Início QUADRINHOS Artigo Hela: Conheça a Deusa dos Mortos, filha de… Loki

Hela: Conheça a Deusa dos Mortos, filha de… Loki

155
0

Criada por Stan Lee e Jack Kirby, Hela é baseada na personagem da mitologia nórdica deusa do Reino dos Mortos e fez sua primeira aparição em Journey into Mystery #102 (1964) como inimiga do nosso querido Thor, o Deus do Trovão.

Senhora de Hel tentou várias e várias vezes expandir seus poderes e controlar os que habitam em Valhala (O “céu” dos guerreiros que morreram em batalhas e são escolhidos por Odin, o Pai de Todos para lutar em suas fileiras quando chegar a hora do Ragnarok).

MITOLOGIA

Em relação ao título dessa publicação, sim, você não leu errado! De acordo com a mitologia nórdica Hel (ou Hell, ou Hella) é filha de Loki, o Deus da Trapaça com a gigante Angrboda, e irmã mais nova do lobo gigante Fenrir e da serpente gigante Jörmungandr, também conhecida como a Serpente do Mundo, que circunda toda Midgard (Terra).

Hel nasceu com a metade de seu corpo perfeita, aparentando uma linda mulher, porém a outra metade era de um corpo terrivelmente em decomposição. E como os Aesir de Asgard não toleravam a aparência repugnante da filha de LokiOdin para atender aos pedidos de seus súditos ordenou que Hel fosse responsável pelo Mundo Inferior que recebeu seu nome, Helheim, que fica nas profundezas de Niflheim. Lá, recebeu o poder de dominar nove mundos ou regiões, onde distribui aqueles que lhe são enviados, isto é, aqueles que morrem por velhice, doença, morte natural ou de forma indigna em batalha.

Como agradecimento por fazê-la governante do Mundo Inferior, Hela deu a Odin os seus dois famosos corvos Hugin Munin, que são os mensageiros entre Asgard e os outros reinos.

A personalidade da deusa Hel difere dos deuses do Mundo Inferior das demais mitologias: Ela não é boa e nem má, simplesmente justa. Quando os espíritos dos bondosos, dos doentes e dos idosos são levados à sua presença, ela cuida deles e lhes dá conforto. Mas àqueles a quem ela julgava como maus, impiedosamente os arremessava nas profundezas geladas de Niflheim.

De acordo com os principais contos da mitologia nórdica, Hel não podia ser derrotada em seu mundo e nenhum Deus se dispunha a enfrentá-la em seus domínios, nem mesmo Odin ou Thor.

Curiosidade: O termo inglês Hell (Inferno, em português) origina-se do nome dessa deusa.



CINEMA

No Universo Cinematográfico Marvel tivemos Cate Blanchett dando vida a Hela no filme Thor: Ragnarok (2017) e em uma entrevista, a atriz australiana disse que para fazer todos aqueles movimentos do filme, teve que aprender capoeira.

OUTRAS MÍDIAS

Hela já apareceu outras vezes em outras mídias, tais como nas animações Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra e Avengers Assemble, apareceu também nos jogos Marvel Ultimate Alliance e Marvel Avengers Alliance.



QUADRINHOS

Nas HQs, o Deus do Trovão já morreu pelas mãos da Deusa dos Mortos, que tem como objetivo principal recolher as almas de Odin e Thor, a Hela até conseguiu roubar uma parte da alma do Pai de Todos que resultou em uma entidade chamada “Infinito” o que causou um grande caos sobre os Nove Reinos.

Enquanto Odin batalhava com Infinito, Hela aproveitou a situação para matar Thor que estava desprotegido, até que Vidar, o Deus Silencioso se sacrificou para salvá-lo e assim Odin destruiu Hela, que logo em seguida voltou a vida porque era necessário um equilíbrio entre a vida e a morte.

Curiosidade: Hela já se aliou a Thanos e chegou a matar a integrante da Ordem Negra, Próxima Meia-Noite, como forma de lealdade ao Titã Louco.

No ano passado a Marvel Comics mostrou Thor como o Deus da Morte.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Thor: Testemunhe a estreia do Deus do Trovão como o Deus da Morte

Hela como deusa do Reino dos Mortos tem o poder de controlar a vida e a morte, e com um toque é capaz de matar uma pessoa, controlar e comandar os mortos que habitam em seu reino; além de todos os atributos de uma asgardiana como: força, velocidade, durabilidade, longevidade e cura.



FUTURO NO UCM

Para os próximos anos teremos duas oportunidades para revermos a personagem que foi tão bem apresentada por Cate Blanchett. Será que veremos Hela na série Loki, do Disney+ e/ou no filme Thor: Love & Thunder? Sinceramente, esperamos que sim! E você, qual sua expectativa? Deixe seus comentários abaixo!



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários