Isaiah Bradley: Conheça o primeiro Capitão América negro

    Isaiah Bradley é um personagem dos quadrinhos da Marvel Comics, criado por Robert Morales, Kyle Baker e Axel Alonso. Sua primeira aparição foi na HQ Capitão América: Verdade – Vermelho, Azul e Negro #1 em janeiro de 2003.

    ORIGEM

    Isaiah se alistou no exército americano após o ataque em Pearl Harbor, que motivou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Com medo de perder a guerra, o exército norte-americano estava buscando recriar o soro do super soldado que transformou Steve Rogers no Capitão América e para isso eles precisavam de cobaias, então 300 soldados negros passaram pelo experimento e apenas 5 deles, incluindo Isaiah Bradley, sobreviveram com o soro causando deformidades em alguns deles.

    E como forma de acobertar os testes e as mortes, o governo americano executou o pelotão inteiro de onde retirou os soldados e informou às famílias nos EUA que todos aqueles que passariam pela experiência morreram em combate.

    Ao final de uma missão em que tudo deu errado, Isaiah se tornou o único sobrevivente do grupo. Ele é mandado para uma missão suicida com o objetivo de assassinar o Doutor Kosh, um cientista alemão que estava perto de reproduzir a fórmula para o exército nazista. Isaiah Bradley então rouba o uniforme e o escudo de Rogers e parte para a missão como Capitão América.

    Embora consiga matar Kosh, o personagem é capturado e acometido a alguns experimentos. Ao ser transferido de uma base para outra, ele é resgatado no caminho por um grupo de rebeldes alemães que o levam de volta para um campo do exército americano, onde é preso e acusado de traição por roubar o equipamento de Steve Rogers.

    Em 1943, Isaiah é condenado à prisão perpétua em solitária. A sua esposa, Faith, foi a responsável por salvar Isaiah Bradley, afinal, ela nunca acreditou no anúncio oficial da morte do marido; passando anos buscando seu verdadeiro paradeiro e pedindo, em cartas diárias à Casa Branca, para que Isaiah fosse perdoado.

    Em 1960, o soldado recebeu perdão do presidente norte-americano Dwight Eisenhower, porém, os 17 anos de isolamento somados aos efeitos colaterais dos vários experimentos que sofreu nas mãos dos exércitos americano e nazista afetaram a mente de Isaiah Bradley, que passou a agir como uma criança.

    PODERES E HABILIDADES

    Isaiah não possui nenhum tipo de super poder, mas o soro do super soldado corre em suas veias e lhe concede agilidade, destreza, força, velocidade, resistência, reflexo e tempo de reação, coordenação e equilíbrio aprimorados.

    Seu corpo elimina qualquer acúmulo excessivo de ácido láctico e outros venenos da fadiga em seus músculos, o que lhe garante uma grande resistência; ele também tem uma imunidade extraordinária às doenças e seu processo de envelhecimento também é desacelerado drasticamente.

    Fora isso, Isaiah foi treinado em combate desarmado pelo Exército dos EUA e carrega um escudo de metal triangular côncavo, útil para defesa ou ataque, que ele decorou com o brasão da águia da campanha Double V, um símbolo de uma vitória contra o Eixo, bem como uma vitória contra a discriminação racial em sua própria casa, os Estados Unidos.

    EQUIPES

    Isaiah Bradley ficou bastante conhecido como o Capitão América Negro, e virou uma lenda para muitas pessoas afro-americanas que se inspiravam nele. Ao longo das décadas figuras importantes pelo movimento negro como Malcolm X, Angela Davis, Nelson Mandela, Alex Haley e Colin Powell, o visitaram em segredo.

    O Capitão América Negro se tornou referência para figuras como Falcão, Luke Cage, Espectro e Golias; e foi reverenciado por eles no casamento da Tempestade com o Pantera Negra.

    CURIOSIDADES

    Quando Isaiah estava preso sob custódia dos Estados Unidos, o governo tentou usar seu DNA alterado para criar outro Super Soldado. Após 39 tentativas, o resultado é uma criança chamada Josias, mais tarde conhecido como JosiasX, filho genético de Isaiah e Faith.

    Isaiah Bradley também é avô do jovem Elijah Bradley mais conhecido como Patriota, um garoto que se junta aos Jovens Vingadores e mais tarde se torna líder dessa equipe.

    OUTRAS MÍDIAS

    Isaiah só teve uma única aparição até agora, na série Falcão e o Soldado Invernal da Marvel Studios para a Disney+, ele é interpretado pelo ator Carl Lumbly.

    Nesta versão da série, Isaiah Bradley foi ativo na Guerra da Coréia e derrotou o Soldado Invernal, mas foi preso por 30 anos após seu serviço e sofreu vários experimentos pelo governo e pela Hydra.

    No presente, Isaiah mora em um bairro de Baltimore com seu neto Eli Bradley.

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    Bill Raio Beta: Conheça o Korbinita digno do Rompe Tormentas

    Conheça Bill Raio Beta, um dos personagens que é do universo cósmico da Marvel e que faz parte das histórias do Poderoso Thor.

    Peaky Blinders: Relembre a linha do tempo histórica da série

    Conheça os principais acontecimentos históricos da série Peaky Blinders, desde a 1ª temporada até a 5ª; a 6ª temporada já está disponível.

    Hércules: O Príncipe do Poder na Marvel Comics

    O personagem Hércules é uma adaptação do herói grego para a Marvel Comics, saiba tudo sobre o Príncipe do Poder, filho de Zeus!

    Sandman: As melhores HQs para ler antes da série

    Originalmente, as 75 edições da HQ são divididas em 13 arcos. Essas são as histórias fundamentais de Sandman para você ler antes da série!