Neil Gaiman: 10 grandes obras do autor de Sandman

    Neil Gaiman é uma das personalidades mais amadas no universo do entretenimento e isso se deve ao fato de que o autor não ficou preso a um só tipo de arte, além do quadrinho Sandman, pelo qual ele se tornou mundialmente conhecido, Gaiman escreveu romances, contos, editou antologias, produziu filmes, séries e um monte de outras atividades ao longo dos seus quase 40 anos de carreira.

    Conheça outras obras do autor para você se aventurar antes da série Sandman, da Netflix, chegar ao catálogo da gigante do streaming no dia 5 de agosto.

    Pensando nisso, preparamos uma lista para você mergulhar no mundo de Neil Gaiman, confira!

    DEUSES AMERICANOS

    Deuses Americanos é o livro mais famoso e mais influente de Neil Gaiman. Ele combina elementos originários de uma análise da cultura e identidade americana com fantasia urbana. O livro brinca com a ideia de que as crenças dos americanos foram alteradas, tanto por causa do processo de imigração, quanto pelo desenvolvimento tecnológico.

    Os deuses só existem porque as pessoas acreditam neles, porém, as pessoas esqueceram da fé e das práticas, substituindo os deuses por suas necessidades e desejos. Os novos deuses americanos são diferentes daqueles que conhecemos nos livros. Em uma entrevista, Gaiman disse que o livro é uma celebração das coisas que ninguém para um minuto para refletir. Um ótimo livro, que irá mudar a sua visão de crença e hábitos.

    O livro ganhou uma série com o mesmo nome, American Gods, pelo Starz e atualmente está em sua 3ª temporada.

    CORALINE

    Coraline é considerada uma obra para jovens, mas não deixe que isso desenvolva um preconceito pelo livro. A obra já ganhou um Hugo Award, um Nebula Award e um Bram Stroker Award. Ou seja, é algo realmente relevante. O livro conta a história de uma garota que encontra uma porta e decide explorar o que tem do outro lado. O que ela encontra é algo triste e assustador. Coraline batalha para voltar para casa e isso vai te deixar sem fôlego.

    Esta é uma história que tem o tom de contos de fadas, mas que o estilo de Gaiman vai acabar te surpreendendo.

    O livro teve uma adaptação para o cinema com a animação Coraline e o Mundo Secreto (2009).

    BELAS MALDIÇÕES

    Este livro foi escrito por Neil Gaiman e Terry pratchett. Entretanto, isso faz com que ele seja ainda melhor. É um livro com um estilo bem britânico, trazendo elementos de Douglas Adams e Monty Python (além de um pouco de Dr. Who). Ele é engraçado, divertido, descompromissado e traz uma abordagem bem interessante sobre o apocalipse. Você conhecerá demônios, anjos, bruxas, o anticristo, além de vários outros personagens.

    A obra ganhou uma série pelo Prime Video com o mesmo nome, Good Omens; e atualmente tem apenas a 1ª temporada.

    O LIVRO DO CEMITÉRIO

    O Livro do Cemitério pode ser lido por adultos e adolescentes; a obra conta a história de um jovem garoto que foi criado em um cemitério por fantasmas e um vampiro. O rapaz precisa aprender o significado da própria vida, ao conviver com os mortos. Quando ele completa 12 anos, ele aprende a razão de estar vivendo no cemitério por toda a sua vida e entende o que ele precisa fazer para mudar as coisas.

    O OCEANO NO FIM DO CAMINHO

    Este livro é tanto um conto fantástico como um livro sobre a memória e o modo como ela nos afeta ao longo do tempo. A história é narrada por um adulto que, por ocasião de um funeral, regressa ao local onde vivera na infância, numa zona rural de Inglaterra, e revive o tempo em que era um rapazinho de sete anos. As imagens que guardara dentro de si transfiguram-se na recordação de algo que teria acontecido naquele cenário, misturando imagens felizes com os seus medos mais profundos, quando um mineiro sul-africano rouba o Mini do pai do narrador e se suicida no banco de trás.

    Esta belíssima e inquietante fábula revela a singular capacidade de Neil Gaiman para recriar uma mitologia moderna.

    LUGAR NENHUM

    Em Lugar NenhumRichard Mayhew é um homem simples de coração bom que tem a vida transformada quando ajuda uma jovem que encontra ferida numa calçada. De um dia para o outro, Richard se torna invisível na Londres que sempre conheceu: não tem mais trabalho, não tem mais noiva, não tem mais casa. Para recuperar sua vida, ele se embrenha em um mundo que nunca sonhou existir, uma cidade que se abre nos esgotos e nos túneis subterrâneos: a chamada Londres de Baixo, em que personagens únicos e cenários mirabolantes fazem a Londres de Cima parecer uma mera paisagem cinza.

    Com muita ação, um bom humor peculiar e evocações sombrias de um mundo fantástico, Lugar Nenhum é leitura indispensável para os fãs de Neil Gaiman e um rico prazer para os que ainda não conhecem o autor.

    STARDUST: O MISTÉRIO DA ESTRELA

    A hisória se passa em uma cidade que se separa do mundo por uma muralha. Tudo começa quando um garoto promete trazer uma estrela cadente para sua amada. Por causa disso, ele precisa atravessar a muralha e embarcar em uma série de aventuras para poder impressionar a sua amada. É um livro extremamente fantástico, algo que te fará redescobrir a criança que existe dentro de você, com a ajuda de mágica e fantasia.

    OS FILHOS DE ANANSI

    Os Filhos de Anansi traz todos os melhores atributos do estilo de Neil Gaiman: uma bela escrita, uma narrativa original, elementos míticos e confiança. O tema central é confiança e como ela nos é tirada a partir do nosso desenvolvimento. O livro lida com mitologia, ocultismo, morte, sonhos e lendas urbanas. É um livro divertido e que se passa no mesmo universo do livro Deuses Americanos.

    A BELA E A ADORMECIDA

    A obra é uma nova adaptação ao conto de fadas, só que sem o príncipe. Quem salva a Bela Adormecida é a Rainha Branca de Neve. Sombrio, a narrativa deste livro mistura trechos clássicos com novidades características do autor e do ilustrador. As ilustrações são assinadas por Chris Riddell e o texto pele excelente Neil Gaiman.

    Em entrevista para o Telegraph, Gaiman comentou:

    “Não tenho muita paciência com histórias nas quais as mulheres são resgatadas por homens.”

    MITOLOGIA NÓRDICA

    Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo. Às vezes intensos e sombrios, outras vezes divertidos e heroicos, os contos retratam tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas.

    Mitologia Nórdica é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Mitologia Nórdica (2017, Neil Gaiman)


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    HBO Max: Títulos para comemorar 1 ano do serviço

    A HBO Max está em festa! No dia 29 de junho, a plataforma de streaming completa um ano de seu lançamento na América Latina!

    CRÍTICA – Carmilla (2022, Sheridan Le Fanu)

    Veja o que achamos da edição de Carmilla, da DarkSide Books, a novela do irlandês Sheridan Le Fanu foi lançada originalmente em 1872.

    Sandman: As melhores HQs para ler antes da série

    Originalmente, as 75 edições da HQ são divididas em 13 arcos. Essas são as histórias fundamentais de Sandman para você ler antes da série!

    La Casa de Papel: Coreia | Quem é quem na nova série?

    Baseado na série de sucesso espanhola La Casa de Papel, este remake oferece uma nova visão do enredo original e dos personagens principais.