Início SÉRIE Artigo The Umbrella Academy: O que é a Sparrow Academy?

The Umbrella Academy: O que é a Sparrow Academy?

2828
0
Sparrow Academy

O maior desenvolvimento da 2ª temporada vem do season finale, e parece ser uma clara introdução à uma inteiramente nova equipe de combatentes do crime, a Sparrow Academy.

O TEXTO CONTÉM SPOILERS DA 1ª E DA 2ª TEMPORADA DE
THE UMBRELLA ACADEMY

Quando os membros da Umbrella Academy chegam ao quartel general em 2019, tudo parece estar em ordem… até seu pai morto Reginald Hargreeves aparecer. Não apenas isso, mas ele revela algo chocante. Aquele não é o lar da Umbrella Academy, é o lar da Sparrow Academy.

Até o momento, as silhuetas de cinco indivíduos e um cubo verde aparecem na sacada. Abaixo deles, rapidamente um Ben Hargreeves se apresenta à equipe, que aparentemente é um membro da nova Sparrow Academy e não possui qualquer lembrança de seus irmãos originais.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA: CRÍTICA – The Umbrella Academy (2ª temporada, 2020, Netflix)

Você ficou confuso? Os Hargreeves também ficaram. A apresentação da Sparrow Academy cria algumas fascinantes questões para a 3ª temporada responder. Entre a maior delas está: o que é a Sparrow Academy? Bem, não há necessidade de esperar até a estreia da 3ª temporada, já que trazemos algumas respostas até vocês.

Como muitas coisas em The Umbrella Academy, a Sparrow Academy remonta sua origem a criação do quadrinho de Gerard Way e Gabriel Bá. Apesar da segunda temporada adaptar o segundo volume dos quadrinhos intitulado “Dallas“, a Sparrow Academy nos quadrinhos não tem um nome, na verdade, mas seus trajes contam com uma logo com um pardal. O showrunner da série Steve Blackman confirmou que a Sparrow Academy é de fato a mesma equipe do material fonte.

“Sim. Eles foram apresentados no volume três. Eu fiz uma incrível colaboração com Gerard e nós conversamos sobre para onde ele queria ir nos diferentes volumes dos quadrinhos. Eu tinha uma ideia para o fim dessa temporada, algo similar ao que os Sparrows eram. Quando eu ouvi o que eles estava fazendo com os Sparrows, eu fiquei super animado.”

Sparrow Academy

Mesmo com a ajuda de Blackman, não há muita informação por aí sobre a Sparrow Academy. A nova equipe é apresentada de forma bem gradual em “Hotel Oblivion“. Nesse arco dos quadrinhos, Vanya ainda está se recuperando de seus ferimentos, e a “Mãe” – chamada de Grace na série – a leva até os membros da Sparrow Academy para que ela conheça os outros membros da nova “família”.

Nessa jornada, Vanya conhece Deever, um homem que lembra muito Reginald Hargreeves… apesar dele não parecer ser um cara tão otário.

Vanya então é levada para a Noruega e conhece a base de operações da Sparrow Academy. O interior da base é iluminada por uma enorme cruz. Isso combinado com o colar que Grace faz Vanya sugerir que a Sparrow Academy tem um quê religioso.

Sparrow Academy

Ao fim de “Hotel Oblivion“, a Sparrow Academy chega para auxiliar a Umbrella Academy a derrotar uma dúzia de super-vilões fugitivos e salvam o dia. Aqui, é onde eles mostram alguns de seus poderes:

Um membro (Número Um) tem a super-força igual à de Luther.

Sparrow Academy

Outro pode ser transformar em corvos.

Sparrow Academy

Um deles pode canalizar sua própria dor em outra pessoa, sendo uma espécie de boneco de Voodoo.

Isso deixa três membros da Sparrow Academy com poderes desconhecidos… quatro se o cubo verde flutuante for de fato um outro membro da família, e não um objeto. Blackman diz que ele pode ou não usar os poderes dos membros da Sparrow Academy dos quadrinhos na terceira temporada.

“Eu acho que ficará aberto para eu decidir. Gerard tem ideias tão incríveis e se elas funcionarem com a nossa história, nós vamos usar. Se não, eu vou pensar na minha própria versão disso. Minha meta é manter o máximo que eu puder dos quadrinhos para os fãs, enquanto isso funcionar no meu planejamento de 10 episódios por temporada.”

Isso é o que sabemos sobre a Sparrow Academy dos quadrinhos por enquanto. Mesmo com esse contexto, muitas perguntas ainda continuam em aberto.

Os membros da Sparrow Academy também fazem parte dos “irmãos” Hargreeves, no sentido deles serem parte das 43 crianças nascidas no dia 1º de Outubro de 1989 com poderes extraordinários? Isso parece extremamente provável.

Dado que a Sparrow Academy agora reside no prédio que certa vez foi a Umbrella Academy, parece provável que os Hargreeves tenham entrado em uma linha do tempo alternativa.

Eles fizeram uma enorme bagunça nos anos 60, afinal. Após o assassinato do Presidente Kennedy, todos os seis membros vivos se tornaram suspeito de um plano de assassinato. E sem dúvida, isso tem um efeito borboleta através da linha do tempo.

Talvez Reginald Hargreeves soubesse que ele não podia adotar Luther, Diego, Allison, Klaus, Vanya e Cinco após os eventos em Dallas. Então quando 1º de Outubro de 1989 aconteceu, ele procurou as próximas seis ou sete melhores opções.

Onde isso coloca os membros da Sparrow Academy na linha do tempo original? Quem sabe! Talvez na Noruega como na série em quadrinhos.

É também possível que a equipe pode ser composta de rostos familiares além de apenas Ben. Lila (Ritu Arya) foi confirmada como uma das crianças nascidas no dia 1º de Outubro de 1989. Harlan obviamente não nasceu em 1989 mas ele parece ter retido algumas habilidades por causa dos poderes de Vanya. Talvez ele possa se encontrar como um adolescente em 2019 através de algum artifício de viagem no tempo.

É claro, que a verdadeira “estrela” dessa nova equipe é alguém que já conhecemos. Na linha do tempo “normal”, Ben Hargreeves morreu enquanto ainda era adolescente (que ficou claro quando Klaus menciona que seu irmão morreu “16 anos atrás”). Esse Ben possui uma enorme cicatriz em seu rosto, mas isso não é nada se comparado ao fato de que ele devia estar morto.

No funeral de Ben, Reginald criticou cruelmente seus filhos por não serem capazes de salvar seu irmão. Talvez a Sparrow Academy tenha conseguido.

Então aparentemente, temos algumas possibilidades narrativas para a 3ª temporada. Apesar de terem obtido sucesso ao evitar o apocalipse – finalmente -, a Umbrella Academy nunca ficou conhecida por suas histórias de sucesso.

Graças ao pai terrível, eles cresceram tanto como uma família disfuncional como uma equipe de super-heróis disfuncional. Dado o pouco que conhecemos sobre a Sparrow Academy dos quadrinhos, os insights de Blackman, e o status de Ben entre os vivos, é como se eles pudessem ser muito mais competentes do que sua contraparte, a Umbrella Academy.

Quando a Umbrella Academy encontra a Sparrow Academy ao fim da 2ª temporada, é possível que eles não estejam apenas conhecendo uma nova equipe – mas sim conhecendo o que eles poderiam ter sido.

E aí, animado para a 3ª temporada? Deixe seus comentários abaixo!

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.