CRÍTICA – Casamento às Cegas (2ª temporada, 2022, Netflix)

    O reality show Casamento às Cegas chega à sua 2ª temporada na Netflix. Criado por Chris Coelen, o programa alcançou enorme sucesso nas redes sociais, ganhando também uma versão brasileira. A 2ª temporada norte-americana se passa em Chicago.

    SINOPSE DA 2ª TEMPORADA DE CASAMENTO ÀS CEGAS

    Será que o amor é mesmo cego? Para responder essa pergunta, Casamento às Cegas reuniu 15 homens e 15 mulheres em um experimento. Eles têm dez dias para conversar e, consequentemente, se apaixonar. Só que todo o processo acontece dentro de cabines individuais, onde se comunicam sem se verem.

    ANÁLISE

    Os reality shows sempre fizeram parte do entretenimento das pessoas, porém, com as redes sociais, os programas ganharam mais fãs atentos a tudo que acontece com os participantes e dispostos a comentar cada detalhe. Não é por acaso que realities como Casamento às Cegas fazem um enorme sucesso. A produção promete e entrega uma trama digna de cinema, cheia de romances e reviravoltas, mas com aquela pitada de “realidade”. 

    A primeira temporada do programa, que foi ao ar em 2020, já havia estabelecido sua essência. 15 homens e 15 mulheres participam de um experimento sem se conhecer. Através de cabines eles conversam por voz, mas para continuar no programa precisam firmar um noivado. Em média, cinco casais saem das escuras para passar uma lua de mel em uma ilha paradisíaca, depois passam mais uma semana morando juntos e conhecendo a rotina e familiares do outro para, ao final de um mês, decidirem se dirão sim ou não no altar. 

    É uma experiência caótica, pois casar com alguém em tão pouco tempo pode parecer maluquice. Mas, para essas pessoas, é a chance de conhecer o verdadeiro amor, que a primeira temporada provou ser possível. Nesse segundo ano de programa, apesar da dinâmica ser a mesma, algumas mudanças são visíveis, por exemplo, dar mais tempo de tela para cada participante para que o público possa conhecer melhor cada um.

    Além disso, a relação com os familiares é um ponto crucial, levando até mesmo à desistência de casamentos. Outro fator que surpreendeu nessa segunda temporada foram os triângulos amorosos entre quatro casais. Ao contrário da primeira edição, os participantes estavam mais confusos sobre com quem deveriam ficar e se queriam realmente casar ao final do show. 

    Logo, é um bom experimento para mostrar que amor vai além da aparência e do status quo da pessoa (ainda que a maioria dos participantes sejam “padrões”). O reality show também explora as relações interpessoais entre os participantes e como cada um precisa ser verdadeiro consigo mesmo para que a experiência funcione. 

    Por isso, foi interessante notar que as pessoas estão muito mais seguras de si e escolhendo a si mesmas antes de firmarem um relacionamento. Casamento às Cegas até prova que amor é cego, mas isso não passa por cima de amor próprio. 

    VEREDITO

    Mesmo com um maior desenvolvimento dos participantes e conclusões mais sérias, a segunda temporada de Casamento às Cegas não supera sua antecessora. Em parte, pelos poucos casais que realmente se casaram e por deixar de lado alguns conflitos que poderiam ser melhor explorados, como os triângulos amorosos e a volta de ex-namoradas. Afinal, reality shows são ótimos, pois extrapolam situações reais e normais do cotidiano. 

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    Assista ao trailer da segunda temporada de Casamento às Cegas:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Dragon Ball: Os 10 melhores episódios para assistir no Globoplay

    Após mais de 10 anos sem a TV Globinho, Dragon Ball chegou ao Globoplay. Confira a lista com os 10 melhores episódios.

    Veja o Clube Hellfire jogando D&D de verdade

    Eddie reina como o Mestre do Clube Hellfire em Stranger Things; mas o ator Joe Quinn, nunca havia jogado RPG antes... bom, até agora!

    HBO Max: Títulos para comemorar 1 ano do serviço

    A HBO Max está em festa! No dia 29 de junho, a plataforma de streaming completa um ano de seu lançamento na América Latina!

    Peaky Blinders: Relembre a linha do tempo histórica da série

    Conheça os principais acontecimentos históricos da série Peaky Blinders, desde a 1ª temporada até a 5ª; a 6ª temporada já está disponível.