Sharon Carter: Conheça a Agente 13

    Sharon Carter, que também é muito conhecida como Agente 13, é uma personagem da Marvel Comics que teve sua primeira aparição na HQ Tales of Suspense #75 em março de 1966.

    A personagem foi criada por Stan Lee e Jack Kirby.

    ORIGEM

    Sharon morava na Virgínia e era filha de Harrison e Amanda Carter, uma família rica dos Estados Unidos. Nas HQs, Sharon Carter é conhecida por ser a sobrinha de Margaret “Peggy” Carter.

    Peggy foi uma agente durante a Segunda Guerra Mundial e, após a suposta “morte” do Capitão América, foi viver junto com os pais de Sharon.

    A personagem cresceu ouvindo histórias de guerra e aventuras entre Steve Rogers e Peggy Carter, ela cresceu obcecada com a ideia de se tornar uma lutadora, assim como sua tia, o que a fez se alistar para a S.H.I.E.L.D., e logo na sua primeira missão começou a ser chamada pelo codinome Agente 13.

    Foi também em sua primeira missão, que Sharon teve que interceptar cargas roubadas da Hydra, que ela encontrou com o Capitão América, que por sua vez ficou estupefato. Steve Rogers achava que estava diante de Peggy, mas só depois a personagem lhe revelou sua história.

    Nos anos seguintes, ela se tornou uma agente de alto nível da S.H.I.E.L.D., sendo designada para várias missões ao lado do Capitão América; e foi nesse período que eles se apaixonaram.

    PODERES E HABILIDADES

    A Agente 13, relata em uma conversa que sua tia, Peggy, foi a responsável por lhe fornecer o seu primeiro coldre e arma. Mais tarde ela foi treinada pela S.H.I.E.L.D. e se tornou uma excelente combatente corpo a corpo e atiradora.

    Carter possui força humana normal para uma mulher de sua idade, altura e constituição física que pratica exercícios intensivos regulares.

    Sharon várias vezes usou um traje branco na maioria de suas histórias, após os anos 2000 esse traje foi desenvolvido por Tony Stark, e apresenta certa resistência a choques elétricos.

    A S.H.I.E.L.D. era responsável por fornecer suas armas, logo, a personagem foi treinada para usar qualquer tipo de arma convencional ou de alta tecnologia.

    Sharon Carter já recebeu um escudo de energia bem parecido com o do Capitão América, assim como um bastão e uma variedade de outras armas.

    EQUIPES

    A Agente 13 ajudou a formar e liderar a chamada Força Feminina da S.H.I.E.L.D., um esquadrão feminino de agentes, que provou-se muito eficaz no combate à vilania.

    Logo depois, Sharon pediu demissão da S.H.I.E.L.D. para tirar férias e passar mais tempo com Steve Rogers. Não voltando ao serviço ativo por algum tempo.

    O relacionamento entre Carter e Rogers sempre foi turbulento; mas ela serviu como parte da equipe de Vingadores Secretos de Steve Rogers, que resolveu deixar o manto de Capitão América com Bucky Barnes.

    Sharon e Steve mais tarde compareceram ao funeral de Peggy Carter, e os dois lutariam contra a as ameaças: Bravo, Rainha Hydra e Barão Zemo.

    Em outras situações de combate, a Agente 13 já teve a ajuda de Agatha Harkness, Shuri, Sam Wilson, Bucky e vários outros heróis em diversas missões.

    CURIOSIDADES

    A personagem já foi a Diretora Executiva da S.H.I.E.L.D. durante a ausência de Nick Fury, se tornando a primeira mulher diretora da agência secreta.

    Após um tempo, Fury toma a direção na agência de forma forçada e Sharon se torna uma agente de campo mais uma vez, reportando-se diretamente ao novo Diretor Executivo como uma oficial de ligação especificamente designada para apoiar e relatar as atividades do Capitão América.

    Na iniciativa de tirar o Capitão América da prisão após os atos do falso Capitão da Hydra, a Agente 13 se junta as Filhas da Liberdade e usa a tão famosa armadura Patriota de Ferro.

    OUTRAS MÍDIAS

    Sharon Carter é bastante conhecida por muitos leitores de HQs, porém, ela está em jogos como Ultimate Spider-Man e Marvel Heroes.

    Além desses jogos, ela é uma personagem jogável em games como LEGO Marvel’s Avengers e Future Fight e chegou a estar disponível nos jogos Marvel’s Avengers Academy e Avengers Alliance 2.

    Ela esteve em Marvel Super Heroes e na série animada dos anos 90 do Homem-Aranha.

    Nos cinemas ela também aparece no filme de 1990, Capitão América, interpretada por Kim Gillingham.

    Suas aparições mais recente são nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel onde ela é interpretada pela atriz Emily VanCamp que teve sua primeira aparição em Capitão América: O Soldado Invernal (2014) e teve um pouco mais de destaque em Capitão América: Guerra Civil (2016).

    VanCamp irá novamente interpretar Sharon Carter na série original do Disney+: Falcão e o Soldado Invernal que estreia no dia 19 de março de 2021.

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Estados Unidos da África’ é uma história que enche o coração de esperança

    Estados Unidos da África conta a história de Serge Ekondo, escrito por Anderson Shon com arte feita Daniel Cesart.

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    Yasuke: O icônico samurai negro e suas principais adaptações

    A história do Japão feudal está repleta de figuras lendárias, mas poucas são tão intrigantes e únicas quanto Yasuke, o samurai negro.

    Um Completo Desconhecido: Conheça alguns dos feitos de Bob Dylan

    A vida de Bob Dylan chegou aos cinemas através da cinebiografia Um Completo Desconhecido, o longa é estrelado por Timothée Chalamet.