Isaiah Bradley: Conheça o primeiro Capitão América negro

    Isaiah Bradley é um personagem dos quadrinhos da Marvel Comics, criado por Robert Morales, Kyle Baker e Axel Alonso. Sua primeira aparição foi na HQ Capitão América: Verdade – Vermelho, Azul e Negro #1 em janeiro de 2003.

    ORIGEM

    Isaiah se alistou no exército americano após o ataque em Pearl Harbor, que motivou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Com medo de perder a guerra, o exército norte-americano estava buscando recriar o soro do super soldado que transformou Steve Rogers no Capitão América e para isso eles precisavam de cobaias, então 300 soldados negros passaram pelo experimento e apenas 5 deles, incluindo Isaiah Bradley, sobreviveram com o soro causando deformidades em alguns deles.

    E como forma de acobertar os testes e as mortes, o governo americano executou o pelotão inteiro de onde retirou os soldados e informou às famílias nos EUA que todos aqueles que passariam pela experiência morreram em combate.

    Ao final de uma missão em que tudo deu errado, Isaiah se tornou o único sobrevivente do grupo. Ele é mandado para uma missão suicida com o objetivo de assassinar o Doutor Kosh, um cientista alemão que estava perto de reproduzir a fórmula para o exército nazista. Isaiah Bradley então rouba o uniforme e o escudo de Rogers e parte para a missão como Capitão América.

    Embora consiga matar Kosh, o personagem é capturado e acometido a alguns experimentos. Ao ser transferido de uma base para outra, ele é resgatado no caminho por um grupo de rebeldes alemães que o levam de volta para um campo do exército americano, onde é preso e acusado de traição por roubar o equipamento de Steve Rogers.

    Em 1943, Isaiah é condenado à prisão perpétua em solitária. A sua esposa, Faith, foi a responsável por salvar Isaiah Bradley, afinal, ela nunca acreditou no anúncio oficial da morte do marido; passando anos buscando seu verdadeiro paradeiro e pedindo, em cartas diárias à Casa Branca, para que Isaiah fosse perdoado.

    Em 1960, o soldado recebeu perdão do presidente norte-americano Dwight Eisenhower, porém, os 17 anos de isolamento somados aos efeitos colaterais dos vários experimentos que sofreu nas mãos dos exércitos americano e nazista afetaram a mente de Isaiah Bradley, que passou a agir como uma criança.

    PODERES E HABILIDADES

    Isaiah não possui nenhum tipo de super poder, mas o soro do super soldado corre em suas veias e lhe concede agilidade, destreza, força, velocidade, resistência, reflexo e tempo de reação, coordenação e equilíbrio aprimorados.

    Seu corpo elimina qualquer acúmulo excessivo de ácido láctico e outros venenos da fadiga em seus músculos, o que lhe garante uma grande resistência; ele também tem uma imunidade extraordinária às doenças e seu processo de envelhecimento também é desacelerado drasticamente.

    Fora isso, Isaiah foi treinado em combate desarmado pelo Exército dos EUA e carrega um escudo de metal triangular côncavo, útil para defesa ou ataque, que ele decorou com o brasão da águia da campanha Double V, um símbolo de uma vitória contra o Eixo, bem como uma vitória contra a discriminação racial em sua própria casa, os Estados Unidos.

    EQUIPES

    Isaiah Bradley ficou bastante conhecido como o Capitão América Negro, e virou uma lenda para muitas pessoas afro-americanas que se inspiravam nele. Ao longo das décadas figuras importantes pelo movimento negro como Malcolm X, Angela Davis, Nelson Mandela, Alex Haley e Colin Powell, o visitaram em segredo.

    O Capitão América Negro se tornou referência para figuras como Falcão, Luke Cage, Espectro e Golias; e foi reverenciado por eles no casamento da Tempestade com o Pantera Negra.

    CURIOSIDADES

    Quando Isaiah estava preso sob custódia dos Estados Unidos, o governo tentou usar seu DNA alterado para criar outro Super Soldado. Após 39 tentativas, o resultado é uma criança chamada Josias, mais tarde conhecido como JosiasX, filho genético de Isaiah e Faith.

    Isaiah Bradley também é avô do jovem Elijah Bradley mais conhecido como Patriota, um garoto que se junta aos Jovens Vingadores e mais tarde se torna líder dessa equipe.

    OUTRAS MÍDIAS

    Isaiah só teve uma única aparição até agora, na série Falcão e o Soldado Invernal da Marvel Studios para a Disney+, ele é interpretado pelo ator Carl Lumbly.

    Nesta versão da série, Isaiah Bradley foi ativo na Guerra da Coréia e derrotou o Soldado Invernal, mas foi preso por 30 anos após seu serviço e sofreu vários experimentos pelo governo e pela Hydra.

    No presente, Isaiah mora em um bairro de Baltimore com seu neto Eli Bradley.

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    Parques temáticos inspirados na Cultura Geek: Diversão garantida para toda a família

    O universo geek, tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas e essa popularidade também se reflete nos parques temáticos!

    Doctor Who: Conheça algumas curiosidades sobre a série

    A nova temporada de Doctor Who chegou com o melhor da série: muito humor, grandes vilões, incríveis batalhas e muitas voltas no tempo.

    Sandman: Conheça Destino, Delírio e Destruição

    A segunda temporada de Sandman apresentará ao grande público os três Perpétuos ausentes da trama até agora, Destino, Delírio e Destruição.

    10 fatos sobre Obi-Wan Kenobi que você não sabia

    Obi-Wan é um dos maiores nomes de Star Wars. Seus poderes o tornam o Jedi lendário. Confira 10 fatos sobre o personagem.