Especial Flash: O Homem mais rápido vivo

    O universo metahumano da DC Comics possui uma infinidade de poderes, desde produzir raios a se esticar como borracha, mas alguns são clássicos. Entretanto alguns poderes criam a sua própria mitologia como no caso do herói chamado Flash e o universo de velocistas.

    Com a chegada do filme dirigido por Andy Muschietti, preparamos um artigo completo sobre o icônico personagens da DC e suas versões mais marcantes.

    The Flash tem estreia marcada para 15 de junho no Brasil, no longa Ezra Miller volta a viver o Velocista Escarlate, Michael Keaton, que foi Bruce Wayne/Batman em Batman (1989) e Batman: O Retorno (1992); Ben Affleck, que foi o Cavaleiro das Trevas também tem seu retorno confirmado.

    JAY GARRICK, O PRIMEIRO VELOCISTA

    Especial Flash: O Homem mais rápido vivo

    O primeiro personagem a ter esta denominação é Jay Garrick, conhecido no Brasil como Joe Ciclone. Sendo idealizado por Gardner Fox e Harry Lamper, o personagem estreou nas páginas da HQ Flash Comics #1, publicada em janeiro de 1940. O velocista também participou como personagem principal da All Flash Quartely que posteriormente foi renomeada para All Flash; além de participar da Comic Cavalcade, lançada entre 1942 e 1954.

    Jay é um dos personagens que representaram a Era de Ouro dos Quadrinhos, a primeira grande fase na história dos quadrinhos. Sendo uma criação que surge após o Superman (1938), Batman (1939) nas revistas Action Comics e Detective Comics, respectivamente e um ano antes da chegada da Mulher-Maravilha (1941).

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Superman: 85 anos de legado

    Batman 80 anos: O início e o legado do Morcego de Gotham

    Mulher-Maravilha: 10 HQs indispensáveis da heroína

    Além de ter a sua revista própria, o personagem é um dos membros fundadores da Sociedade da Justiça da América, que surgiu na All Star Comics ainda na década de 40. Entretando, sua revista Flash Comics foi publicada por algum tempo pós-Segunda Guerra encerrando-se na edição #104.

    O seu visual é diferente de seus sucessores, utilizando um capacete com asas que remete a divindade romana Mercúrio. Mas em outros aspectos, como o uso do vermelho em seu traje são um elemento em comum com o próximo a carregar o título Flash.

    BARRY ALLEN, O POPULAR

    Especial Flash: O Homem mais rápido vivo

    Na década de 50 com o retorno do interesse público em HQs, teve início a Era de Prata dos Quadrinhos e o retorno de diversos heróis como novos personagens. Assim surge Barry Allen, criado por Carmine Infantino e Bob Kanigher.

    Sua estreia foi na revista Showcase #4, publicada em outubro de 1956 e, segundo Kanigher, ele não se considerava um criador do Flash mas responsável por criar uma outra versão; mesmo que a origem de Barry Allen tenha ignorado a existência de Jay Garrick, pelo menos até o início da década de 60.

    WALLY WEST, O KID FLASH

    Especial Flash: O Homem mais rápido vivo

    3 anos depois, em 1959, na Showcase #110 surge Wally West, que neste momento é chamado de Kid Flash. Criado por Infantino e John Broome, o personagem é sobrinho de Iris e sofre o mesmo acidente químico que Barry, recebendo poderes de velocista e passando a ser o ajudante do Flash (Barry Allen) até a década de 80, posteriormente assumindo o papel por muito tempo.

    Interessante refletir, principalmente quando se imagina que os ajudantes em algum momento assumem o papel de heróis, Wally é o único personagem que carregou o título por mais tempo. Lembrando que Dick Grayson já foi o Batman por um período pós-Crise Final e recentemente John Kent tornou-se Superman principal em uma história própria.

    Flash de Dois Mundos e o Multiverso

    Especial Flash: O Homem mais rápido vivo

    Sempre quando se procurar entender ou estudar a história dos quadrinhos, o conceito narrativo de multiverso é lembrado pela história Flash de Dois Mundos. Mas tem seus passos mais primordiais em 1953 com a história “Wonder Woman’s Invisible Twin” da HQ Mulher-Maravilha #53, escrita por Bob Karnigher, curiosamente criador de Barry Allen.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Multiverso DC: A primeira viagem entre Terras paralelas

    A edição de Dois Mundos na revista do Velocista Escarlate é a HQ Flash #123, da revista mensal do Flash de Barry Allen lançada em setembro de 1961 e escrita por Infantino e arte de Murphy Anderson. A história tem algumas similaridades com os eventos visto na HQ da Mulher-Maravilha, mas tem conceitos que são estabelecidos e tornaram-se o pilar do universo editorial DC até os dias atuais.

    A interação entre Jay Garrick e Barry Allen estabelece que existem outros mundos e versões deles, sendo que estes universos vibram em velocidades diferentes e Barry, por acidente, vibra na mesma frequência que o universo do primeiro Flash durante um evento de caridade.

    Após este conceito estabelecido é determinado que o universo residente dos personagens da Era de Ouro seria considerado a Terra 2. Neste universo as primeiras versões de heróis como o Superman de Joe Shuster e Jerry Siegel, Batman de Bob Kane e Bill Finger, bem como a Mulher-Maravilha de William Moulton Marston.

    Esta edição se tornou um grande sucesso incentivando o retorno de diversos personagens da Era de Ouro e alguns crossovers com a Liga da Justiça, como Crise na Terra Um, publicada em 1963 e diversos outras aventuras multiversais no – até o momento – infinito multiverso DC.

    Força de Acelaração e Poderes

    Especial Flash: O Homem mais rápido vivo

    Os poderes do Flash inicialmente estavam conectados a velocidade e o que o seu usuário poderia realizar com ela. Permitindo vibrar o seu corpo para diversas finalidades, inclusive para tornar-se intangível ou ate criar ciclones com o movimento dos braços.

    Mas o conceito que realmente é interessante em um usuário de super velocidade no universo DC é a Força de Aceleração. Esta energia é uma das sete forças do universo sendo elas a Força da Força, Força da Inércia, Força da Sagacidade, Força da Resistência, Força da Elasticidade e Força da Eternidade.

    O Velocista Escarlate, assim como todo que possui um poder semelhante, pega seu poder da Força de Aceleração que não possui uma explicação concreta a não ser que seu núcleo seja o próprio tempo. Sendo a representação de movimento da realidade e a energia que move o universo.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Os personagens mais velozes de todos os tempos


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Maggie Smith: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

    Muito conhecida por seu papel na franquia Harry Potter ao interpretar a Profª Minerva McGonagall, Maggie Smith faleceu hoje, aos 89 anos.

    85 anos da Marvel: Do sucesso dos quadrinhos à gigante da indústria cinematográfica

    Há 85 anos, a Marvel Comics estreava no mundo das HQs e dos super-heróis. Conheça a história de uma das marcas mais famosas da cultura pop!

    Rhino: Conheça o vilão presente no live-action de Kraven, o Caçador

    Aleksei Sytsevich também conhecido como Rhino tem uma força e durabilidade incríveis e inimigo de longa data do Homem-Aranha e do Hulk.

    Quando Doutor Destino se Torna Herói: A história do Infame Homem de Ferro

    Embora O Infame Homem de Ferro esteja sendo mencionado sobre o retorno de Robert Downey Jr. como Doutor Destino, a trama é inversa. Entenda!