CRÍTICA – O Verão Que Mudou Minha Vida (1ª temporada, 2022, Prime Video)

    O Verão Que Mudou Minha Vida (The Summer I Turned Pretty) é uma série da Prime Video baseada no primeiro livro de uma trilogia de romance escrita por Jenny Han. A autora também é responsável pela famosa série de livros Para Todos os Garotos que já Amei, que recentemente virou uma trilogia de filmes na Netflix.   

    A série da Prime Vídeo tem Han e Sarah Kucserka como showrunners, já no elenco estão Lola Tung, Jackie Chung, Rachel Blanchard, Christopher Briney, Gavin Casalegno e Sean Kaufman.

    O Verão Que Mudou Minha Vida estreia dia 17 de junho na Amazon Prime Video. Confira nossa crítica da série.

    SINOPSE

    Belly (Lola Tung) é uma jovem que tem a vida medida pelas férias de verão. Para Belly, tudo de bom e melhor acontece quando ela passa os meses de julho e agosto na casa de Susannah (Rachel Blanchard), a melhor amiga de sua mãe, Susannah tem dois filhos, Jeremiah (Gavin Casalegno) e Conrad (Christopher Briney). Assim, na véspera do aniversário de 16 anos de Belly começa o início do que pode ser o último verão onde todos estarão reunidos em Cousins Beach.

    ANÁLISE

    Pense em todos os filmes e séries sobre romances adolescentes, em lindas casas de praia, com jovens curtindo o verão e se apaixonando. Pois então, é uma premissa que já se encontra batida, ainda mais na era dos streaming, onde a cada semana uma nova adolescente se apaixona e cai em diversas situações. Contudo, O Verão Que Mudou Minha Vida têm um diferencial, ainda que não pareça na primeira impressão. 

    Baseada em uma trilogia que fez um enorme sucesso entre as adolescentes e jovens adultos, O Verão Que Mudou Minha Vida é uma série divertida e romântica, mas madura quando necessário. 

    Na história, Belly, vivida pela estreante Lola Tung, é uma jovem de 16 anos que desde os dez anos é apaixonada pelo filho da melhor amiga de sua mãe, Conrad (Christopher Briney). A relação entre eles parece ter sido mais calorosa no passado, sendo assim, Belly começa a repensar seu sentimento pelo amigo, quando ele parece se afastar por problemas maiores. 

    Todo o ano, Belly, sua mãe Laurel (Jackie Chung) e irmão Steven (Sean Kaufman) passa as férias de verão na casa litorânea de Susannah Fisher (Rachel Blanchard), junto de seus filhos Jeremiah (Gavin Casalegno) e Conrad. 

    Nos primeiros episódios, a série já constrói uma relação de carinho e amizade entre as famílias. A estética de verão é constante, com ótimas cenas internas e externas, como na casa de Susannah e no clube da cidade. O tom de romance adolescente permeia boa parte dos primeiros episódios ao passo que vemos Belly explorando novas relações e também sua própria identidade. 

    Logo, em um primeiro momento, tudo em O Verão Que Mudou Minha Vida parece tão perfeito que chega a ser simplório. Belly acaba se envolvendo com Jeremiah, seu melhor amigo e irmão de Conrad. Não demora muito para um triângulo amoroso se formar, o que rende boas interações entre o trio. Mas, ainda assim, custa para a série andar e entregar algo que pareça original. 

    Dessa forma, é no quarto episódio que a produção assume um olhar mais centrado e dramático. Neste ponto, fica nítido que nem só de verões ensolarados vivem essas famílias e os problemas começam a aparecer. Tanto para Belly que precisa administrar as expectativas de sua mãe, e também as responsabilidades da idade, como para Jeremiah e Conrad que precisam lidar com problemas familiares.      

    É interessante ressaltar que a série aposta bastante na relação entre os personagens, ainda que, em alguns momentos pareça clichê demais, é uma forma de dar contextualização e desenvolvimento a história. Temas como amizade, abandono parental e o luto permeiam a série, ainda que, nunca sejam totalmente aprofundados. 

    Nesse sentido, O Verão Que Mudou Minha Vida surpreende por ir além do básico romance adolescente e dar a esses personagens pesos dramáticos, mesmo que tarde demais. De qualquer forma, o amor de verão está ali, assim como as confusões e alegrias da adolescência. 

    VEREDITO

    O Verão Que Mudou Minha Vida têm uma direção apática com muitos flashbacks desnecessários e uma narração em off descartável, sendo os cenários responsáveis pela estética visual da série. Já o roteiro é simples, mas funciona devido às boas atuações do elenco. 

    Nossa nota

    3,0/5,0

    Assista ao trailer:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘The Last Days of Ptolemy Grey’ é sobre fins, começos e reflexões

    'The Last Days of Ptolomy Grey' é uma joia escondida na AppleTV. Estrelada por Samuel L. Jackson, e grande elenco, o acompanhamos em uma jornada emocional e profunda.

    CRÍTICA: ‘Unicorn: Warriors Eternal’ dos épicos de fantasia aos filmes de artes marciais

    Unicorn: Warriors Eternal nos lança por uma história e por um visual deslumbrantes. Criado por Genndy Tartakovsky.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em abril

    Abril já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Magnatas do Crime: Conheça os personagens da série

    Bem-vindo a Magnatas do Crime, uma série que expõe o nefasto submundo que se esconde sob a refinada sociedade da aristocracia britânica.