CRÍTICA – Elric. Stormbringer (2022, Pipoca & Nanquim)

    Foi lançado em 2022 pela editora Pipoca & Nanquim o quadrinho Elric: Stormbringer, um épico em forma da nona arte. O quadrinho recebeu o prêmio Eisner no ano de 1998 e adapta a saga de um dos grandes nomes da literatura de Fantasia e Ficção Científica, que infelizmente recebeu poucas publicações em nosso país.

    Michael Moorcock de nacionalidade britânica vem desde os anos 60 criando mundos e personagens, e está listado como um dos autores mais importantes de ficção, o criador coleciona prêmios como o The Book Prize, e serviu de inspiração para autores como George R. R. Martin e jogos como Warhammer e Warhammer 40k.

    SINOPSE

    Uma obra-prima dos quadrinhos modernos e um épico de Espada & Feitiçaria. Considerado um dos melhores trabalhos da carreira de P. Craig Russell (O Anel do Nibelungo, Sandman), este volume reúne na íntegra a minissérie aclamada pela crítica e vencedora do Prêmio Eisner em 1998, adaptada da saga literária de Michael Moorcock. Elric: Stormbringer apresenta o derradeiro capítulo da história do imperador feiticeiro do reino ancestral de Melniboné, portador da espada rúnica Stormbringer, retirado diretamente do mais consagrado livro da série (escrito originalmente entre 1963 e 1965). O palco está montado para a monumental batalha apocalíptica entre as forças da Lei e do Caos, enquanto o anti-herói confronta seu inimigo mais perigoso, Jagreen Lern, pelo controle do equilíbrio cósmico. Esta primorosa adaptação do principal romance de Michael Moorcock combina os melhores elementos de horror e fantasia em uma narrativa verdadeiramente inesquecível.

    ANÁLISE

    Elric

    O quadrinho segue a saga de Elric de Melniboné, o Último Imperador Melniboniano, líder de uma raça decadente que se utiliza de sacrifícios e enxerga com altivez e arrogância os outros povos. Ao contrário dos guerreiros tradicionais, ele tem uma saúde frágil e mórbida, e carrega uma índole moral que o coloca arquetipicamente como um anti-herói, sendo um contraponto para os personagens do gênero de Espada e Feitiçaria, muito distinto do forte e lendário Cimério Conan de Robert E. Howard.

    No entanto, ele possui uma arma inspirada nas histórias de Tolkien, sua maligna acompanhante, a Stormbringer uma espada nefasta que sussurra em sua mente desejando morte e calamidade, se fortalecendo do assassinato de seres pensantes e devorando almas.

    Na trama ele se vê dividido entre o dever como Imperador e o destino como o Campeão Eterno, lutando pelo equilíbrio entre a ordem e o caos. A graphic Novel baseada na coleção Michael Moorcock Library traz diversas adaptações em quadrinhos das histórias de Elric. O primeiro lançamento foi “Elric de Melniboné”, que adapta o primeiro romance de Moorcock. Em seguida, foram lançados “Navegantes dos Mares do Destino” e “The Dream City”.

    O quadrinho é verdadeiras obras de arte, com desenhos detalhados e uma narrativa envolvente composta pelo grande P. Craig Pussell, compondo cenários que vão da fantasia ao psicodélico, onde até o letramento ganha destaque, dando tonalidades diferentes para as falas de cada personagem.

    Uma história verdadeiramente épica, onde o Imperador Melniboniano enfrentará o rapto de sua amada enquanto lida com deturpação de seu trono em meio a várias ameaças políticas, ao mesmo tempo que tem que lidar com divindades multiversdais. E conta ainda com batalhas navais, criaturas mitológicas e um protagonistas complexos.

    VEREDITO

    Elric de Melniboné é uma saga que mistura fantasia, ação e uma narrativa envolvente, onde a Alta Fantasia se encontra com o gênero da Espada e Feitiçaria. Com uma arte deslumbrante e uma história grandiosa, uma leitura imperdível para os fãs de quadrinhos. E espero que a Pipoca e Nanquim traga muito mais da coleção Michael Moorcock Library para o nosso país.

    Autor: P. Craig Russell

    Editora: Pipoca & Nanquim

    Páginas: 212

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    X-23: 5 HQs essenciais para conhecer a personagem

    No vasto universo dos quadrinhos da Marvel, poucos personagens cativarem os leitores tanto quanto X-23. Veja as melhores HQs da personagem!

    5 vilões que dominaram os quadrinhos nos anos 90

    Cada um desses vilões, com suas histórias específicas nos anos 90, contribuiu para a evolução narrativa dos quadrinhos. Saiba quem são eles!

    Flechas e Heroísmo: Conheça todos os arqueiros da DC Comics

    Os heróis da DC Comics são conhecidos por sua diversidade e complexidade; e os arqueiros desempenham um papel único e significativo.

    CRÍTICA – A Casta dos Metabarões Vol. 1 (2023, Pipoca & Nanquim)

    A Casta dos Metabarões é um quadrinho criado por Alejandro Jodorowsky e ilustrado por Moebius. O quadrinho dividido em 3 partes chegou ao Brasil pela Pipoca & Nanquim.