CRÍTICA | Batman: A Gárgula de Gotham – Vol. 01 (2023, Panini Comics)

    Batman: A Gárgula de Gotham é a nova HQ do brasileiro Rafael Grampá que conta com uma história em 4 volumes e está sendo publicada pela editora Panini Comics. A obra possui capa cartão e tem 48 páginas.

    SINOPSE

    Em uma Gotham City onde cada dia parece mais sombrio e irremediável do que o anterior, Batman faz uma escolha definitiva: matar a identidade de Bruce Wayne para sempre e abraçar o capuz em tempo integral. Mas, embora conheça as ruas de Gotham, ele logo descobrirá que mal conhece a si mesmo. Uma galeria de vilões totalmente depravados começa a emergir das profundezas da cidade, e o Homem-Morcego terá que lidar com a própria natureza do mal, incluindo aquele que se esconde nas trevas de seu próprio coração, para enfrentar o que está por vir para sua cidade. Batman: A Gárgula de Gotham dá vida à visão perturbadora do brasileiro Rafael Grampá do Cavaleiro das Trevas, que mergulhará nos cantos mais profundos e sombrios da natureza humana e deixará você sem fôlego… e querendo mais!

    ANÁLISE

    A Gárgula de Gotham

    Batman: A Gárgula de Gotham é o mais novo trabalho do selo Black Label da DC Comics. O quadrinho conta com o roteiro e arte de Rafael Grampá e Matheus e cores de Matheus Lopes. Com isso, Grampá inicia sua história de modo ágil e acaba optando inicialmente por uma narrativa em off do ponto de vista do Batman sobre a criminalidade de Gotham e os traumas que a cidade causaram em sua psiquê.

    Desse modo, o enredo conta os primeiros anos do cavaleiro das trevas combatendo o crime em Gotham. Essa primeira edição faz uma ótima abertura do clima proposto. Apesar de toda a mitologia do Batman já está estabelecida no imaginário popular. O grande destaque do enredo vai para o novo vilão Crytoon que foge dos clássicos vilões de Gotham e acaba sendo um fresco para o universo do Batman. 

    A maneira que esse novo vilão, é inserido no enredo é rápida e interessante. Além de ter um visual assustador, o que o torna intrigante é que toda vez que o mesmo comete um crime o mesmo se debruça em lágrimas antes do ato. Esse lado emotivo sombrio do personagem é legal e acaba sendo um contraste dos outros vilões de Gotham.

    Além da apresentação desse novo vilão o enredo desse volume é hábil, mas não entrega tudo o que tem a oferecer nessa volume e acaba sendo apenas uma porta de entrada para o universo desenvolvido por Grampá. 

    Com isso, na HQ temos a estreia de Grampá, que realiza uma história de sua autoria. E que traz influências nos filmes The Batman (2022) e Seven (1995) que torna o enredo intrigante. No entanto, essas inspirações acabam não sendo suficientes para termos uma história excelente, visto que os diálogos acabam não sendo tão notáveis e alguns pontos bastantes são clichês.

    Ainda que essa primeira edição não seja o ápice da história, espero que no decorrer do desenvolvimento do enredo o mesmo acrescente mais camadas e criatividade que seja além das em inspirações de outras mídias. 

    Entretanto, a arte do Grampá acaba sendo o maior destaque da HQ, o mesmo tem um traço inconfundível repleto de detalhes minuciosos na caracterização dos personagens. Além de desenvolver excelentes cenas de ação com um enquadramento cinematográfico. As cenas de ação são realizadas com maestria e possui uma excelente fluidez em cada página.

    VEREDITO

    Em suma, Batman: A Gárgula de Gotham é uma ótima história que traz novos elementos para o universo de Gotham City, mas que apesar dos pequenos problemas entrega um enredo repleto de suspense e ação.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Autor: Rafael Grampá

    Editora: Panini Comics

    Páginas: 48

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Cassandra Nova: Conheça a vilã de Deadpool e Wolverine e ‘gêmea’ de Xavier

    Foi apresenta a primeira versão live-action da vilã Cassandra Nova. A personagem será vivida por Emma Corrin e será a vilã de Deadpool e Wolverine.

    Elektra: 10 curiosidades sobre a personagem nos quadrinhos

    Desde a estreia nas HQs da Marvel, Elektra tem sido uma das personagens mais intrigantes e complexas do universo dos super-heróis.

    X-23: 5 HQs essenciais para conhecer a personagem

    No vasto universo dos quadrinhos da Marvel, poucos personagens cativarem os leitores tanto quanto X-23. Veja as melhores HQs da personagem!

    5 vilões que dominaram os quadrinhos nos anos 90

    Cada um desses vilões, com suas histórias específicas nos anos 90, contribuiu para a evolução narrativa dos quadrinhos. Saiba quem são eles!