Início LIVROS Crítica Crítica – Mitologia Nórdica (2017, Neil Gaiman)

Crítica – Mitologia Nórdica (2017, Neil Gaiman)

242
0
mitologia nórdica

As histórias da mitologia nórdica são alguns dos contos mais fascinantes de deuses e monstros antigos que já foram ditos, e eles cativam a imaginação das pessoas a séculos. E com isso, Neil Gaiman conduz magistralmente os principais contos dos asgardianos em um formato de romance que equilibra perfeitamente uma leitura que entretém e educa os leitores sobre a mitologia nórdica, enquanto ainda fornece a escrita imersiva que seus leitores tanto gostam.

No livro Mitologia Nórdica somos apresentados a essas histórias antigas sobre a criação do mundo e outros assuntos urgentes de Odin, também conhecido como O Pai de Todos; bem como Thor, o Deus não tão brilhante que possui o poderoso martelo Mjölnir e Loki, o Deus que é a personificação da inteligência e trapaça, bem como os outros Aesir e Vanir e seu inevitável caminhar até o apocalipse nórdico: o Ragnarök.

Vale ressaltar que o livro em si é um choque de beleza, apesar de pequeno em tamanho, possui uma belíssima capa dura que nos admirado por muitos minutos antes de sequer conseguirmos folhear suas páginas.

Certamente Gaiman ama mitologia, tendo em vista todos os lindos quadrinhos Sandman, que brincam com a mitologia grega e o estranho espaço entre personificação e abstração: SonhoMorteDesejo.

Sandman de Gaiman existe em um mundo tão denso e escuro que as histórias assombram seus leitores muito depois que o quadrinho é colocado de volta na prateleira.

Além de Deuses Americanos, que recentemente foi adaptado para série de TV. E Neil Gaiman, que é um autor vencedor de vários prêmios literários – incluindo os prêmios Hugo, Nebula e Newberry – é uma dessas pessoas que gosta de encontrar algo que ele acha interessante e o leva a outro nível. Nós fãs agradecemos.

Sobre sua identificação com a mitologia nórdica, Gaiman explica:

Meu primeiro encontro com Asgard [um dos nove mundos da mitologia nórdica] e seus habitantes foi quando eu era ainda menino, não mais do que sete, lendo as aventuras de O Poderoso Thor do artista de quadrinhos americano Jack Kirby.”

Confira a sinopse do livro Mitologia Nórdica:

Os grandes mitos escandinavos recontados em um arco que vai do início dos tempos até o apocalipse mítico do Ragnarök. Neil Gaiman empresta suas palavras aos contos, mas se mantém fiel à mais tradicional leitura da mitologia nórdica, que guarda em verso e em prosa as lendas de Odin, o mais poderoso dos deuses, sábio, audacioso e sagaz; de Thor, seu filho, o mais forte, porém menos inteligente dos deuses; e Loki, filho de gigantes, irmão de Odin por juramento, trapaceiro e extraordinário manipulador.

Em quinze histórias fascinantes, Gaiman nos apresenta deuses competitivos que traem e são traídos e cujas emoções ditam grande parte de suas ações – traços marcantes de uma mitologia que ganha, neste livro, um novo e precioso registro.”

Páginas: 288
Gênero: Ficção
Editora: Intrínseca

Avaliação: Ótimo

Se você gosta da série Vikings e a cultura desses antigos povos, este é um ótimo livro para conhecer as principais histórias que inspiraram a religião nórdica. E se prefere um outro ponto de vista, digamos mais “ácido”, sobre essas mesmas histórias, leia O Evangelho de Loki: A Épica História do Deus Trapaceiro.

Já leu? Então deixe seu comentário e não se esqueça de nos acompanhar nas principais redes sociais:

Facebook – Twitter – Instagram – Pinterest

Comentários