CRÍTICA – God Country (2022, Devir)

    God Country conta com um incrível roteiro de Donny Cates, roteirista também do arco Rei das Trevas da Marvel, Buzzkill e Venom. O quadrinho conta a curiosa história de Emmett Quinlan, um idoso viúvo quase que destruído pelo Alzheimer. Sem qualquer perspectiva de cura, durante uma terrível tempestade, sua família o vai visitar após um surto.

    Quando para surpresa da família, um demônio aparece para matá-los e Emmett o estraçalha sem dó com a ajuda da espada mística Valofax. Ainda que toda trama gire em torno de uma espada lendária, ou melhor, a deusa das espadas, ela não é sobre isso.

    SINOPSE

    Há muito tempo, no Texas, um velho chamado Emmett Quinlan ia morrer de Alzheimer. Seu filho Roy estava dividido entre ser pai da própria filha e assistir ao pai virar um monstro. Para piorar as coisas, um furacão gigante estava para chegar e destruir tudo que a família Quinlan amava.Mas foi no rastro dessa tempestade que tudo mudou. Porque o furacão não veio desse mundo… e não veio sozinho… Em meio às cinzas de sua casa, Emmett Quinlan estava de pé e empunhando uma espada encantada, indestrutível, falante e com três metros e meio de comprimento, chamada Valofax. E enquanto ela estivesse na sua mão… ele estava presente. Seu Alzheimer estava curado. Ele lembrava do próprio nome e dos rostos de quem amava.

    ANÁLISE

    God Country

    O quadrinho publicado no Brasil pela Devir vem com um tratamento de luxo e capa dura. Com uma história que pode ser considerado um one-shot, ou uma minissérie, acompanhamos a história da família Quinlan e suas vidas que mudam repentinamente. Após exterminar um demônio, Emmett, até então um homem assolado pelo alzheimer vê sua vida mudar: Enquanto toca em Valofax, qualquer resquício da doença sem cura para simplesmente desaparecer.

    Quando reconhece sua família e percebe que a tirou de perigo, Emmett recobra os sentidos e reconhece seu filho, sua neta e sua nora. Mas essa história possui uma pegadinha. Como uma espada lendária vai parar na Terra, nas mãos de uma pessoa impotente?

    Segundo o roteiro de Cates, Valofax é a representação “viva” de todas as espadas lendárias que já existiram, e ela pode existir em diferentes planos da realidade. Por ter sido forjada no coração de uma estrela moribunda, ela possui um poder sem igual, e graças à sua personalidade, ela escolhe quem a empunhará.

    O que um homem tem de especial? Bem, nada. Mas a história não é sobre isso.

    Em God Country, o quadrinho começa com uma dedicatória de Cates à seu pai, e é isso que o quadrinho é. As belas páginas tem a função de nos ambientar aquele mundo nada agradável, ou pelo menos não parece ser agradável do ponto de vista de Emmett até ele colocar suas mãos em Valofax.

    Ao ganhar os poderes semelhantes aos de um deus, o mundo de Emmett ganha cor e o tom caótico da ilustração se torna mais simples, mas não com menos detalhes. O cuidado de Geoff Shaw ao achar um tom tão realista quanto obscuro para esse mundo, dão aos leitores uma sombria sensação de dureza, e causa ao longo de seus seis capítulos temores bizarros.

    VEREDITO

    God Country

    Muito distante de ser uma história de ação, God Country é uma história de redenção, sobre o amor de uma família do Texas e o retorno a uma humanidade que parecia já haver partido há muito tempo. Ainda que seja contada por sob um plano de fundo fantasioso, o quadrinho nos permite entender que a relação de Cates com seu pai, se assemelha a de Roy com seu pai Emmett.

    O perigo daquele mundo é imediatamente parado, quando Emmett se coloca como uma força tão resistente quanto os deuses que insistem em colocar sua família em risco o tempo todo. Quando adentramos neste mundo, não sabemos o que esperar, mas a história de Donny Cates e seu God Country não te decepcionarão.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Autor: Donny Cates

    Páginas: 184

    Ano de Publicação: 2022

    Editora: Devir

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Sandman: Conheça Destino, Delírio e Destruição

    A segunda temporada de Sandman apresentará ao grande público os três Perpétuos ausentes da trama até agora, Destino, Delírio e Destruição.

    10 fatos sobre Obi-Wan Kenobi que você não sabia

    Obi-Wan é um dos maiores nomes de Star Wars. Seus poderes o tornam o Jedi lendário. Confira 10 fatos sobre o personagem.

    Bastion: Conheça o vilão de X-Men ’97

    Saiba mais sobre o vilão da Marvel Comics. Bastion teve sua primeira aparição na HQ X-Men #52, publicada em maio de 1996.

    Cassandra Nova: Conheça a vilã de Deadpool e Wolverine e ‘gêmea’ de Xavier

    Foi apresenta a primeira versão live-action da vilã Cassandra Nova. A personagem será vivida por Emma Corrin e será a vilã de Deadpool e Wolverine.