Sandman: Quem são os Perpétuos?

    Os Perpétuos são um dos mais estranhos e influentes personagens do Universo DC, eles fizeram sua primeira aparição na série Sandman, de Neil Gaiman, pelo selo da DC de quadrinhos adultos, Vertigo.

    Os Perpétuos são personificações de forças naturais do universo, e muito da sua existência se deve a como eles desempenham seus deveres. Todos eles são irmãos, e apesar de possuírem grandes poderes e responsabilidades, eles acabam tendo conflitos familiares assim como uma família comum.

    Listamos aqui todos os Perpétuos para você conhecê-los melhor:

    DELÍRIO

    Delírio é a mais nova de todos os Perpétuos, mesmo tendo milhares de anos de idade. Ela é a personificação do delírio e da sanidade e controla um reino caótico. Um de seus poderes é controlar a sanidade de qualquer um que ela deseje. Ela geralmente aparece com a forma de uma adolescente, com cabelos coloridos e olhos com cores diferentes.

    Devido a sua natureza caótica, ela geralmente fala coisas sem sentido e tem um comportamento que beira o infantil. Mas nem sempre ela foi Delírio, no começo de sua existência ela era Deleite, mas não há uma explicação clara do porque essa mudança ocorreu.

    DESESPERO

    Desespero, assim como seus irmãos, aparece em diversas formas, mas geralmente ela tem a aparência de uma velha nua, obesa, de cor pálida e cabelos brancos.

    Desespero, é irmã gêmea de Desejo, e juntos eles agem como antagonistas durante parte da série para tentar derrubar seu outro irmão, Sonho, apesar de Desespero geralmente não se envolver nos assuntos da família.

    DESEJO

    Desejo não tem um gênero definido e costuma tomar a forma que melhor lhe convém de acordo com a situação. Desejo também é um dos membros mais cruéis da família, e como é de sua natureza, ele sempre quer ser o centro das atenções e esse comportamento egocêntrico desagrada seu irmãos o que geralmente leva a conflitos entre eles.

    DESTRUIÇÃO

    Destruição, foi o quarto Perpétuo a nascer, ele representa as várias formas de destruição, mas ele abandonou seu reino há 300 anos, e não faz muito contato com sua família, o que acabou gerando um dos principais dramas familiares dos Perpétuos.

    Ele geralmente toma a forma de um nórdico, alto e forte, com cabelos ruivos. Ele abandonou seu posto para buscar um sentido em sua vida, procurando novos hobbies, como pintura e música. Isso acaba gerando um conflito moral com seu irmão Sonho, que leva seu dever muito a sério, e levanta a questão de dever e obrigação versus liberdade e felicidade.

    DESTINO

    Destino é o mais velho dos Perpétuos, é um dos mais poderosos também, apesar de não possuir um impacto tão grande nas histórias da série, já que ele atua apenas como um grande observador de toda a história que já se passou e a que ainda está por vir.

    Ele tem a aparência de um homem encapuzado que anda carregando sempre consigo um grande livro conhecido como o Livro do Destino, que fica sempre acorrentado ao seu pulso.

    MORTE

    Morte é um dos Perpétuos mais queridos pelos fãs e um dos mais poderosos seres de todo o Universo DC. Ela será a última entidade no universo a deixar de existir; e no fim, ela será responsável por levar seus irmãos e colocar o próprio universo para descansar.

    Ela toma a forma de uma garota gótica pálida, sorridente e gentil. Ela ama e leva a sério o seu dever e é a irmã mais próxima de Morpheus, sempre lhe dando conselhos e atuando como um ombro amigo.

    O personagem Morte fez tanto sucesso que ganhou séries próprias posteriormente.

    SONHO

    Morpheuso Senhor do Sonhar. Todos que estão vivos sonham e em algum momento irão passear pelos seus reinos. Os sonhos movem a humanidade e sem sonhos nossas vidas não seriam as mesmas e essa analogia é descrita de forma muito singular quando por um período de 70 anos a humanidade perde a capacidade de sonhar após o aprisionamento do senhor do Reino dos Sonhos no arco Prelúdios e Noturnos. Morpheus, dentro de toda sua sabedoria e seriedade, já foi também imaturo e indiferente a vida da humanidade, mas seu período no aprisionamento o fez ter uma grande compressão e empatia sobre a vida dos mortais.

    O protagonista também se parece com um integrante de banda gótica oitentista, neste caso Robert Smith, do The Cure. Ele é temperamental e, aparentemente, desprovido de muitos sentimentos. Mas seus olhos costumam brilhar como as estrelas quando ele age com paixão entre os humanos – o que talvez tenha causado suas próprias derrotas.

    O Mestre dos Sonhos é quem supervisiona o Reino dos Sonhos e da Imaginação (o “Sonhar”) e regula as viagens oníricas e a inspiração. Seu selo é um elmo que ele usa em suas batalhas. Daniel Hall é o sucessor de Morpheus, que desistiu de sua existência (outro dia explicaremos isso).


    LEIA TAMBÉM:

    Neil Gaiman: 10 grandes obras do autor de Sandman

    A série Sandman, da Netflix, chegará ao catálogo da gigante do streaming no dia 5 de agosto.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Eternidade: Conheça uma das entidades mais poderosas da Marvel

    A Eternidade é uma das entidades mais importantes e poderosas da Marvel. Conheça sua história e seus poderes.

    CRÍTICA – Mickey e o Oceano Perdido (2021, Panini)

    Mickey e o Oceano Perdido é um quadrinho francês publicado originalmente em 2018 pela editora Glénat, veja o que achamos da versão nacional.

    Bill Raio Beta: Conheça o Korbinita digno do Rompe Tormentas

    Conheça Bill Raio Beta, um dos personagens que é do universo cósmico da Marvel e que faz parte das histórias do Poderoso Thor.

    Hércules: O Príncipe do Poder na Marvel Comics

    O personagem Hércules é uma adaptação do herói grego para a Marvel Comics, saiba tudo sobre o Príncipe do Poder, filho de Zeus!