CRÍTICA | Saga – Vol. 4 (2017, Devir)

    O Volume 4 de Saga, da editora Devir, conta a história de Marko, Alana, Clara e Hazel em uma tentativa de levar uma vida normal em Gardênia, planeta apoiador dos luarinos.

    Em um emaranhado de intrigas e a morte de um membro da Família Real, descobrimos mais sobre a história do Príncipe IV, conhecemos mais raças do que nunca antes. O Volume 4 nos mostra o quão brilhantes Brian K. Vaughan e Fiona Staples são, seja em seu roteiro, ou em suas artes mirabolantes enquanto brilham ao nos apresentar a história do universo do querem contar.

    O cuidado de Vaughan ao abordar assuntos como a dificuldade de dois ex-soldados enquanto tentam se acostumar com a nada fácil tarefa de serem pais, é mostrado na sutileza das interações de Marko e Alana com Hazel.

    As minúcias de uma relação também são retratadas ao longo das edições do quadrinho. Mas não apenas o mar de rosas do começo, ou apenas as partes positivas. As partes negativas também estão presentes na narrativa, seja por meio de um distanciamento não-intencional, ou até mesmo uma grave suspeita de traição.

    Ainda que Vaughan e Staples se utilizem de alegorias para retratar os aspectos de relações que são universais. O uso de seres bem distintos do que estamos acostumados, tem a função de tornar toda a história uma alegoria mais distante e mais palatável para os leitores.

    SagaMas ainda que muito distante de humanos, os sentimentos e atitudes dos personagens dos quadrinhos são completamente identificáveis.

    A história se envereda mais uma vez por um caminho inesperado, deixando muito espaço para manobra e inclusive, um espaço de tempo em branco em determinado momento da história. Que provavelmente vai ser revisitado no futuro.

    Com aliados inesperados em um momento em que tudo parece perdido, mostra que Brian K. Vaughan sabe bem como fazer a história andar, sem torná-la repetitiva e sem se prender sempre nas mesmas estruturas narrativas.

    Saga está sendo reimpresso pela Devir no Brasil, e seu quinto volume deve chegar em breve, assim como a crítica do quadrinho aqui.

    Saga

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Editora: Devir

    Autor: Brian K. Vaughan

    Páginas: 152

    A Devir está lançando reimpressões de Saga e é a sua chance de garantir a sua cópia!

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    Bastion: Conheça o vilão de X-Men ’97

    Saiba mais sobre o vilão da Marvel Comics. Bastion teve sua primeira aparição na HQ X-Men #52, publicada em maio de 1996.

    Cassandra Nova: Conheça a vilã de Deadpool e Wolverine e ‘gêmea’ de Xavier

    Foi apresenta a primeira versão live-action da vilã Cassandra Nova. A personagem será vivida por Emma Corrin e será a vilã de Deadpool e Wolverine.

    Elektra: 10 curiosidades sobre a personagem nos quadrinhos

    Desde a estreia nas HQs da Marvel, Elektra tem sido uma das personagens mais intrigantes e complexas do universo dos super-heróis.

    X-23: 5 HQs essenciais para conhecer a personagem

    No vasto universo dos quadrinhos da Marvel, poucos personagens cativarem os leitores tanto quanto X-23. Veja as melhores HQs da personagem!