, os Comandos Uivantes, durante a Segunda Guerra Mundial. Um gênio científico brilhante e sádico, Zemo criou muitas armas de destruição em massa para o exército de Hitler, incluindo um canhão de raios mortais em grande escala, uma pistola de desintegração que era uma versão miniaturizada de seu raio da morte, e androides primitivos de força considerável e quase invulneráveis.

A inteligência de Zemo foi apenas comparada com seu sadismo, enquanto ele rotineiramente testava suas armas mortais em pessoas inocentes, tanto prisioneiros quanto civis dentro do Terceiro Reich. Isso finalmente veio à tona, durante um primeiro encontro com os Comandos Uivantes, quando Barão Zemo decidiu testar um canhão de raios da morte experimental em uma cidade alemã próxima. O raio da morte matou centenas de civis alemães inocentes, tornando Heinrich Zemo um assassino em massa.

Embora ele arrogantemente acreditasse que poderia enquadrar seu ato de assassinato em massa nas Forças Aliadas, Nick Fury e seus companheiros dos Comandos Uivantes expuseram o papel do Barão Zemo na destruição da cidade, tornando-o um dos homens mais odiados da Europa, mesmo entre seus companheiros alemães.

A máscara

Em uma tentativa de recuperar o anonimato, Heinrich Zemo começou a usar um capuz rosa-avermelhado sobre o rosto enquanto continuava a construir armas para os nazistas. Suas atividades acabaram chamando a atenção do Capitão América, resultando em um confronto no momento em que Zemo estava pronto para revelar sua mais nova descoberta científica: o Adesivo X, um adesivo extremamente forte que nenhum processo conhecido pela ciência na época poderia remover ou dissolver.

Quando Steve Rogers confrontou o Barão Zemo, para destruir seu suprimento limitado de Adesivo X para que os nazistas não pudessem usá-lo contra as tropas aliadas, o Capitão América jogou seu escudo no tanque de vidro que o continha para liberar o adesivo no chão. No entanto, Zemo estava parado ao lado do tanque, e quando o escudo se chocou contra o tanque e derramou seu conteúdo, o Adesivo X se espalhou por toda a cabeça e rosto encapuzados de Heinrich Zemo. O adesivo vazou rapidamente para dentro e prendeu permanentemente o capuz à carne do vilão.

Embora Barão Zemo ainda pudesse ver através dos buracos dos olhos do capuz, bem como ouvir, respirar e falar através do tecido fino do pano que compunha o capuz, por não ter abertura na boca Zemo não conseguia mais comer normalmente e teve que ser alimentado por via intravenosa. Heinrich Zemo se recuperou rapidamente, mas ter seu capuz permanentemente afixado em seu rosto, para nunca mais ser removido, deixou o cientista nazista louco. Ele até descontou seu ódio em sua própria família, sua esposa Hilda e seu filho Helmut

Adotando um novo traje para acompanhar seu novo rosto encapuzado, Barão Zemo deixou de se tornar um normal, senão infame, cientista nazista para se tornar um agente de campo ativo para o Terceiro Reich, liderando as tropas alemãs em missões de combate e espionagem. Sua reputação em combate cresceu rapidamente e foi rivalizado apenas pelo Caveira Vermelha; os dois rapidamente se tornaram rivais, unidos apenas em seu ódio por Steve Rogers.

A “vitória” do Barão Zemo

Quando ficou claro que os nazistas perderiam a guerra, o Caveira enviou Zemo à Londres para roubar um avião experimental. Neste ponto, o avião não lhes serviria de nada, mas o Caveira Vermelha garantiu que esse conhecimento vazasse para o Capitão América e seu jovem parceiro James Buchanan “Bucky” Barnes, para garantir que Heinrich Zemo seria capturado, livrando o Caveira Vermelha de seu rival de uma vez por todas.

Steve Rogers não saberia do esquema de Zemo por várias semanas, quando ele derrotaria o Caveira pela última vez durante a Segunda Guerra Mundial, enterrando o rival vivo em um estado de animação suspensa. Quando o Capitão América soube da trama do Barão Zemo, era tarde demais; e o vilão fez Rogers e Barnes prisioneiros no avião experimental, lançando-os para a morte.

Steve Rogers caiu no Oceano Ártico quando o avião explodiu, e Bucky Barnes foi aparentemente morto. Rogers foi deixado congelado no gelo por décadas, e quando os Vingadores o encontraram e o reviveram, ele estava pelo menos vinte anos fora de seu próprio tempo.

O exílio

Acreditando erroneamente que finalmente havia matado seu rival, o Barão Zemo viajou para a América do Sul, deixando para trás sua esposa Hilda e seu filho Helmut. Com um exército de mercenários leais a ele, escravizou uma tribo nativa e se tornou seu rei. Enquanto estava lá, Zemo tentou encontrar uma maneira de tirar o capuz do rosto, mas sem sucesso. Depois de descobrir que seu inimigo, o Capitão América original, não havia morrido, seu ódio foi renovado.

A batalha final

Em sua batalha final com Steve Rogers, Heinrich Zemo atraiu seu inimigo para sua fortaleza sequestrando Rick Jones; forçando o Capitão América a enfrentar Zemo sozinho.

O Barão Zemo atacou com seus homens, mas Steve Rogers se esquivou e desviou os tiros com seu escudo. Ao chegar ao próprio Zemo, ele usou seu escudo para desviar o fogo do raio solar nos olhos do vilão, cegando-o temporariamente. 

Com o vilão cego e disparando seu raio descontroladamente, a montanha de pedra foi atingida, causando um deslizamento de rochas que constituíram um golpe mortal contra Heinrich Zemo.

No fim, o próprio Capitão América enterrou o corpo do Barão Zemo.


Siga o @Feededigno no Instagram


PODERES E HABILIDADES

Heinrich Zemo não tinha poderes sobre-humanos. Suas outras habilidades conhecidas eram sua longevidade, o treinamento de combate armado e desarmado que ele havia feito e seu intelecto de nível gênio.

AFILIAÇÕES

Além de fazer parte do Partido Nazista, Heinrich Zemo formou os Mestres do Mal para servir como uma contraparte vil para os Vingadores.

Barão Zemo também fez parte da Hydra, ThunderboltsMestres do Mal e da Legião dos Condenados.

CURIOSIDADES

O título de Barão Zemo é passado de pai para filho desde o Século XV, mas os primeiros grandes detentores do manto foi Heinrich Zemo e seu filho Helmut Zemo, que herdou o nome após a morte de seu pai e se torna o 13° membro da família a ser reconhecido como o vilão.

OUTRAS MÍDIAS

Por ser um vilão diretamente ligado a origem do Capitão América, assim como o Caveira Vermelha, Zemo teve diversas adaptações ao longo do tempo.

CINEMA

Havia planos para que Heinrich Zemo fizesse sua estreia em Capitão América: O Primeiro Vingador, como um membro da Hydra, mas no fim o personagem foi cortado para dar destaque ao vilão principal: O Caveira Vermelha.

Sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel aconteceu em 2016, onde o ator teuto-brasílio-espanhol Daniel Brühl interpretou Helmut Zemo, como o antagonista principal do terceiro filme do Capitão América:

  • Capitão América: Guerra Civil.

TV

O personagem já teve breves aparições em diversas animações da Marvel ao longo do tempo, entre elas:

  • The Avengers: United They Stand;
  • The Avengers: Earth’s Mightiest Heroes;
  • Ultimate Spider-Man;
  • Avengers Assemble.

Este mês (14) o personagem vivido por Brühl no UCM retornará para a segunda série da Marvel Studios, no serviço de streaming Disney+:

  • Falcão e o Soldado Invernal.

A série mostrará Sam Wilson/Falcão (Anthony Mackie) e Bucky Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan) após os eventos de Vingadores: Ultimato.


Curta a página do Feededigno no Facebook


Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.